Eragon: Conheça a história do livro
Criado por Christopher Paolini, Eragon é um dos livros infantis mais vendidos dos últimos anos. Auto publicada em agosto de 2001, a obra conta a história de um menino que encontra um ovo de dragão e passa ser seu cavaleiro cheio de aventuras. Entretanto, o livro só correu o mundo através da editora Alfred A. Knopf, em 2003.
Neste conteúdo contamos tudo sobre Eragon. Desde sua história, inspirações, autor e também outros formatos. Se você ainda não conhece a história com certeza vai se surpreender. Já quem viu o filme, por sua vez, pode encontrar no livro mais detalhes antes desconhecidos. Acompanhe.
A história de Eragon
A história de Eragon é bastante impactante. Ela se passa em um mundo imaginário, onde existem dragões e elfos. O enredo então conta a história de um menino de 15 anos chamado Eragon. O mesmo vivia com seu tio e primo em uma fazenda localizada na aldeia Carvahall.
Para sobreviver o menino costumava caçar. Em um dia de caça, por sua vez, o mesmo acabou encontrando uma pedra azul bastante atraente. O jovem então decide levá-la para casa. Contudo, diferente do que se pensava, o objeto não era uma pedra, mas sim um ovo de Dragão.
Eragon então acaba o chocando sem querer e dele nasce um bebê dragão. O menino então o batiza com o nome de Saphira. Para entender melhor sobre ele e o seu universo, o jovem recorre a Brom, um antigo contador de histórias da região. Tudo ia muito bem até o vilão da trama aparecer.
Chamado Rei Galbatorix, o vilão então descobre que Eragon está com o dragão e pretende capturá-lo. Nisso, o menino precisa sair da cidade em busca de proteção. Contudo antes que pudesse o fazer, os servos do rei chamados Ra’ zac o encontram na fazendo do seu tio. Felizmente tanto Eragon como Saphira conseguem escapar, contudo o tio do menino, Garrow, não tem a mesma sorte.
Após a morte do tio então, o menino busca por vingança. O mesmo se torna um cavaleiro de dragões. Assim como tem uma conexão muito grande com a dragão fêmea que viu nascer. A partir dai muitas aventuras acontecem em busca do vilão, assim como de sua missão em honrar a morte do tio. Parte com ele para a aventura Brom.
Inspirações de Eragon
Christopher Paolini era um menino quando escreveu Eragon. Sua obra foi auto publicada pelos pais quando o mesmo finalizou a obra. Dentre suas inspirações para escrevê-lo estiveram mitos populares, assim como histórias medievais segundo o autor. Em uma entrevista dada pelo garoto na época de lançamento o mesmo comentou que fez uma grande pesquisa sobre elfos para escrevê-lo.
Já em relação ao ambiente em que Eragon é inspirado, o mesmo se trata de Montana, cidade norte-americana onde Paolini nasceu. O Paradise Valley foi sua maior fonte de inspiração. Além disso, o autor também preferiu por incluir elementos arquetípicos durante o livro, portanto o mesmo foi definido como fantasia.
Eragon também foi o primeiro livro escrito por Paolini. Isso porque o mesmo incluiu mais três livros depois dele, totalizando uma tetralogia chamada Ciclo da Herança.
Sobre o Autor do livro
E não podemos deixar de comentar neste post a história de Paolini. Isso porque o autor começou a escrevê-lo quando tinha apenas 15 anos. Ou seja, mesma idade do seu personagem Eragon. O menino trabalhou nele por dois anos seguidos e foi apenas no terceiro que a obra acabou sendo publicada.
Ao ler o manuscrito final do livro, seus pais viram um grande potencial no personagem. Contudo para divulgá-lo não foi nada fácil. Isso porque o menino precisou viajar para várias cidades norte-americanas para promovê-lo. Foi então que em uma dessas promoções, Paolini descobriu Carl Hiassen, um editor bastante famoso que amou seu conteúdo.
O potencial de Eragon então foi divulgado pelo mundo através da editora em que Carl trabalhava, a Alfred A. Knopf. Para promover sua obra inclusive, o autor chegou a vestir fantasias medievais na época. Seu esforço, por sua vez, valeu a pena, visto que o livro foi considerado o terceiro mais vendido para crianças em 2003, assim como foi um dos mais comprados por 121 semanas seguidas segundo o New York Times.
Outros formatos de Eragon
Com o famoso sucesso nas páginas dos livros, não demorou muito para que Eragon se tornasse filme e outros produtos da indústria literária. Em 2006, o livro serviu como base para o desenvolvimento do filme Eragon. O mesmo foi desenvolvido pela Fox sendo produzido na Hungria. Edward Speleers foi o ator escolhido para ser o protagonista.
Além do filme, a obra também se transformou em jogo para video games. A história do cavaleiro de dragão foi transformada em um jogo em terceira pessoa. O mesmo foi lançado em 2006, assim como disponibilizada para diversas plataformas como Playstation 2, Xbox 360, Nintendo, Microsoft Windows entre outras.
Esse artigo foi útil para você?
Leia Também:
- Corte de Espinhos e Rosas (Acotar): Tudo sobre o livro de Sarah J. Maas
- Livro Outlander: Conheça a história e sequência ideal
- A Saga Crepúsculo