Divergente:  Conheça a trilogia e a ordem de leitura dos livros

por | mar 19, 2022 | Literatura infanto juvenil

Gosta de uma distopia com muita ação e aventura? A trilogia divergente é perfeita para a sua próxima leitura.

Mesmo sendo voltada para o público adolescente o mundo criado por Veronica Roth é capaz de prender a atenção e o fôlego dos adultos. Se você gostou de Jogos Vorazes, com certeza vai gostar dessa trilogia.

Quer saber um pouco mais sobre a trilogia Divergente? Confira a sinopse e a ordem de leitura dos livros. Além de informações sobre o livro bônus.

Divergente trilogia

A seguir os livros da trilogia divergente.

#1 – Divergente

O primeiro livro é ambientado no futuro, onde depois do mundo quase chegar à beira da destruição. A cidade de Chicago, para garantir a sobrevivência da sua população, adota um sistema rígido e passa a dividir a sociedade em 5 facções, cada uma delas com características específicas e cada uma com seu papel na sociedade.

Sendo assim, para cumprir o seu dever, ao completar 16 anos, todos os cidadãos dessa idade devem  passar por um teste de aptidão a fim de descobrir em qual das 5 facções cada um deles irá se encaixar.  São elas:

  • Abnegação – Grupo que precisa considerar as necessidades alheias que estão acima das suas próprias necessidades pessoais.
  • Erudição – Grupo responsável pelos avanços da sociedade, o qual pertencem os estudiosos, cientistas e médicos.
  • Audácia: Grupo responsável pela segurança da sociedade e a guarda da cidade.
  • Franqueza: Esse grupo acredita que a mentira foi a responsável pelos colapso do mundo por isso pregam a verdade acima de tudo e todos.
  • Amizade: Grupo simpático e pácifico que valoriza a paz, a vida em conformidade e harmonia.

Ainda é possível que a pessoa não se encaixe em nenhuma dessas facções. No entanto, não pertencer a nenhuma das facções te fará invisível perante a sociedade.

Com isso, é nesse cenário que a história de Divergente tem início.

A protagonista, Beatrice, originalmente nascida na facção Abnegação, irá fazer seu teste para descobrir seu destino.

Cada cidadão recebe um resultado que indica qual seria a facção mais apropriada para ele, no entanto é possível que ele faça uma escolha diferente. Contudo, o resultado do teste de Beatrice é impreciso, e desta forma, ela acaba se descobrindo uma Divergente.

Ou seja, ser Divergente significa que ela se encaixa em mais de uma facção, o que é considerado perigoso e não aceito pelo bem da vida em sociedade, uma vez que os Divergentes não podem ser controlados.

Desta forma, esconder o seu segredo se torna prioridade, por isso,  ela decide deixar a sua família e sua vida para trás e fazer parte da Audácia, para isso ela muda seu nome para Tris e recomeça sua vida em uma nova facção.

No decorrer da história, a jovem começa a descobrir segredos que mudam a sua vida e podem mudar até mesmo toda a estrutura da sociedade.

É o começo de uma história envolvente e cheia de ação.

#2 – Insurgente

Na continuação de Divergente, a sociedade aparentemente perfeita de Chicago está entrando em colapso.

Tris precisa arcar com as consequências de seus atos, além de tentar salvar a sua própria vida e a de todos aqueles que ama.

Depois de muitas mortes e destruição, pessoas ficaram sem facções. Se por um lado a perda de facções, fez com que muitos cidadãos perdessem o rumo e seu propósito, por outro lado, as outras pessoas aproveitam o momento para se reunir a fim de destruir o sistema de facções, o que torna o livro ainda mais intenso, dinâmico e interessante.

#3 – Convergente

No terceiro e último volume dessa trilogia eletrizante, a sociedade está marcada por disputas de poder.

Desta forma, Tris e Quatro,  buscam uma uma solução pacífica para encerrar os conflitos na cidade de Chicago.

Para isso, ambos se unem a um grupo que pretende ultrapassar os limites da cidade, e lá eles descobrem a verdade sobre a fundação e existência da cidade de Chicago.

Assim como muitos outros livros, o desfecho da trilogia divide a opinião dos leitores então já esteja avisado, mesmo assim vale a leitura se gosta de uma boa aventura, com um toque de distopia e romance.

A trilogia é um bestseller mundial que já conta um com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e rendeu a autora  Veronica Roth prêmios como o Goodreads Choice Award 2011 e no ano seguinte em 2012, a autora ganhou prêmios nas categorias “Jovem Adulto Fantasia & Ficção Científica” e “Melhor Autora”.

Se você gostou da leitura, saiba que a trilogia Divergente também conta com uma adaptação cinematográfica com três filmes de mesmo nome. No entanto, já fique avisado que os livros e os filmes possuem algumas diferenças.

Bônus: Quatro

O livro intitulado “Quatro”, compartilha o mesmo universo da trilogia Divergente e traz um combo com 4 histórias envolvendo o personagem Quatro, contadas através da perspectiva dele, são elas : “A transferência”, “A iniciação”, “O filho” e “O traidor”.

A história se inicia 2 anos antes de Tris se descobrir uma Divergente e narra o momento em que Tobias passou pelo processo do teste para escolher em qual facção se encaixa. De forma muito parecida com o que aconteceu com Tris, o jovem também mudou de facção e de nome, onde passou a se chamar Quatro.

Além disso, este livro complementa os acontecimentos da trilogia Divergente. Desta forma,  se você quiser se aprofundar ainda mais neste universo é recomendável a leitura dessa obra, logo após Convergente.

Leia também

➡️ A Seleção tudo sobre os livros

➡️ A cabana, guia completo do best seller

➡️ Jogos vorazes, o que vem por ai?

 

Posts relacionados