Jogos vorazes: Segredos sobre, o que vem por ai?

por | jan 17, 2022 | Literatura infanto juvenil

Jogos Vorazes é uma série de livros de sucesso mundial, que de forma muito inteligente mistura ação, romance e uma trama de jogo político. O sucesso dos livros foram tantos que a história foi adaptada para os cinemas, com filmes de mesmo nome. Vale ressaltar, que mesmo sendo voltada para o público jovem, a história consegue prender a atenção do público adulto como poucos.

Originalmente a série de livros foi pensada para ser uma trilogia. No entanto, o sucesso foi tanto que em 2020 a autora trouxe mais um livro dentro do universo de The hunger Games. Desta forma, o leitor pode escolher entre duas ordens de leitura: a ordem cronológica e a ordem de lançamento. Confira!

Ordem de  leitura The hunger Games de acordo com o ano de lançamento 

  1. Jogos Vorazes (2010)
  2. Jogos Vorazes: Em Chamas (2011)
  3. Jogos Vorazes: A Esperança (2012)
  4. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2020)

Ordem de leitura de Jogos Vorazes de forma cronológica

  1. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2020)
  2. Jogos Vorazes (2010)
  3. Jogos Vorazes: Em Chamas (2011)
  4. Jogos Vorazes: A Esperança (2012)

Agora que você já sabe que existem duas formas de leitura, fica a  seu critério escolher por onde quer começar, mas para te ajudar nessa tarefa separamos a sinopse de cada um deles. 

#1 – Jogos Vorazes

Em Jogos Vorazes, somos apresentados a um futuro distópico, onde conhecemos Panem, uma nação formada por 12 Distritos é comandada pela riquíssima e excêntrica Capital.

Os Jogos Vorazes, evento que dá nome ao livro, trata-se de uma espécie de reality show anual, onde cada distrito deve enviar um menino e uma menina, com idades entre 12 e 18 anos, para lutarem até a morte, até que sobre apenas um vencedor. Os Jogos são uma forma da Capital exercer seu poder perante aos demais distritos. 

É nesse cenário que conhecemos Katniss, no dia da seleção dos participantes,  ela se oferece para participar dos jogos no lugar de sua irmã mais nova.

Nascida no distrito mais pobre de Panem, o distrito 12, Katniss já está habituada a viver em ambientes hostis, mas será que ela tem o que é preciso para vencer os Jogos Vorazes?

Esse é começo de uma história repleta de ação que vai prender o leitor até a última página.

#2 – Jogos Vorazes: Em Chamas 

Já no segundo volume da série, depois de fingirem estar apaixonados para conquistar o coração de Panem e conseguir sobreviver aos Jogos Vorazes,  Katniss e Peeta, precisam manter as aparências. No entanto, o governo de Panem não está feliz por ter sido publicamente desafiado e tentar controlar a narrativa por trás da “história de amor” de Katniss e Peeta. 

O ato de resistência do jovem casal, inspirou o começo de uma rebelião entre o povo de Panem. Ameaçado, o governo tenta manter a população sob controle. Sendo assim, para acabar com a influência de Katniss e Peeta, o governo os coloca novamente como participantes de uma edição especial de 75 anos dos Jogos Vorazes.

Nesta edição, cada distrito enviará dois vencedores de edições anteriores para lutar novamente por suas vidas. Será que os amantes desafortunados de Panem conseguirão escapar novamente?

Nesse livro, vemos mais sobre o jogo político acerca de Jogos Vorazes. 

#3 – Jogos Vorazes: A Esperança

No terceiro livro, vemos o desfecho da emocionante história de Katniss.

Com o apoio dos rebeldes, Katniss consegue, mais uma vez, escapar dos Jogos Vorazes. Peeta, por sua vez, sofre nas mãos do governo de Panem que tenta colocá-lo contra Katniss.

Mesmo não tendo a pretensão, Katniss virou o símbolo de uma revolução, agora sua luta é outra, com dimensões bem maiores, pois ao invés de lutar em uma arena pela própria vida, agora ela precisa ir além e lutar em nome de toda a população e livrar Panem de um governo opressor.

Aos poucos vamos conhecendo um pouco mais sobre a história dos distritos e o jogo sangrento.

Além de ser o rosto de uma revolução, Katniss precisa lidar com seus próprios conflitos internos, toda a dor da perda e as marcas que a participação nos Jogos deixou em sua vida. Além de lutar para manter todos aqueles que ama a salvo.

#4 – A cantiga dos pássaros e das serpentes

Ambientado há cerca de 54 anos antes dos eventos do primeiro volume de Jogos Vorazes, o livro “ A cantiga dos pássaros e das serpentes” acompanha a história do jovem Snow, muito antes de ser o terrível presidente de Panem. Por isso, não importa se você deseja começar ou finalizar a leitura da série neste livro.

O jovem Snow nasceu em uma família rica no distrito 13,  no entanto vê sua vida desabar, a partir do momento que o seu distrito é destruído a ponto de ficar inabitável. Logo, ele precisa reconstruir sua vida na Capital.

Os Jogos Vorazes estão na sua décima edição e precisam virar um grande espetáculo nacional a fim de atrair novos espectadores. 

Além disso, o jovem Snow se prepara para ser mentor de uma participante dos Jogos. Nos livros anteriores da série, vemos tudo da perspectiva de um participante dos Jogos.  Desta vez, o leitor é convidado a ver o outro lado, sob a perspectiva de um mentor.

A cantiga dos pássaros e das serpentes, oferece ao leitor a  oportunidade de conhecer a razão pela qual o grande vilão da franquia se tornou, quem se tornou no futuro.

É um excelente complemento a série original e com certeza vale leitura.

Leia também:

➡️  Tudo sobre Manga host.

➡️.   50 tons de cinza.

➡️. Harry Potter guia completo.

 

Posts relacionados