Como ler Maze Runner? Saiba qual a melhor ordem de leitura para a série.

por | mar 25, 2022 | Literatura infanto juvenil

Quer ler Maze Runner, mas não sabe por onde começar?

Nesse artigo vamos te dizer a melhor ordem de leitura da série, assim como apresentar a sinopse de cada um deles. Confira!

Ordem de leitura de todos os livros da série  “Maze Runner”

  • #1 Correr ou morrer
  • #2 Prova de fogo
  • #2.5 Thomas’s first memory of the flare
  • #3 A cura mortal
  • #3.5 Crank palace
  • #4 Ordem de extermínio
  • #5 Arquivos
  • #6 O código da febre.

No entanto, se você preferir, também é possível ler os  livros de acordo com a data de publicação. Confira!

Ordem de publicação da série  “Maze Runner”

  • #1. Correr ou morrer (2009)
  • #2 Prova de fogo (2010)
  • #3 A cura mortal (2011)
  • #4 Ordem de extermínio (2012)
  • #5 Arquivos (2013)
  • #6 O código da febre(2016)
  • #7 Crank palace (2020)

Desta forma, para te ajudar a escolher a melhor ordem de leitura, separamos as sinopses de todos os livros e contos que compõem a série, mas tenha certeza que seja qual for a ordem de leitura que você escolher, se você gosta de histórias com ação, suspense e ficção científica, essa é a série certa para você.

#1 Correr ou morrer

No primeiro livro da série Maze Runner, o leitor é apresentado a um mundo pós-apocalíptico, no qual o leitor é convidado a  acompanhar a história de Thomas, um jovem que simplesmente acorda sem memória dentro de um elevador em movimento.

No momento em que as portas do elevador se abrem, ele é apresentado a  “Clareira”, um local isolado, cercado por muros gigantes, onde outros meninos se encontram na mesma situação de Thomas.

Nenhum dos 60 jovens que estão no local tem qualquer outra lembrança exceto seus próprios nomes. Desta forma, para sobreviver e tentar escapar desse local, eles criaram uma sociedade a fim de dividir tarefas.

Tudo o  que eles sabem até o momento, é que a cada 30 dias um novo garoto é enviado a Clareira e que as portas do Labirinto se abrem durante a manhã e fecham durante a noite para evitar que as criaturas que habitam o Labirinto ataquem.

No entanto, tudo muda quando uma garota é enviada, trazendo consigo uma mensagem.

Esse é o início de uma trama que prende a atenção do leitor a cada página, onde a narração do autor, faz com que o leitor embarque na história e seja capaz de sentir a  tensão pelo que o protagonista passa ao ter que enfrentar cada surpresa que o labirinto reserva.

#2 Prova de fogo

Já no segundo volume da série, depois de conseguir enfrentar o Labirinto, os jovens vão conhecer um novo grupo, que diferentemente deles é formado por meninas e apenas um menino.

Nesse novo desafio, eles terão que aprender a sobreviver em ambiente hostil de um deserto, sem água, comida e lugar para se abrigar. E até mesmo a chuva pode ser letal em um lugar como esse.

E é nesse cenário que eles conhecem CRUEL, mas será que é possível confiar?

Neste livro, o leitor encontra pequenas pistas sobre o motivo pelo qual os garotos precisam passar sobre as provas do labirinto. Além dos diversos desafios no qual o protagonista terá que passar, ele precisa decidir ainda em quem ele será capaz de confiar.

#2.5 Thomas’s first memory of the flare

Já “Thomas ‘s first memory of the flare” trata-se de um conto, com apenas 4 páginas,  que mostra um flashback de Thomas, em acontecimentos ocorridos entre os dois primeiros livros da série. Vale a pena ser lido, até porque trata-se de uma leitura breve.

#3 A cura mortal

No terceiro livro da série, Thomas está preso no Labirinto, longe de todos da Clareira, sem saber o que fazer para sobreviver e proteger todos aqueles que ama.

Agora ele tem certeza que não pode confiar em CRUEL, no entanto, é possível que a verdade seja ainda pior do que Thomas acredita.

#3.5 Crank Palace

Apesar de ser o sétimo livro da série, é recomendado lê-lo após o terceiro livro, uma vez que a obra é ambientada durante os eventos “A cura mortal”, nesse conto,  a história é contada a partir da visão de Newt.

#4 – Ordem de Extermínio

O quarto livro da série, nos transporta no tempo há cerca de 13 anos antes dos eventos de Correr ou Morrer.

O livro revela  como as origens de Maze Runner, mostra a forma como  a Terra foi assolada por chamas solares e pelo vírus Fulgor, anos antes da Clareira e do Labirinto.

#5 – Arquivos

Em “Arquivos” o leitor tem acesso a documentos confidenciais de CRUEL. O leitor poderá ter mais uma noção do que afinal de contas CRUEL é.

O livro conta com ilustrações, o que faz desta uma edição incrível para os fãs da série.

#6 – O código da febre

Para finalizar a leitura da série, temos “O Código da Febre” nele o leitor encontra as respostas, para todos mistérios ocorridos desde “Correr ou Morrer”.

Nesse livro o leitor acompanhará CRUEL fazer testes nos jovens que cresceram em laboratórios e são forçados a participar sem saber experimento chamado Labirinto. O leitor verá ainda, como alguns deles eram imunes aos seus experimentos como no caso de Thomas e Tereza.

Se você gostou da leitura, vai gostar de saber que a história de “Correr ou Morrer”, “Prova de fogo” e a “Cura Mortal” foi adaptada para as telinhas de cinema.

Leia Também:

 

Posts relacionados