A seleção:  tudo sobre os livros e a ordem correta de leitura

por | mar 18, 2022 | Literatura, Literatura infanto juvenil

Romance, reality show, política e uma dose do bom e velho conto de fadas, esses são os ingredientes que fazem de “ A Seleção”  uma série  muito popular entre o público jovem.

Se você quer ler a série, mas não sabe por onde começar, veio ao lugar certo. Nesse artigo, vamos te mostrar as possibilidades de leitura da série. Além da sinopse de cada um dos livros. Confira!

Como ler “A seleção”?

A série de livros possui duas ordens possíveis de leitura: de acordo com a data de publicação ou pela ordem cronológica dos acontecimentos na história. São elas:

Ordem de publicação

  1. A seleção  (2012)
  2. A elite  (2013)
  3. O príncipe (Conto – 2013)
  4. O guarda  (Conto – 2014)
  5. A escolha  (2014)
  6. A rainha (Conto – 2014)
  7. A herdeira  (2015)
  8. A favorita (Conto – 2015)
  9. A coroa ( 2016)

Ordem cronológica A seleção

  1. A Rainha (Conto);
  2. O Príncipe (Conto);
  3. A Seleção;
  4. A Elite;
  5. O Guarda (Conto);
  6. A Favorita (Conto);
  7. A Escolha;
  8. A Herdeira;
  9. A Coroa.

Os contos de A seleção foram reunidos em uma coletânea chamada “Felizes para sempre”.

Agora que você conhece a ordem de leitura, que tal conhecer um pouco de cada um dos livros para assim saber o que esperar da história?

#1 – A seleção

A Selecao - Livro e resumo

A Seleção – Livro e resumo

America Singer vive um um mundo dividido em um sistema de castas, quanto maior o número da casta mais difícil é a vida para o povo. Apesar das dificuldades, ela vive feliz na casta de número 5. Contudo,  vive um romance proibido com Aspen, que pertence à casta 6. A jovem sonha em um dia poder viver ao seu lado, pouco se importando com o sistema de castas no país.

Em busca de uma melhor qualidade de vida para ela e sua família e contrariando todas as suas expectativas, America é selecionada para a Seleção, uma espécie de reality show real onde a menina  irá disputar com mais de 30 garotas o coração do Príncipe Maxon e um lugar no trono do país.

Embora não esteja interessada no príncipe, ela precisa ficar no concurso o máximo de tempo que conseguir, pois quanto mais tempo ficar na disputa, mais ela consegue melhorar a vida de sua família.

América tem um objetivo claro, no entanto, sua indiferença quanto ao processo, acaba conquistando a atenção do príncipe. O que dá início a uma história repleta de romance com uma dose de  jogo político que com certeza irá prender a atenção do leitor do início ao fim.

#2 – A elite

A Elite Livro e resumo

A Elite Livro e resumo

Em “ A elite”, a disputa pelo coração do príncipe Maxon e pelo trono está cada vez mais acirrada, restam apenas um grupo de elite com seis concorrentes.

Agora além de ajudar a sua família, América vê no concurso a oportunidade de ajudar todo o povo de Illéa, e assim  acabar com o sistema de castas e as desigualdades.

Contudo, a chegada de alguém de seu passado pode dificultar sua permanência no palácio.

#3 – O príncipe

O Principe livro

O Principe livro

Quem melhor para contar sobre A seleção, que o próprio príncipe Maxon? Nesse conto o leitor tem a oportunidade de conhecer os fatos através da visão do príncipe de Illéa.

#4 – O guarda

O guarda - a seleção Livros

O guarda – a seleção Livros

Nesse conto, vemos a história contada por Aspen, sua ligação com América, como o jovem saiu da casta 6 para se tornar um soldado real. Além de oferecer uma visão sobre os bastidores da monarquia.

#5 – A escolha

A escolha livro e resumo

A escolha livro e resumo

O concurso está chegando ao fim,  Maxon precisa tomar uma decisão.

Finalista do concurso, América está convicta de sua paixão pelo Príncipe Maxon.

No entanto, o rei não está feliz com América sendo uma das escolhidas de Maxon e começa a pressionar o filho pela saída da menina na competição, o que faz com que seja ainda mais difícil para a garota se manter na competição.

Será que América conseguirá vencer?

#6 – A rainha

Nesse conto, conhecemos melhor um pouco mais sobre a rainha Amberly, a mãe de Maxon. Aqui o leitor conhece detalhes da seleção onde ela se apaixonou pelo rei Clarkson e se tornou rainha.

Além disso, o leitor descobre a razão pela qual o rei escolheu uma mulher de casta baixa, mesmo sendo contra o casamento de Maxon com América.

#7 – A herdeira

A Herdeira livro

A Herdeira livro

A história de Herdeira se passa cerca de 20 anos depois dos acontecimentos do livro “Elite”, nele conhecemos a princesa Eadlyn, filha de Maxon e América.

Aqui o leitor sabe que América ganhou a seleção e embora  tenha conseguido acabar com o sistema de castas, ela e Maxon, passam por dificuldades para governar,  uma vez que, o povo não está satisfeito com a situação atual do país.

Desta forma, para tentar evitar uma revolução, o rei traz de volta uma antiga tradição: A Seleção.

#8 – A favorita

Nesse conto vemos o processo da Seleção através da visão de uma das favoritas a ganhar o concurso, Marlee, a  melhor amiga de America no palácio.

O conto revela como Marlee se apaixonou por um guarda durante o concurso, e o preço que teve que pagar por conta deste amor.

#9 – A coroa

A Coroa - livro

A Coroa – livro

No último livro da série, os conflitos e pressões  políticas aumentam,  dessa forma Eadlyn faz  de tudo para ajudar o pai a governar o país.

No decorrer do livro, a princesa irá descobrir que participar da Seleção não foi tão ruim assim, uma vez que a moça conseguiu se apaixonar por um dos candidatos.

Quem será que irá governar ao seu lado?

Leia Também:

 

 

Posts relacionados