Harry Potter Guia completo de leitura!

por | jan 10, 2022 | Literatura infanto juvenil

Desde seu lançamento a mais de 20 anos atrás, Harry Potter vem acumulando uma legião de fãs de todas as idades ao redor do mundo.

Se você ainda não faz parte desse grupo de fãs e quer conhecer as aventuras de Harry Potter  dentro desse mundo mágico sem igual, confira a ordem de leitura e a sinopse de cada um dos livros. Além disso, confira quais são as obras extras do universo de Harry Potter.

Ordem de leitura de Harry Potter

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997);
  • Harry Potter e a Câmara Secreta (1998);
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999);
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000);
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003);
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005);
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007);

O sucesso do bruxinho Harry é tanto que o universo mágico de Hogwarts  ganhou livros extras. E se você quiser ter uma experiência completa neste universo  te convido a ler as seguintes obras

Livros extras de Harry Potter

  • Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001)
  • Animais fantásticos – Os crimes de Grindelwald
  • Quadribol através dos séculos (2001)
  • Os Contos de Beedle, o Bardo (2008)
  • Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (2016)

Confira agora a sinopse de cada um dos 7 livros da série.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

No primeiro livro da série somos apresentados a Harry, um menino órfão que vive na casa de seus tios, em um mundo normal e pacato. O que Harry não esperava era que no seu aniversário de 10 anos sua vida mudasse completamente quando é aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, lá ele descobriu sua verdadeira história e seu destino como um grande bruxo.

É apenas o começo de uma história cheia de magia, ação e aventura. E claro, muitos seres sobrenaturais.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Na sequência, Harry volta para o ano letivo  Hogwarts, depois de férias horríveis na casa dos tios trouxas (como são chamados aqueles que não possuem magia).  O ano letivo já começa com muitas mudanças e novidades, novos alunos e professores começam a aparecer na história.

No entanto, os alunos precisam tomar cuidado, algo está à espreita ameaçando a segurança Hogwarts, há sempre muitos desafios em cada um dos corredores de Hogwarts.

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

Depois de mais um período de férias frustradas e solitárias na casa de seus tios, Harry se vê ansioso para voltar a Hogwarts, e rever seus amigos Rony e Hermione.

O que Harry não esperava era ser procurado pelo próprio Ministro da Magia.

Logo Harry descobre que um perigoso prisioneiro de Azkaban, a mais segura prisão do mundo bruxo, fugiu.

O  fugitivo é Sirius Black, ele é considerado perigoso, já que foi acusado de assasinato e ainda é tido como o principal ajudante Daquele Que Não Deve Ser Nomeado, o Lorde das Trevas.

O que eles ainda não sabem é que Sirius Black está à solta e à procura de Harry.

Além disso, Harry precisa lidar com todas as responsabilidades de estar na escola.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

O ano letivo em Hogwarts começa a todo o vapor, visto que, neste volume, a escola de magia e bruxaria  terá a honra de  sediar um importante evento do mundo bruxo.

Nesta competição, os alunos escolhidos pelo Cálice de Fogo, dentre eles Harry,  terão  que competir e demonstrar todas suas habilidades em provas empolgantes e mortais.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Ao longo da série vemos Harry crescer e se tornar uma verdadeira celebridade no mundo bruxo. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix  vemos  que além de lidar com as mudanças de ser um adolescente, Harry também tem que lidar  com a pressão de ser um bruxo famoso.

Neste livro, Harry também terá que enfrentar o Lorde das Trevas sem a ajuda de Dumbledore, com isso, o jovem descobrirá algumas verdades sobre o passado de seu pai.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

O poder do Lorde das Trevas e de seus seguidores está crescendo ao ponto de ser uma ameaça não somente ao mundo bruxo, como também ao mundo dos trouxas, mundos antes distantes agora se veem entrelaçados pela mesma ameaça.

Para se preparar  para o que está por vir, Harry tem aulas particulares de magia com o professor Dumbledore.

Além de toda a responsabilidade de ser um aluno de Hogwarts, Harry ainda precisa lidar com o rótulo que o mundo bruxo lhe conferiu de O Eleito, ou seja, o único bruxo capaz de derrotar o Lorde das Trevas, o que faz com que o rapaz se sinta extremamente pressionado.

Acesse também nossa sessão de literatura infantil!

Harry Potter e as Relíquias da Morte

O último livro da série Harry Potter, conta com um clima muito mais sombrio e adulto do que os livros anteriores. Para encerrar a série, Harry é levado em uma difícil missão, localizar e destruir as as Horcruxes, objetos capazes de enfraquecer o Lorde das Trevas a fim de enfraquecê-lo e derrotá-lo de uma vez por todas.

É um desfecho empolgante e emocionante que dá aos fãs respostas que eles esperavam a muito tempo.

Se você gostou de Harry Potter, vai gostar de saber que tanto as obras principais quanto as obras extras já foram adaptadas para o cinema, o teatro e o mundo mágico de  Hogwarts também conta com parques temáticos ao redor do mundo para te oferecer uma experiência completa.

Posts relacionados