Peter Pan curiosidades do livro

por | abr 13, 2022 | Literatura infanto juvenil

Peter Pan é um livro de literatura infantojuvenil que conta a história de Peter, um garoto que foi criado por fadas e seres encantados em uma terra chamada terra do nunca, onde o tempo não passava e ele consequentemente não crescia.

O autor James Matthew Barrie apresenta uma história leve e cheia de imaginação, uma leitura ideal tanto para crianças quanto para adolescentes. Segundo algumas fontes, Peter Pan foi desenvolvido através de histórias que James Matthew Barrie contava para os filhos de sua grande amiga Sylvia Llewelyn Davies, tanto que após a morte de Sylvia, Barrie teve a guarda não oficial dos filhos dela. 

A história de Peter Pan teve diversas readaptações literárias, teatrais e cinematográficas e vem se tornando uma história atemporal passada de gerações em gerações. Após mais de 120 anos a história ainda é e continuará a ser um grande clássico da literatura, sem dúvida alguma uma ótima opção de leitura.

Curiosidades sobre o autor de Peter Pan

Peter Pan Resumo Livro

Peter Pan Resumo Livro

Nascido na Escócia no dia 9 de maio de 1860 James Matthew Barrie foi um importante escritor britânico. Durante sua carreira escreveu inúmeros livros e peças teatrais sendo a mais conhecida The Boy Who Wouldn’t Grow Up estreado no ano de 1904 que deu origem ao fenômeno mundial Peter Pan, lançado no ano de 1911 por ele. Ainda muito jovem, mais precisamente com 13 anos, se interessou muito pelo teatro.

 Em 1885 começou a trabalhar como escritor, de início não foi tão simples, mas após algum tempo conquistou fama e reconhecimento através de suas obras. E um pouco mais tarde Barrie começa sua carreira como dramaturgo, escrevendo peças teatrais. Durante sua carreira Barrie lançou mais de 58 obras, dentre elas romances, peças teatrais e histórias curtas. Veio a falecer no ano de 1937 no auge de seus 77 anos, deixando uma grande legado tanto para o teatro quanto para a literatura com suas maravilhosas obras.

Qual a moral da história de Peter Pan?

A história de Peter Pan nos mostra diversos e importantes valores, como por exemplo a amizade e a lealdade. O autor descreve muito bem a importância de brincar e de sonhar, mas também aborda temas como a descoberta da criança sobre o crescimento, as mudanças e também sobre o amadurecimento e suas responsabilidades.

Conclusão sobre a Obra Peter Pan

O livro pode ser utilizado na educação de crianças, pois ensina de maneira leve a elas a importância de sonhar e de brincar, mas sem deixar de lado a importância de amadurecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Leia Também:

Posts relacionados