Início » Os Livros Senhor dos Anéis: Conheça a história e Sequência

Os Livros Senhor dos Anéis: Conheça a história e Sequência

Os livros Senhor dos Anéis trazem muita magia ao leitor. Escrita por J.R.R.Tolkien, a saga é inspirada em paisagens da Inglaterra. Assim como fomentam a imaginação de um mundo chamado Terra Média. O mesmo foi criado pelo autor ainda quando era criança e é a partir dele que diversas histórias se desenrolam. 

As obras em si são bastante antigas. As primeiras versões, por exemplo, foram publicadas em 1937. A primeira delas foi o livro Hobbit, o qual serviu para que a trilogia dos livros Senhor dos Anéis fosse aprofundada. Contudo, se você está perdido e não sabe por onde começar a leitura, não se preocupe. Através desse conteúdo ajudamos você a conhecer um pouco mais sobre a história e a sequência correta para seguir. Vem ver! 

Livros Senhor dos Anéis: Quantos são?

Ao todo 8 livros foram criados por J.R.R. Tolkien para contar o enredo completo em Terra Média. Apesar da trilogia Senhor dos Anéis ser a mais conhecida e ser composta por três obras, o autor ambienta o mundo também em outras produções. Há quem diga que o ideal é ler livros específicos para entender o desenrolar da história, a qual é contada pelos livros Senhor dos Anéis.

A sequência ideal para leitura é descrita então como:

  • O Silmarillion, escrito em 1977;
  • Os filhos de Húrin, escrito em 2007;
  • Beren e Lúthien, escrito em 2017;
  • A queda de Gondolin, escrito em 2018;
  • Contos inacabados, escrito em 1980;
  • O Hobbit, escrito em 1937;
  • O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel, escrito em 1954;
  • O Senhor dos Anéis: Às duas Torres, escrito em 1954;
  • O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei, escrito em 1955.

Vale destacar que apesar da sequência possuir datas bastante diferentes, Tolkien foi as escrevendo conforme o tempo. Ou seja, a sequência acontece conforme a sequência cronológica dos fatos para se chegar ao Senhor dos Anéis. Contudo é claro que é possível lê-los de forma aleatória, assim como somente os três últimos, os quais são os mais famosos. 

Do que se trata a história dos livros Senhor dos Anéis mais famosos?

Os livros Senhor dos Anéis mais conhecidos são os últimos três escritos nos anos 50. Além do sucesso da época, os mesmos fizeram um enorme sucesso no século XX. Isso porque as histórias foram contadas em filmes também. Dessa forma encantaram diversas gerações. 

A trilogia é dividida em três: O Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis: As duas Torres e por fim O senhor dos Anéis: O retorno do Rei. Abaixo contamos um pouco mais sobre o que cada livro retrata, assim como a história se desenrola. 

 O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel

Lançado em 1954, o livro Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel traz um universo mais complexo. Isso porque o livro começa em Condado, uma região que fica na parte oeste de Terra Média. A aventura começa quando Bilbo Bolseiro, um hobbit bastante conhecido, resolve ir embora do local. Assim como deixar nas mãos de Frodo, seu parente, um anel como herança. 

Contudo, em Terra Média, os anéis possuem poderes. O objeto deixado por Bilbo, no entanto, é mais perigoso do que se pensa. O mesmo conta com um poder demoníaco de Sauron, o senhor Sombrio. Portanto, o mesmo precisa ser destruído, mas só pode acontecer na montanha de fogo, onde foi criado. 

Com a revelação do Mago Gandalf, Frodo e seus amigos partem para uma aventura perigosa. Visto que dentro do Condado estavam seguros, porém fora dele passam a ficar a mercê de bandidos. A aventura, por fim se encontra com outros povos resistentes a Sauron, que juntos formam a sociedade do anel. 

O Senhor dos Anéis: As duas Torres

Entre os livros Senhor dos Anéis também está o Senhor dos Anéis: As duas Torres. O mesmo traz a história após a criação da sociedade do anel. Durante uma das jornadas da Sociedade em destruir o chamado Um Anel de Bilbo, a mesma acaba pega de surpresa. Com isso um ataque de Sauron acontece e os membros da sociedade precisam seguir separadamente.

De um lado ficam três personagens: Elfo Legolas, Aragorn e o anão Gimli. Os mesmos tentam resgatar dois jovens companheiros, os quais acabaram presos por guerreiros órquicos. Já do outro lado estão Sam e Frodo, os quais juntos buscam encontrar uma maneira de entrar em Mordor, a montanha onde o anel demoníaco foi criado. Com isso a história de desenrola em duas torres, onde cada uma das equipes está.  

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

E por fim não podemos deixar de contar a história do livro Senhor dos Anéis: O retorno do Rei. O mesmo traz batalhas grandiosas, assim como a última tentativa de Sam e Frodo em destruir o Anel de Bilbo. O terceiro livro, no entanto, mostra o poder do Senhor Sombrio e quanto o mesmo tem afetado as cidades vizinhas que tentam resisti-lo.

No Retorno do Rei, no entanto, personagens antigos voltam a trama como o Mago Gandalf. Assim como interessantes batalhas dos Hobbits contra Sauron acontecem. Sam e Frodo finalmente chegam no Monte da Perdição. A missão testa os limites dos personagens principais do livro, tornando a trama ainda mais impactante. 

Gostou de saber mais sobre os livros do Senhor dos Anéis? 

Leia também: Os livros de Games of Thrones