O Nome do Vento: Saiba tudo sobre o livro

por | jun 1, 2022 | Literatura Infantil, Literatura infanto juvenil

Escrito por Patrick Rothfuss, o livro O Nome do Vento traz um mundo de fantasia. Para quem gosta desse tipo de literatura, com certeza ele se torna uma boa opção. A primeira versão traz o livro “A Crônica do Matador do Rei”. A história, por sua vez,  envolve magia, assim como um personagem bastante misterioso. 

No Brasil, a obra chegou em 2009 sendo publicada pela Editora Arqueiro. O livro também recebeu vários prêmios ao longo da história. Dentre eles estão o Writers of the Future, Quill Wards. Assim como Best Books of the Year, Best Book of 2007, Alex Award e Reader’s Choice. Neste conteúdo contamos tudo sobre o livro. Acompanhe.

Livro O Nome do Vento: A história

Considerado um romance, o livro O Nome do Vento envolve bastante fantasia. A história se passa em uma pacata cidade no mundo medieval. O personagem principal, por sua vez, é Kvothe, dono de uma hospedaria chamada Marco do Percurso. 

Certo dia um cronista que passava pela região foi atacado por criaturas sombrias durante a noite. Kvothe então decide ajudá-lo e o hospeda em seu empreendimento. Munido de gratidão, o cronista decide conhecer a história do dono da hospedaria mais afundo. De modo a escrever uma biografia sobre ele, assim como descobrir certos mistérios que rondam a região. 

Kvothe traz um ar misterioso a trama, uma vez que solicita três dias para contar sua história. Assim como garante que só falará a verdade sobre ela. A história então retrata vários episódios da sua vida. O estaleiro traz retratos da infância, onde o mesmo fazia parte de uma trupe de artistas itinerantes. Lá aprendeu muitas coisas com seus pais, contudo  toda a trupe acabou morta por Chandrianos, demônios lendários da época, incluindo seus pais.

O personagem  então conta como sobreviveu a partir dai. Ele traz diversos mistérios e aventuras a biografia.  Ao retratar sua juventude o estaleiro  retrata episódios hostis da sua vida. Um romance durante o meio tempo. Até a chegada de Kvothe a Universidade da Magia, a qual é um dos pontos altos da história. 

O cronista passa ter interesse cada vez mais na história do personagem. Assim como desconfia que a chega das criaturas mágicas na região pode ter o estaleiro como ator principal. É então que várias coisas começam a ser reveladas sobre ele, deixando a história cada vez mais provocante para o leitor.

Trilogia O Nome do Vento

O Livro O Nome do Vento é o primeiro de uma trilogia envolvendo a história criada por Rothfuss. A obra conta sobre o dia 1 da narrativa contada por Kvothe  ao cronista. Contudo, diferente do que se pensa, a história não acaba por aí. O autor desenvolveu também mais dois livros como sequência.

A trilogia é composta por:

  • O Nome do Vento;
  • O Temor do Sábio;
  • A Música do Silêncio.

O segundo livro, o Temor do Sábio, dá continuidade a história de Kvothe. O mesmo foi publicado em 2011. A obra então traz o segundo dia de narrativa, o qual o personagem está na universidade, mas abandona os estudo em busca de respostas. Nele novas histórias e personagens aparecem como é o caso de Feluriana. A trama toda traz mais de 900 páginas.

O Terceiro livro, por sua vez, é um  livro da saga diferente. Isso porque não traz a história de Kvothe como principal, mas sim Auri. A mesma é uma jovem que aparece na história de O Nome do Vento, contudo é considerada enigmática e repleta de segredos. Neste caso o livro é um recorte breve da história vista pelos olhos de Auri.

O que dizem os leitores sobre o livro? 

O nome do vento post

O nome do vento post

Quem é fã da saga só tem elogios para dar a obra. Isso porque as mais de 600 páginas que envolvem o primeiro livro foram capazes de trazer um universo bastante completo ao leitor.  Muitos afirmam que aos poucos Rothfuss consegue revelar a identidade de Kvothe, assim como sua personalidade cheia de faces. 

Há também quem elogie a forma com que o autor faz a escrita do livro. Isso porque envolve uma prosa poética. Contudo há também quem critique alguns personagens, assim como autor em si. Isso porque o livro conta com muitas páginas. Além disso, alguns personagens acabam tendo um intervalo muito grande entre um envolvimento e outro. 

Onde comprar o livro?

Por fim comprar o livro O Nome do Vento é mais fácil do que se pensa. Isso porque o mesmo já está disponível pela internet. É claro que as chances de se comprar o mesmo pelas livrarias físicas também acontece. Contudo, comprar sem sair de casa já virou uma ação comum entre os amantes de leitura. 

Neste caso, para comprar o livro é possível encontrá-lo:

  • Na Amazon – onde é possível encontrá-lo em formato físico e digital.
  • Na Livraria Saraiva – onde somente o formato físico pode ser encontrado.
  • Na Submarino – onde o formato físico também pode ser encontrado.  

Esse artigo foi útil para você? 

Posts relacionados