Eragon: Conheça a história do livro

por | maio 27, 2022 | Literatura Infantil

Criado por Christopher Paolini, Eragon é um dos livros infantis mais vendidos dos últimos anos. Auto publicada em agosto de 2001, a obra conta a história de um menino que encontra um ovo de dragão e passa ser seu cavaleiro cheio de aventuras.  Entretanto, o livro só correu o mundo através da editora Alfred A. Knopf, em 2003. 

Neste conteúdo contamos tudo sobre Eragon. Desde sua história, inspirações, autor e também outros formatos. Se você ainda não conhece a história com certeza vai se surpreender. Já quem viu o filme, por sua vez, pode encontrar no livro mais detalhes antes desconhecidos. Acompanhe. 

A história de Eragon

A história de Eragon é bastante impactante. Ela se passa em um mundo imaginário, onde existem dragões e elfos. O enredo então conta a história de um menino de 15 anos chamado Eragon. O mesmo vivia com seu tio e primo em uma fazenda localizada na aldeia Carvahall. 

Para sobreviver o menino costumava caçar. Em um dia de caça, por sua vez, o mesmo acabou encontrando uma pedra azul bastante atraente. O jovem então decide levá-la para casa. Contudo, diferente do que se pensava, o objeto não era uma pedra, mas sim um ovo de Dragão.

Eragon então acaba o chocando sem querer e dele nasce um bebê dragão. O menino então o batiza com o nome de Saphira. Para entender melhor sobre ele e o seu universo, o jovem recorre a Brom, um antigo contador de histórias da região.  Tudo ia muito bem até o vilão da trama aparecer. 

Chamado Rei Galbatorix, o vilão então descobre que Eragon está com o dragão e pretende capturá-lo. Nisso, o menino precisa sair da cidade em busca de proteção. Contudo antes que pudesse o fazer, os servos do rei chamados Ra’ zac o encontram na fazendo do seu tio. Felizmente tanto Eragon como Saphira conseguem escapar, contudo o tio do menino, Garrow, não tem a mesma sorte. 

Após a morte do tio então, o menino busca por vingança. O mesmo se torna um cavaleiro de dragões. Assim como tem uma conexão muito grande com a dragão fêmea que viu nascer. A partir dai muitas aventuras acontecem em busca do vilão, assim como de sua missão em honrar a morte do tio. Parte com ele para a aventura Brom.

Inspirações de Eragon

Christopher Paolini era um menino quando escreveu Eragon. Sua obra foi auto publicada pelos pais quando o mesmo finalizou a obra. Dentre suas inspirações para escrevê-lo estiveram mitos populares, assim como histórias medievais segundo o autor. Em uma entrevista dada pelo garoto na época de lançamento o mesmo comentou que fez uma grande pesquisa sobre elfos para escrevê-lo. 

ERAGON BOX

ERAGON BOX

Já em relação ao ambiente em que Eragon é inspirado, o mesmo se trata de Montana, cidade norte-americana onde Paolini nasceu. O Paradise Valley foi sua maior fonte de inspiração. Além disso, o autor também preferiu por incluir elementos arquetípicos durante o livro, portanto o mesmo foi definido como fantasia. 

Eragon também foi o primeiro livro escrito por Paolini. Isso porque o mesmo incluiu mais três livros depois dele, totalizando uma tetralogia chamada Ciclo da Herança. 

Sobre o Autor do livro

E não podemos deixar de comentar neste post a história de Paolini. Isso porque o autor começou a escrevê-lo quando tinha apenas 15 anos. Ou seja, mesma idade do seu personagem Eragon. O menino trabalhou nele por dois anos seguidos e foi apenas no terceiro que a obra acabou sendo publicada. 

Ao ler o manuscrito final do livro, seus pais viram um grande potencial no personagem. Contudo para divulgá-lo não foi nada fácil. Isso porque o menino precisou viajar para várias cidades norte-americanas para promovê-lo. Foi então que em uma dessas promoções, Paolini descobriu Carl Hiassen, um editor bastante famoso que amou seu conteúdo. 

O potencial de Eragon então foi divulgado pelo mundo através da editora em que Carl trabalhava, a Alfred A. Knopf. Para promover sua obra inclusive, o autor chegou a vestir fantasias medievais na época. Seu esforço, por sua vez, valeu a pena, visto que o livro foi considerado o terceiro mais vendido para crianças em 2003, assim como foi um dos mais comprados por 121 semanas seguidas segundo o New York Times. 

Outros formatos de Eragon

Com o famoso sucesso nas páginas dos livros, não demorou muito para que Eragon se tornasse filme e outros produtos da indústria literária. Em 2006, o livro serviu como base para o desenvolvimento do filme Eragon. O mesmo foi desenvolvido pela Fox sendo produzido na Hungria. Edward Speleers foi o ator escolhido para ser o protagonista. 

Além do filme, a obra também se transformou em jogo para video games. A história do cavaleiro de dragão foi transformada em um jogo em terceira pessoa. O mesmo  foi lançado em 2006, assim como disponibilizada para diversas plataformas como Playstation 2, Xbox 360, Nintendo, Microsoft Windows entre outras.

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

 

Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...