Chapeuzinho Vermelho história infantil

por | abr 27, 2022 | Literatura Infantil

Chapeuzinho Vermelho é um livro de literatura infantil que narra a história de uma inocente e bondosa garotinha que se chamava Chapeuzinho Vermelho, chamada assim por sempre usar uma capa vermelha.

 Certo dia a querida avó de Chapeuzinho adoeceu e sua mãe pediu a ela para que fosse levar comida para a pobre senhorinha. Chapeuzinho foi, e em certa parte da floresta, que era o único caminho para casa de sua avó ela se depara com o lobo mal que tenta a enganar e consegue chegar primeiro que ela na casa da avó, o lobo por fim consegue devorar as duas. Mas um final inesperado acontece, aparece um caçador que consegue tirar as duas da barriga do lobo.

O autor apresenta uma história incrível de uma maneira leve. Apresenta grandes ensinamentos e valores que são muito utilizados na vida social e na convivência cotidiana, uma leitura ideal pra crianças na faixa etária de 3-10 anos. Chapeuzinho Vermelho é uma história atemporal, escrita aproximadamente no século X e passada por várias gerações sem ser esquecida.

Chapeuzinho Vermelho curiosidades sobre o autor

Nascido no dia 12 de janeiro de 1628 em Paris na França, Charles Perrault foi um conhecido poeta e escritor do século XVII. Apelidado de “Pai da literatura infantil” Perrault foi autor de grandes clássicos infantis como por exemplo Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e O Gato de Botas. Fez parte do movimento classicista, e além de escritor também era jurista e teórico de arte. Ele se casou com Marie Guichon com quem teve quatro filhos: Pierre Darmancour, Charles, Charles Samuel e uma menina (por não haver documentos não se sabe ao certo seu nome).Sua esposa veio a falecer seis anos após o casamento e ele veio a falecer no dia 16 de maio de 1703 com 75 anos.

Chapeuzinho Vermelho qual a moral da história?

Chapeuzinho Vermelho resumo

Chapeuzinho Vermelho resumo

A grande moral da história é que não devemos desrespeitar o conselho de pessoas mais experientes e que devemos tomar muito cuidado com pessoas estranhas e situações que podem nos colocar em perigo.

Como podemos perceber na história de Chapeuzinho, ela não segue o conselho de sua mãe e acaba confiando e dando informações demais para o lobo mal, o que acaba fazendo com que ela e sua avó corressem muito perigo. A situação poderia não ter acabado tão bem sem a ajuda do caçador, e isso deixa uma grande lição e evidencia a importância de zelar pela segurança.

Chapeuzinho Vermelho 

O livro pode ser utilizado na rotina educacional de crianças na faixa etária de 3-10 anos ou qualquer outra idade, pois ensina grandes valores e saberes muito importantes no mundo real, como por exemplo escutar os conselhos de pessoas mais experientes e tomar cuidado com pessoas estranhas. Sem duvidas é uma excelente opção de leitura.

Gostou? Curte e compartilha

Leia Também:

Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...