Chapeuzinho Amarelo

por | abr 4, 2022 | Literatura Infantil

Chapeuzinho Amarelo é um livro de literatura infantil que narra a história de uma garotinha que tinha muito medo de tudo e de todos. Chapeuzinho não se alimentava, não se divertia e nem dormia pois tinha medo de tudo. Um dos seus maiores medos era encontrar o lobo. Ao encarar esse medo ela se torna mais corajosa e confiante e começa a aproveitar melhor sua vida.

O autor Chico Buarque apresenta uma história divertida e com muita imaginação, ensina de uma maneira lúdica sobre o medo e como o enfrentá-lo, uma leitura ideal para as crianças, principalmente crianças na faixa etária de 7-8 anos. Uma história divertida e descontraída que possui um grande ensinamento passado de uma maneira leve e de fácil compreensão.

O livro foi primeiramente lançado por Chico Buarque no ano de 1970, após isso foi relançado no ano de 1979 com algumas alterações incluindo ilustrações do grande cartunista e escritor Ziraldo. Muito tempo depois, mais precisamente no ano de 2010, a obra de Chico Buarque foi inspiração para um musical chamado Amarelinha.

Curiosidades do autor

Chico Buarque foi um grande ator, escritor, dramaturgo e músico brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1944, ficou conhecido como um dos maiores nome da MPB, gravando ao longo de sua carreira mais de 79 discos. Sua carreira como escritor começou ainda jovem, aos 18 anos  de idade escreveu seu primeiro conto. Ganhou um grande reconhecimento como cantor com o lançamento de seu primeiro álbum, no ano de 1966.Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios.

Qual a moral da história?

Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho Amarelo

O livro mostra o quanto o medo pode nos limitar e o quanto a coragem pode nos libertar. Chapeuzinho após enfrentar o seu grande medo se torna uma garotinha mais feliz conseguindo assim se libertar disso e viver sua vida de uma forma alegre.

Esse livro pode ser utilizado na rotina educacional para ensinar as crianças a importância de saber lidar com os medos e não os deixar limitar de viver uma vida feliz e divertida, mostrando a importância de enfrentar as pequenas situações que podem amedrontar as vezes.

Conclusão:

O livro pode ser utilizado na educação de crianças em formação de forma divertida e leve auxiliando na compreensão e entendimento da importância de saber lidar com situações que nos causam medo e as vezes podem nos limitar.

Gostou? Curte e compartilhe!

Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...