João e Maria linda história da literatura infantil

por | abr 19, 2022 | Literatura Infantil

João e Maria é um livro de literatura infantil que narra a história de dois irmãos, João e Maria, filhos de um pobre casal que quase não tinha condições de alimentar seus filhos, visto que essa foi a motivação para João e Maria saírem de casa em busca de uma solução para esse terrível problema, só não imaginavam as horríveis situações que passariam ao encontrar a bruxa má.

Os autores apresentam uma história muito imaginativa, uma leitura ideal para crianças na faixa etária de 5-7 anos ou qualquer criança na fase de alfabetização pois auxilia na criatividade e imaginação e ensina sobre valores muito importantes nos dias atuais.

 O livro foi primeiramente lançado no ano de 1812 pelos irmãos Grimm, a tradicional história dos irmãos que encontraram uma casa feita de doces e que foram sequestrados por uma bruxa má recebeu diversas adaptações ao longo do tempo e foi traduzida para diversos idiomas ganhando exemplares pelo mundo inteiro e até mesmo foi adaptada para o cinema. Apesar de ser uma história antiga continua a estar na lista de leitura de muitos, é considerada uma narrativa atemporal, sem dúvida alguma ainda é uma ótima opção de leitura.

João e Maria curiosidade sobre os autores

LIVRO JOÃO E MARIA

LIVRO JOÃO E MARIA

Wilhelm e Jacob Grimm ou irmãos Grimm como eram mais conhecidos, foram famosos e reconhecidos escritores de histórias infantis. Wilhelm nasceu no dia 24 de fevereiro de 1786 e Jacob nasceu no dia 4 de janeiro de 1785.Com narrativas atemporais que são passadas de geração em geração e dificilmente esquecidas os irmãos Grimm fizeram uma grande contribuição para a literatura infantil.

 Dentre suas conhecidas histórias estão João e Maria, Rapunzel e O Rei Sapo, várias de suas narrativas serviram de inspiração para readaptações cinematográficas e até mesmo escritas, tendo seus contos em diversos livros e idiomas no mundo inteiro. No ano de 1959 Wilhelm veio a falecer e quase quatro anos mais tarde no dia 20 de setembro de 1863 Jacob também veio a falecer.

 Os irmãos construíram uma grande carreira em um legado que nunca será esquecido, estarão sempre presente na literatura com suas incríveis obras.

João e Maria qual a moral da história?

A história nos mostra o companheirismo e a união entre irmãos, inicia com o triste fato dos pais de João e Maria não poderem os alimentar e assim os dois terem de sair em busca disso em um lugar desconhecido e sombrio e após passar pelos vários medos, perigos e dificuldades acabam por conseguir se salvar, mas para isso tiveram que ter muita coragem e aprenderam a agir da forma certa, unidos conseguiram escapar da bruxa maligna.

Conclusão  de João e Maria?

O livro pode ser utilizado na rotina educacional de crianças na faixa etária de 5-7 anos pois ensina a criança sobre diversos valores e morais que as crianças terão de utilizar em algum dia de suas vidas.

Gostou? Curte e compartilha!

Leia também:

Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...