A História de Pedro Coelho

por | abr 10, 2022 | Literatura Infantil

A História de Pedro Coelho é um livro de literatura infantil que conta a história de um coelho, que após desobedecer a sua mãe acaba entrando em uma grande enrascada, inclusive colocando em risco até sua própria vida.

A autora Beatrix Potter apresenta uma história leve e imaginativa, uma leitura ideal para crianças na faixa etária de 5-8 anos. Com belíssimas ilustrações e uma história envolvente e atemporal, A História De Pedro Coelho traz o ensinamento de “não desobedeça e você será recompensado”, porém podemos perceber que em vários momentos o protagonista acaba desobedecendo e se dando muito mal.

A História De Pedro Coelho lançada no ano de 1902 foi a primeira obra infantil de Beatrix Potter e também a mais afamada, recebendo inúmeras readaptações tanto na forma de escrita quanto em um filme lançado no ano de 2018 chamado Pedro Coelho. 

Curiosidades sobre a autora de “A História de Pedro Coelho: 

Nascida em Londres no dia 28 de julho de 1866, Beatrix Potter foi uma conhecida escritora e ilustradora. Desde pequena gostava muito de animais e quando seu irmão foi estudar fora ela encontrou nos animais sua grande companhia, observando-os ela encontrou inspiração para seus desenhos. Beatrix tinha uma grande paixão por contos de fadas, tanto que suas primeiras ilustrações foram de contos famosos, como por exemplo “A Bela Adormecida”. Autora de grandiosas obras infantis, Potter teve uma grande dificuldade ao publicar seu primeiro livro infantil tanto que sua obra foi rejeitada por várias editoras até conseguir publica-la, porem após dois meses do lançamento já haviam sido vendidos mais de 19 mil exemplares. Veio a falecer no ano de 1943 com 77 anos, em decorrência de problemas cardíacos e uma pneumonia. 

A História de Pedro Coelho, qual a moral da história?

Pedro descobriu da pior forma possível que descumprir as ordens que sua mãe lhe deu foi uma de suas piores escolhas, visto que o seu pai havia morrido da mesma forma a algum tempo, sua mãe já bem sabia dos riscos que ele correria por isso o orientou a não se aproximar do jardim, mas ele mesmo assim a ignorou.

Podemos traduzir isso para a vida real, visto que muitas vezes acabamos por não escutar o conselho de pessoas mais experientes que nós e acabamos passando por situações contrarias e que poderiam ser evitadas.

Conclusão 

O livro pode ser utilizado na rotina educacional de crianças de 5-8 anos, pois contem uma história muito imaginativa e com diversas ilustrações belíssimas, e também auxilia na imaginação e criatividade das crianças.

Gostou? Curta e compartilhe!

Leia Também:

 

Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...