Os Três Porquinhos

por | abr 22, 2022 | Literatura Infantil

Os Três Porquinhos é um livro de literatura infantil que conta a história de três porquinhos, que ao chegarem a uma certa idade decidiram que precisariam sair da casa de sua mãe. O primeiro porquinho resolveu que construiria sua casa de palha, o segundo construiu a de madeira e o terceiro de tijolos e cimento. 

Passado um certo tempo surge um lobo mal que ameaça a região, e acaba por conseguir destruir a casa dos dois primeiros porquinhos, que quase sem nenhuma saída acabam correndo até a casa do seu irmão, o porquinho que havia até então construído a casa mais segura.

O autor apresenta uma história divertida e cheia de imaginação, ensinando sobre a importância do esforço e do trabalho, mas também da união e da perseverança, uma leitura ideal para crianças na faixa etária de anos. O livro é um clássico da literatura, não se sabe ao certo por quem e quando foi escrito, mas algumas fontes datam de 1000 d.C.  porem a versão mais conhecida atualmente foi publicada pelo autor Joseph Jacobs no ano de 1890 passando por várias gerações e ainda hoje sendo considerado um clássico.

Curiosidades sobre o autor de os três porquinhos

Nascido no dia 29 de agosto de 1854 Joseph Jacobs foi um afamado escritor, além de escritor era também historiador, folclorista e editor. Jacobs nasceu na Australia, porém algum tempo depois se mudou para Inglaterra. Escreveu inúmeros artigos sobre perseguição dos judeus na Rússia, dos quais foi reconhecido no mundo inteiro. Estudou muito sobre o folclore inglês e conseguiu publicar diversos contos a partir de seus estudos. Após se mudar para os Estados Unidos, começou a trabalhar como editor em Nova York e lá também trabalhou como professor de Inglês. Veio a falecer no ano de 1916, no auge de seus 62 anos.

Os Três Porquinhos Qual a moral da história?

Os Três Porquinhos

Os Três Porquinhos

A grande e principal moral da história e que a preguiça pode muito nos atrapalhar e o esforço, o trabalho e a dedicação pode nos salvar. Vemos que os dois primeiros porquinhos que por mais que tivessem condições e recursos para fazer uma casa melhor optaram pelo mais fácil e rápido enquanto o terceiro se utilizou muito bem de seus recursos e construiu uma casa forte e segura que o protegeu do lobo mal. Assim é a nossa vida, em diversos momentos optamos pelo mais fácil, mas que nem sempre é a melhor opção.

Conclusão

O livro pode ser utilizado na rotina educacional de crianças pois ensina-as de maneira leve e divertida sobre valores muito importantes nos dias atuais, como por exemplo a importância do esforço e do trabalho e também fala sobre a importância da união e da família. Um livro atemporal e sem dúvidas uma leitura incrível. 

Gostou? Curte e compartilha!

Leia Também:

Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...