Quantos livros tem a Bíblia?

por | jan 8, 2022 | livros de religiao

A bíblia é um dos mais antigos e importantes livros da humanidade, não só pelo valor religioso inestimável como também pelo seu valor histórico. Você sabia que a bíblia foi o primeiro livro impresso da história?

Naquela época a bíblia era escrita em latim e continha cerca de 640 páginas que foram fabricadas em letras em chumbo, organizadas uma a uma manualmente a cada página. De lá pra cá, muito mudou, mas a importância da bíblia na vida das pessoas se mantêm.

Contudo, engana-se quem pensa que a Bíblia é um livro único, na verdade, a Bíblia trata-se de uma  verdadeira coleção de textos escritos por diversos autores, que viveram em diferentes situações, circunstâncias, épocas, e com diferentes estilos de escrita entre si.

Se você se interessa em conhecer a obra completa, saiba que a Bíblia na visão da Igreja Católica  é composta por 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento

No entanto, os fiéis não-católicos,  como os evangélicos e protestantes, por exemplo, só reconhecem  66 livros da Bíblia  no total. Nessa vertente, no que diz respeito ao  Antigo Testamento, 7 livros  presentes na Bíblia Católica  não são considerados parte da Bíblia evangélica ou  protestante.

Além disso, outras passagens encontradas em dois outros livros bíblicos foram excluídas dessa versão. No que diz respeito ao Novo Testamento, todas as vertentes religiosas concordam a respeito dos 27 livros que compõem esta parte da Bíblia. No próximo tópico vamos mostrar quais livros não fazem parte dessa corrente religiosa.

Neste artigo, vamos considerar todos os 73 livros para um melhor entendimento da obra.

Sabemos que a Bíblia não é um livro comum, pois trata-se de uma leitura extensa e desafiadora que te transportará para o passado, através das passagens do Antigo Testamento contando a história da  criação do mundo, do amor de Deus.  A coleção ainda conta, com o Novo Testamento, com relatos que mostram um pouco mais de diferentes partes da cultura, leis e costumes de uma época remota, trazendo lições e valores que podem marcar a vida do leitor.

Por ser uma obra extensa, é comum que as pessoas se percam na ordem de leitura da bíblia, desta forma vamos  dividir os livros em: Antigo Testamento e Novo Testamento e falar sobre algumas subdivisões. Para assim, facilitar o seu entendimento da coleção. Confira o próximo tópico!

Como ler a Bíblia?

A divisão mais comum da Bíblia é em Antigo Testamento. Desta forma, para começar a leitura conheça os títulos que compõem o Antigo Testamento. São eles:

  1. Gênesis
  2. Êxodo
  3. Números
  4. Josué
  5. Juízes
  6. I Samuel
  7. II Samuel
  8. I Reis
  9. II Reis
  10. Amós
  11. Oséias
  12. Isaías
  13. Miquéias
  14. Naum
  15. Sofonias
  16. Habacuc
  17. Jeremias
  18. Lamentações
  19. Ezequiel
  20. Abdias
  21. Isaías (40-55)
  22. 1 Crônicas
  23. 2 Crônicas
  24. Esdras
  25. Neemias
  26. Ageu
  27. Zacarias
  28. Isaías (56-66)
  29. Malaquias
  30. Joel
  31. Jonas
  32. Rute
  33. Tobias
  34. Judite
  35. Ester
  36. Eclesiástico
  37. Cântico dos Cânticos
  38. Eclesiastes
  39. 1 Macabeus
  40. 2 Macabeus
  41. Baruc
  42. Daniel
  43. Sabedoria
  44. Levítico
  45. Deuteronômio

Para facilitar ainda mais a leitura e garantir uma  melhor compreensão obra os livros que compõem o Antigo Testamento podem ser divididos em 4 categorias, são elas:

  1. Pentateuco: compostos pelos livros, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
  2. Livros Históricos:  compostos pelos livros: Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reais e II Reis, I Crônicas, II  Crônicas, Esdras, Neemias, Rute, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus e II Macabeus.
  3.  Livros Poéticos:  composto pelos livros, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos.
  4. Livros Proféticos:  composto pelos livros, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Já os 27 livros que compõem o chamado Novo Testamento, são:

  1. Mateus
  2. Marcos
  3. Lucas
  4. João
  5. Atos dos Apóstolos
  6. Romanos
  7. I Coríntios
  8. II Coríntios
  9. Gálatas
  10. Efésios
  11. Filipenses
  12. Colossenses
  13. I Tessalonicenses
  14. II Tessalonicenses
  15. I Timóteo
  16. II Timóteo
  17. Tito
  18. Filemom
  19. Hebreus
  20. Tiago
  21. 1 Pedro
  22. 2 Pedro
  23. I João
  24. II João
  25. III João
  26. Judas
  27. Apocalipse

Os livros que compõem o  Novo Testamento também pode ser dividido em quatro categorias, confira cada uma delas a seguir:

  1. Evangelhos –  composto pelos livros, Mateus, Marcos, Lucas e João.
  2. Livro Profético: composto apenas pelo livro Apocalipse.
  3. Epístolas – composto pelos livros, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossense, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses,I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I  João, II João, III João e Judas.
  4.  Livro Histórico: composto apenas pelo livro  Atos dos Apóstolos.

Como dito anteriormente, 7 livros não são considerados parte da bíblia segundo as vertentes religiosas não-católicas são eles:

  1. Tobias
  2. Judite
  3. I livro dos Macabeus
  4. II livro dos Macabeus
  5. Sabedoria
  6. Eclesiástico
  7.  Baruc.

Além disso, os trechos dos livros de Ester e de Daniel também foram omitidos.

Para os Judeus esses 7 livros não respeitavam os critérios para entrar na lista de livros sagrados. Os critérios eram: ter sido escrito  em território Israelense, ter sido escrito na “língua sagrada” (o hebraico), além disso, o livro não pode ter sido escrito depois de Esdras, ou seja no ano de 428 a.C.,  o livro para ser considerado sagrado, não poderia contradizer a Lei de Moisés.

Seja qual for a sua religião a leitura da bíblia, pode trazer muitos ensinamentos e reflexões. Agora que você conhece todos os livros que compõem a Bíblia ficou mais fácil saber por onde começar a sua leitura, não é mesmo?

 

 

Posts relacionados

O que é o Livro de Mórmon? 

O que é o Livro de Mórmon? 

Considerado um registro antigo bíblico, o Livro de Mórmon é uma escritura utilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos...