Quem Foi Jesus Cristo e Qual é Sua Importância na Religião
Jesus Cristo, quem foi este homem? Por que esse homem da periferia da palestina desperta tanto fascínio? O que há de diferente em sua mensagem?
Essas perguntas e muitas outras são frequentes em relação a Jesus de Nazaré, o Cristo para os seus seguidores. Portanto, neste artigo vamos falar sobre o homem, o filho de José, o carpinteiro, e Maria.
Jesus Cristo, mesmo não escrevendo por suas mãos. É possível compreender a sua história através dos diversos relatos sobre sua vida.
História de Jesus Cristo
Jesus Cristo, é um homem que nasceu na Judéia e passou a vida a pregar sobre o amor e justiça. Assim, despertou a incompreensão da elite em seu tempo e recebeu a sentença de morte.
Para os seus seguidores ele ressuscitou e foi para junto do Pai. Porém, mesmo aos que não acreditam, ele figura na história como o homem mais fascinante que passou pela Terra.
Infância e Juventude
A infância de Jesus encontra-se nos relatos do Evangelho de Lucas e Mateus. Bem como em escritos chamados de apócrifos. Ele nasceu em Belém, na Judeia. Mas sua família fugiu para o Egito em função da perseguição de Herodes.
Após a morte do Rei Herodes eles voltaram para a Palestina, mas foram morar em Nazaré, ao norte. Ali viveu com seus pais, José e Maria, de uma forma modesta para os padrões da época. Segundo os escritos apócrifos, ele demonstrava muita sabedoria e já fazia milagres.
Como aos doze anos, ele vai ao Templo de Jerusalém e impressiona os mestres. Assim, dos 12 aos 30 anos permaneceu no trabalho com José, na carpintaria. Quando ele inicia sua vida de pregador.
Ministério
O Ministério de Jesus se iniciou quando ele tinha 30 anos. Isso porque ele era judeu e segundo lei, o homem só poderia pregar a partir do dessa idade. Assim ele percorreu toda a Palestina. De acordo com os relatos de Lucas ele percorreu um itinerário fixo. Isto é, de Cafarnaum até Jerusalém.
O ministério de Jesus Cristo tinha como objetivo transmitir o amor. Assim, para chegar ao seu nível mais alto, era necessário viver pela justiça, a paz e a compaixão. Uma das características marcantes de sua mensagem é o perdão. Pois, para ele, é preciso perdoar até 70 vezes 7 vezes, ou seja, esta equação é uma metáfora judaica para dizer infinitamente.
Crucificação e Ressurreição
Os relatos da crucificação de Jesus se encontram nos 4 Evangelhos com riqueza de detalhes. Além de concordância nas narrativas, este evento constitui o início do cristianismo.
Ao enfrentar as autoridades do Templo, Jesus passou a sofrer a perseguição deles. Assim, eles conspiraram contra o Mestre, dizendo que ele estava insuflando o povo contra César.
Portanto, julgaram Jesus, em um júri público, em que a maioria gritou pela pena máxima de morte na cruz. Assim que ele morreu, agonizou por 3 horas na cruz. E ao seu lado estavam dois ladrões.
José de Arimatéia, um fariseu seguidor de Jesus, pediu ao corpo para sepultá-lo. Assim, o governador Pôncio Pilatos o permitiu. Ao passar 3 dias algumas mulheres foram ao túmulo para perfumar o cadáver e encontraram o túmulo vazio.
Assim a notícia da ressurreição se espalhou e os 12 discípulos mais próximos de Jesus continuaram a pregar. Primeiramente nos templos judaicos. Logo depois houve uma ruptura e os cristãos seguiram seu caminho.
A Paixão de Jesus, como a Igreja Católica denomina os eventos da crucificação, morte e ressurreição, é o centro da fé do cristão. O próprio Paulo de Tarso dizia que se não há ressurreição, a fé não tem sentido.
Leia Também:
Quantos livros tem a bíblia
Ensinamentos de Jesus Cristo
A mensagem de Jesus Cristo buscava a conversão das pessoas. Ou seja, o principal era se tornar uma pessoa melhor. Assim, algumas orientações destacam-se em seus ensinamentos.
Amor ao Próximo
O amor é uma constante no ensinamento de Jesus. Em princípio encontramos as bases da regra de ouro quando ele diz para amar ao próximo como a próprio. João, no Evangelho, ao narrar a última ceia, ele relata que Jesus disse para amar como ele amou. Isso significa ser capaz de dar a vida por outra pessoa.
Perdão
O perdão se destaca na pessoa de Jesus Cristo através dos seus gestos. Muitas vezes ele ia ao encontro dos pecadores. E o grande momento desse ensinamento é na cruz quando ele perdoa seus carrascos.
Humildade
Jesus orientou seus discípulos a serem mansos e humildes de coração. A humildade é outra marca do ensinamento de Jesus através das suas ações. Principalmente em relação ao dinheiro. Sua vida sempre foi modesta e simples.
Legado de Jesus Cristo
O legado de Jesus está presente na história em diversas situações. Por exemplo, o calendário seguido como referência é o gregoriano. Ou seja, o cristão. Veja outras dimensões das consequências da missão de Jesus.
O Cristianismo
O cristianismo é uma das maiores religiões do mundo. Surgiu com a pregação dos apóstolos e até os dias atuais permanece com grande força. Seu nascimento ocorre exatamente da força que a mensagem de Jesus despertou em seus seguidores.
Influência na Arte e Cultura
É visível e evidente a influência de Jesus na arte e na cultura. Especialmente no mundo ocidental. Podemos perceber através das obras de arte mais famosas, em qualquer época. Bem como os conceitos culturais adquiridos ao longo do tempo.
Um dos exemplos são o quão famosas são as pinturas do Vaticano. Enquanto em relação a cultura vemos os impactos da religiosidade cristã na vida comum das pessoas.
Influência na Sociedade
Vemos o ensinamento Jesus presente até hoje no modo de vida da sociedade. Por exemplo: a monogamia, que é uma lei predominante no ocidente. Mas, vemos também grande influência nas relações, como a declaração dos direitos humanos. Ou seja, a liberdade individual e necessidade do respeito mútuo tem alicerce em Jesus Cristo.
Diz o teólogo Leonardo Boff que Jesus era tão humano que só poderia ser Deus. Assim ele é na história, mesmo para quem não crê na divindade, Jesus Cristo é fascinante.