Biografia de Antoine de Saint-Exupéry

por | set 6, 2021 | Biografia

Conhece O livro o Pequeno Príncipe? Que tal conhecer um pouco mais sobre a Biografia de Antoine de Saint-Exupéry, mostramos tudo sobre esse incrível escritor.

Antoine de Saint-Exupéry é um dos grandes nomes da literatura francesa e mundial,  o autor, nasceu em Lyon, na França, em  29 de junho de 1900, e dedicou sua vida às suas  duas grandes paixões: a literatura e a aviação.

Não é atoa que o seu livro mais famoso,  conta a história da amizade entre um misterioso menino e de um piloto perdidos no deserto do Saara. A aviação é um tema recorrente em suas obras, onde relatam as aventuras de pilotos de avião.

Seu interesse por aviões começou ainda na infância, com apenas 12 anos fez seu primeiro voo. Em 1921, começou a sua carreira no setor de aviação, como mecânico assistente, através do serviço militar. Meses depois, Antoine conseguiu a sua  licença de piloto. No entanto, pouco tempo depois, em 1923, sofreu seu primeiro acidente de avião e acabou sendo liberado do Serviço Militar, acidentes assim não foram raros na vida do piloto e escritor.

Biografia de Antoine de Saint-Exupéry

Ainda sim, o autor não desistiu de voar, com o sucesso de seus livros, Antoine conseguiu comprar o seu próprio avião. Sua obra mais conhecida é O Pequeno Príncipe, no entanto antes de escrever o seu maior sucesso, o piloto escritor já era famoso pelo seu livro Voo noturno. Essa história foi adaptada para o cinema americano, tornando-o reconhecido.

Os livros de Antoine de Saint-Exupéry se tornaram best-sellers, sua obra Terra dos homens foi premiada pela Academia Francesa de Literatura.  Além disso, esse livro também recebeu um prêmio da American Booksellers Association.

Confira outros livros escritos por Antoine de Saint-Exupéry.

  • O aviador (1926)
  • Correio sul (1929)
  • Voo noturno (1931)
  • Terra dos homens (1939)
  • Piloto de guerra (1942)
  • O pequeno príncipe (1943)
  • Carta a um refém (1944)
  • Cidadela (1948)

Além de seu trabalho como escritor e ilustrador em suas próprias obras, Antoine também escrevia artigos sobre a guerra civil para os jornais L’Intransigeant e Paris-Soir. Se tratando de sua  vida pessoal, o escritor foi casado com Consuelo Gómez Carrillo.

A vida de Antoine de Saint-Exupéry foi repleta de voos e histórias.  Por fim, com o início da Segunda Guerra Mundial, voltou à carreira militar como piloto de guerra,  no entanto, logo foi dispensado. No ano de 1942 o piloto, solicitou novamente a sua  reintegração às forças de guerra. Dois anos depois, em 31 de julho de 1944, durante uma missão militar de reconhecimento, o seu avião desapareceu após ser abatido por um caça inimigo alemão.

O corpo de Antoine de Saint-Exupéry nunca foi encontrado, no entanto os destroços do avião que o autor pilotava, só foram encontrados anos depois em 2004, na França.

Gostou dessa Biografia? Acesse nossa área especifica de biografias

Posts relacionados

Biografia de Lygia Bojunga

Biografia de Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é um dos grandes nomes da Literatura Infanto-Juvenil nacional. A autora é tão importante para a...