Biografia de Madame de Beaumont, A bela e a fera!

por | nov 30, 2021 | Biografia

Com certeza você conhece  a história de “A Bela e a Fera”, não é mesmo? O conto fez parte da infância de muitas gerações. O conto é tão famoso,  que foi reescrito e adaptado tantas vezes que é difícil saber de quem é a verdadeira autoria do mesmo.

A versão mais antiga do conto é de autoria de Gabrielle-Suzanne Barbot, a Madame de Villeneuve, publicada em 1740. No entanto, a versão que conhecemos é de autoria de Jeanne Marie Leprince de Beaumont, a Madame de Beaumont. E é dela que vamos falar hoje.

Conheça um pouco da vida e obra dessa autora.

Jeanne Marie Leprince nasceu em Rouen, na França, em 1711.

Biografia de Madame de Beaumont

Começou sua carreira como professora na corte de Lorena, ensinando música e boas maneiras para as crianças da corte.

Como autora, publicou sua primeira obra, em 1748, que tem como título “O Triunfo da Verdade, o Memorial de Madame de La Villette”

Dois anos mais tarde, em 1750, a autora deixou sua filha em um internato e se mudou para Londres, onde continuou a trabalhar como professora, lecionando para moças da nobreza.

Obras da Professora Madame de Beaumont:

Mesmo trabalhando como professora, Madame de Beaumont, não deixou de lado o seu amor pela literatura, pois entre os anos de 1750 a 1780, a autora escreveu 4 volumes de contos. São eles :

  • 1757 – Le magasin des enfants – A revista das crianças
  • 1760 – Le magasin des adolescents – A revista dos adolescentes
  • 1768 – Le magasin des pauvres – A revista dos pobres (em tradução livre)
  • 1770 – Le mentor moderne – O mentor moderno.

Cada uma dessas coletâneas, era voltada para educação de crianças e jovens, onde  Madame de Beaumont falava com seu público através de antologias de histórias, contos de fadas, ensaios e anedotas, com as quais estimulava o seu leitor a pensar, refletir, conversar e sobretudo, estimulava-os a ouvir seus corações.

Entre as 4 coletâneas de contos, a mais conhecida é a  Le Magasin des enfants (a revista das crianças) publicada em 1757, que inclui o conto ”A Bela e a Fera”. Madame de Beaumont criou uma versão resumida e com uma linguagem mais acessível aos jovens da época  do conto publicado por Madame de Villeneuve em 1740.

Em sua vida pessoal, Jeanne Marie Leprince casou duas vezes. Seu primeiro casamento  com M. de Beaumont, de quem adotou o sobrenome, no entanto, durou pouco e assim foi pedida sua anulação.

Já em seu segundo casamento, a autora, se casou com o inglês Thomas Pichon, desta vez, a união parece ter dado certo, pois Thomas e Jeanne tiveram 6 filhos juntos.

Madame Jeanne Marie faleceu em 1780, dez anos depois da publicação do último volume de suas coletâneas, mas sem dúvida deixou um grande legado para crianças e jovens que perdura até os dias de hoje.

Acesse outras Biografias – LINK CIA DOS LIVROS

Posts relacionados

Biografia de Lygia Bojunga

Biografia de Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é um dos grandes nomes da Literatura Infanto-Juvenil nacional. A autora é tão importante para a...