Biografia Ruth Rocha

por | jan 7, 2022 | Biografia

Ruth Rocha é uma das mais queridas e amadas escritoras do país e um dos nomes de maior destaque da literatura infantil nacional, com seu jeito único de escrever Ruth, marcou gerações e conquistou o coração de seus leitores.

Conheça um pouco mais da vida e da obra de Ruth Rocha.

Ruth nasceu em 2 de março de 1931, na cidade de São Paulo.  Seu amor pela leitura começou ainda na infância, sua casa era repleta de livros  o que com certeza ajudou a moldar a criatividade de Ruth.

Sua carreira profissional como escritora, começou na revista Claudia, com o seu estilo de escrita inconfundível cheio de personalidade, Ruth recebeu o convite para trabalhar na revista Recreio. A revista Recreio foi a responsável por lançar Ruth como escritora.

Biografia de Ruth Rocha

Ao longo de sua carreira, Ruth também trabalhou como editora e, coordenadora do departamento de publicações infanto juvenis da editora Abril.

Na literatura, seu primeiro livro foi publicado no ano de 1976, com o título “Palavras, Muitas Palavras”. Mas foi o seu segundo livro, “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que Ruth se tornou um  dos maiores sucessos editoriais do Brasil, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos.

Em 1998, a autora foi condecorada, com a Comenda da Ordem do Ministério Cultural. Além disso, ao longo de mais de 50 anos dedicados à literatura, Ruth recebeu diversos prêmios dentre eles, prêmios ligados a da Academia Brasileira de Letras, a Associação Paulista dos Críticos de Arte, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além de oito prêmios Jabutis da Câmara Brasileira de Letras, entre muitos outros prêmios literários importantes.

A escrita de Ruth encantou a todos, pois além de divertir suas obras ensinam  e proporcionam reflexão nas crianças. Além de premiada, a autora tem uma carreira extensa com mais de duzentos títulos publicados, tendo a sua obra traduzida para vinte e cinco idiomas.

Conheça algumas de suas principais obras:

  • 1973 – O reizinho mandão
  • 1976 – Palavras muitas palavras
  • 1976 – Marcelo, marmelo, martelo
  • 1978 – O reizinho mandão
  • 1982 – Sapo vira rei vira sapo
  • 1986 – Quem tem medo de monstro?
  • 1989 – Uma história de rabos presos
  • 2002 – Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha
  • 2008 – Este admirável mundo louco
  • 2020 – Almanaque do Marcelo e a turma da nossa rua

Outro trabalho admirável da autora, foi escrito em parceria com Otávio Roth,em conjunto os autores escreveram a “Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças”, lançado na sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, em 1988.

Uma das grandes inspirações de Ruth  para escrever as suas  primeiras obras veio de sua vida pessoal, através de sua filha Mariana. Ruth é viúva de Eduardo Rocha com quem estava casada há mais de 50 anos.

 

 

Posts relacionados

Biografia de Lygia Bojunga

Biografia de Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é um dos grandes nomes da Literatura Infanto-Juvenil nacional. A autora é tão importante para a...