Início » Biografia Vincent van Gogh o ACLAMADO artista holandês ENCANTA até HOJE

Biografia Vincent van Gogh o ACLAMADO artista holandês ENCANTA até HOJE

Biografia Vincent van Gogh (1853-1890) foi pintor holandês, representante do pós-impressionismo. Começou a se dedicar a pintura aos 27 anos, financiado por seu irmão mais novo Théo. Foi um homem intenso, suas obras se misturavam com sua instável saúde emocional. Se dedicou por menos de uma década a arte, porém nesse meio tempo pintou cerca de 879 telas. Conforme sua condição psicológica piorou, foi se isolando, ao passo que aos 37 anos, tirou a própria vida. Morreu praticamente no anonimato, foi reconhecido apenas após sua morte. Hoje, contudo, é considerado um dos artistas mais influentes da história, sobretudo na vertente expressionista.

vincent-van-gogh
vincent-van-gogh

Qual a história de Van Gogh?

Vincent Willem Van Gogh, nasceu em 30 de março de 1853, em Zundert, na Holanda. Filho de um pastor e uma artista, teve mais 5 irmãos. Durante sua infância, a família passou por diversas dificuldades financeiras, portanto Vicent, começou a trabalhar ainda muito jovem, como comerciante de artes, em Haia.

Com 20 anos, foi morar em Londres e, logo depois, em Paris. Aos 24 anos, retornou a Amsterdam e se interessou com intensidade por assuntos religiosos. Chegou a estudar Teologia, e se dedicar a evangelização em minas de carvão, na Bélgica.

Em 1886, retornou a Paris, para se dedicar a sua arte. Dessa forma, teve contato com grandes pintores da época, ao passo queque sua arte passou a apresentar traços do Impressionismo. Posteriormente, se mudou para Arles, no sul da França, uma região de paisagens muito belas, que passaram a inspirar as obras do artista. Nessa época, tem uma a convivência conflituosa com Gauguin, a intercorrência dos fatos o leva a cortar sua própria orelha.

Posteriormente Van Gogh é internado em um hospital e logo depois em um asilo. Em 1890, com a saúde já bastante deteriorada, sai do asilo e vai para o noroeste de Paris, viver sob os cuidados do Dr. Paul Gachet, fica constantemente pintando, insatisfeito com a sua realidade, tenta contra a própria vida, com um tiro no peito, morre pouco depois, em 27 de julho de 1890, aos 37 anos de idade.

Leia Também:
Van Gogh Experience

 

Quem foi Vincent Van Gogh e quais as suas principais obras?

Integrante da geração pós-impressionista, foi um artista inovador que desenvolveu uma linguagem artística autêntica. Seu estilo, foi influenciado por artistas impressionistas e por sua paixão pela arte e cultura oriental, bem como por saúde emocional. Dessa forma, construiu suas obras com pinceladas separadas, espirais e cores fortes.

Atualmente é considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Em dez anos viveu sua arte com intensidade e, Como resultado, pintou mais de 800 telas a óleo. Assim, seis estão entre as mais famosas do mundo: A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo (1888), Os Girassóis (1888), Terraço do Café à Noite (1888), Quarto em Arles (1889), A Noite Estrelada (1889) e A Igreja de Auvers (1890).

A influência emocional que tanto acompanhou a trajetória do pintor criou um estilo único, nem impressionista, nem expressionista, de forma que suas obras praticamente “falavam” sobre o que sentia e pensava. Após sua morte, sua arte se tornou reconhecida como um retrato de seu esforço durante toda vida.

biografia-vincent-van-gogh-girassois
biografia-vincent-van-gogh-girassois

Qual foi a única obra vendida por Vincent van Gogh ainda em vida?

Em novembro de 1888, Van Gogh pintou ”A Vinha Encarnada”, inspirado nas folhas de parreiras que se espalharam pelo chão após uma chuva. Sendo este o único que seu irmão, Theo, conseguiu vender enquanto o pintor ainda vivia. Ainda assim, o quadro foi vendido por uma quantia equivalente ao que seria aproximadamente 500 dólares atuais.

Quantia muito abaixo das obras vendidas posteriormente ,como o “Retrato do Dr. Gachet (1890)”, arrematado por 82,5 milhões de dólares, em 1990.

Principais Obras

  • A Igreja em Nuenen, 1884
  • Os comedores de batatas – 1885
  • Caveira com Cigarro Aceso, 1886
  • A Ponte Debaixo da Chuva, 1887
  • Barcos de Saintes-Maries, 1888
  • Auto-Retrato com Orelha Cortada, 1888
  • A vinha encarnada ou Vinhedo Vermelho- 1888.
  • O Quarto em Arles, 1889
  • Doze girassóis em uma jarra – 1889.
  • A noite estrelada – 1889.
  • Autorretrato – 1889.
  • A Ronda dos Prisioneiros, 1890
  • A Igreja de Auvers, 1890
  • Retrato de Dr, Gachet, 1890

Bibliotecária e mestre em ciência da Informação pela Unesp, estudante de psicologia. Curiosa pela vida, apaixonada por histórias reais.