Biografia: o que é, como escrever uma biografia?

por | abr 4, 2022 | Biografia

Precisando escrever uma biografia?  Fique tranquilo! Escrever não precisa ser um bicho de sete cabeças, preparamos este artigo para descomplicar de vez a biografia para você.

O que é a biografia?

Para começar a descomplicar a biografia, você precisa ter certeza ao descobrir o que é uma biografia. Desta forma, nós fomos atrás da origem da palavra, e descobrimos que se trata  da junção de dois termos de origem Grega, são eles:  “bios”  que significa vida e “graphein” que por sua vez, significa escrever.

Ou seja, a biografia trata-se de um gênero textual da língua portuguesa utilizado para contar a história de vida de uma pessoa. Assim, o texto irá  abordar todos os aspectos pessoais importantes da vida da pessoa que terá a sua biografia escrita. O texto deverá informar também um pouco sobre o contexto social no qual a pessoa está inserida.

Outro ponto a ressaltar sobre os textos biográficos, é que eles são marcados por uma narração em terceira pessoa e precisam  seguir uma  ordem cronológica dos fatos da vida da pessoa biografada.

Também é possível que o texto biográfico, seja narrado em primeira pessoa, e, ainda que ambas narrativas reúnam os fatos da vida de alguém, autobiografia e biografia não devem ser confundidas uma vez que a autobiografia, é o contado pela própria pessoa que vivenciou os fatos. Mais adiante neste artigo, iremos abordar o tema de forma mais profunda.

Agora que você já sabe o que é uma biografia, chegou a hora de descobrir como escrever uma. Confira!

Como escrever uma biografia?

Precisa escrever uma biografia? Dá só uma olhada nessas dicas para escrever o melhor texto bibliográfico possível.

Primeiramente, para começar a escrever uma biografia, o autor deve iniciar seus trabalhos com um trabalho extenso de pesquisa sobre a vida do personagem a ser biografado.

O material de pesquisa pode ser coletado através de entrevistas pessoais com o biografado e pessoas que vivem ao redor do mesmo. Se o biografado for alguém conhecido pelo público em geral, também é possível coletar informações através de textos, programas de rádio e tv, filmes entre outros materiais disponíveis.

Depois de coletar as informações sobre cada uma das etapas da vida do biografado, é importante que o autor entenda também o contexto social onde aquela pessoa está inserida.

Para coletar essas informações, o autor deve buscar entender a época em que o biografado vive ou viveu, os costumes do lugar, influência da política além de compreender os acontecimentos históricos da época retratada.

Depois de coletar as informações, sobre o autobiográfico e o contexto da pessoa que está inserida, chegou a hora de escrever o texto.

Na introdução do texto, o autor precisa apresentar o biografado. Alguns dados que são interessantes serem apresentados em primeiro momento, são o nome, local e datas de nascimento e falecimento, se for o caso.

Além disso, nesse momento do texto, o autor pode começar a apresentar outros fatos como, qual a profissão do biografado ou o fato que o levou a ser biografado.

A partir daí, chegou a hora de contar a história da pessoa a ser  biografada. Sendo assim, para facilitar a escrita e a compreensão do leitor, divida a vida do personagem em tópicos importantes.

Características para escrever biografia:

Alguns fatos relevantes que podem ser abordados nessa etapa da criação do texto:

  • Data e local de nascimento
  • Narração de momentos importantes da infância
  • Detalhes da trajetória profissional
  • Importância social do perfil biografado
  • Descrever sobre a participação do mesmo em algum período ou fato histórico específico
  • O legado, ou as obras, que o perfil biografado deixou ou deixará até o fim da vida
  • Caso a pessoa biografada já tenha falecido fale sobre a data e, caso o autor ache pertinente, fale também sobre as causas que levaram a pessoa biografada à morte.

Não deixe de acrescentar também curiosidades sobre a vida da pessoa biografada. Além de escrever sobre outros fatos que possam servir para auxiliar o leitor a entender melhor os fatos apresentados.

Agora você já possui todas as ferramentas para escrever uma boa biografia, mas antes de começar a colocar a mão na massa, sugiro que continue lendo esse artigo, pois agora que você já sabe como escrever seu texto também é importante classificá-lo de forma correta.

Confira a seguir.

Tipos de biografia

Para fins de estudo, o texto de caráter biográfico pode ser classificado em três principais tipos, são elas:

Biografia

O texto bibliográfico, conforme falamos anteriormente, é aquele texto narrado pelo autor em terceira pessoa, que aborda em seu conteúdo a vida de uma personalidade, seja ela famosa ou não.

Para escrever esse modelo de texto o autor terá que buscar seu conteúdo através de pesquisa e/ou entrevistas, uma vez que o mesmo não viveu os fatos.

Autobiografia

A autobiografia, por sua vez, é o texto escrito pela própria pessoa biografada, ou seja, a pessoa que de fato viveu os fatos apresentados no decorrer do texto. Desta forma, a narrativa do texto acontece em primeira pessoa.

Para colocar de forma prática, um exemplo famoso de uma autobiografia é a obra “O Diário de Anne Frank”.

Mini biografia

Para finalizar, a mini biografia como o próprio nome já indica, trata-se de um  texto pequeno, contando de forma breve e resumida os fatos mais relevantes  da vida de alguém.

A mini biografia, geralmente está presente na parte interna dos livros servindo como uma breve apresentação da vida e obra do autor.

Leia também:

 

Posts relacionados

Biografia de Lygia Bojunga

Biografia de Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é um dos grandes nomes da Literatura Infanto-Juvenil nacional. A autora é tão importante para a...