O que é o Livro de Mórmon? 

por | abr 14, 2022 | livros de religiao

Considerado um registro antigo bíblico, o Livro de Mórmon é uma escritura utilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. Sua origem, por sua vez, envolve diversas teorias. Uma delas é de que realmente as páginas tenham sido escritas por Jesus Cristo, filho de Deus. Já outra que tenha sido produzida por Mórmon e encontrada por Joseph Smith, guiado de forma divina. 

Neste conteúdo contamos um pouco mais sobre o que o livro fala. Assim como quais seus ensinamentos, por quem ele foi escrito e quais suas curiosidades. Para quem possui interesse em adquiri-lo também criamos uma lista de onde encontrá-lo. Se você gosta de estudar mais sobre religiões com certeza esse post pode contribuir. Acompanhe. 

Afinal, o que é Livro de Mórmon?  

O livro de Mórmon, assim como a Bíblia, foi escrito baseado na Fé. Utilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, a obra traz escritos sagrados de seguidores de Jesus segundo a instituição. Quem o compilou no entanto, na visão da Igreja, foi Mórmon, um profeta que viveu na época de Cristo, porém nas Américas. 

Dentre as principais perguntas respondidas pela obra estão a possibilidade de vida após a morte. Assim como o propósito da vida. Como encontrar a felicidade e paz. Como evitar o pecado e se arrepender de forma sincera. Para quem busca um acalento espiritual, o livro pode trazer respostas. 

De acordo com a breve explicação encontrada sobre a obra, o mesmo envolve registros como: Placas de Néfi, Placas de Mórmon, Placas de Éter e Placas de Latão. Assim como também quinze partes principais, as quais ligam as placas encontradas. Para dar veracidade ao conteúdo, o livro traz capítulos de três e oito testemunhas.

No que ele é baseado? 

De acordo com a Igreja, o livro de Mórmon é baseado na promessa de Deus. Para entendê-lo é necessário ler o mesmo com coração e mente abertos conforme a instituição.  Dessa forma é possível entender a divindade e veracidade dos escritos por meio do Espírito Santo. Dentre os principais princípios registrados pelo livro estão:

  • A fé em Jesus Cristo;
  • O arrependimento;
  • O batismo;
  • A alegria;
  • A salvação;
Livro de Mórmon

Livro de Mórmon

Quem o escreveu,  compilou e divulgou? 

Segundo a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias quem escreveu o livro de Mórmon foram vários seguidores de Jesus. Os relatos, por sua vez, foram compilados por quem leva o nome do livro, o profeta Mórmon. Contudo quem o encontrou e divulgou de fato foi Joseph Smith, um mensageiro de Deus segundo a Igreja. 

De acordo com a história, o Smith foi conduzido por anjos em 1823 para encontrá-lo. Bem como traduzi-lo de hebraico para Inglês. O registro original estava gravado em folhas de metal extremamente finas, assim como maleável também. A descrição das peças reforça que o material parecia ouro. Além disso com os escritos em ambos os lados das folhas.

Ao todo o mensageiro demorou cerca de quatro anos para ter posse do material. Isso porque de acordo com os anjos, Smith tinha como propósito fazer renda com o conteúdo. Dessa forma ele teve que provar ao contrário. Seus ensinamentos, por sua vez, foram liberados gradualmente. De acordo com a religião, a origem do livro de Mórmon vem de escrituras bíblicas.

As polêmicas do Livro de Mórmon

O livro de Mórmon também é envolvido em polêmicas. A religião em si, acredita que  Joseph Smith foi um mensageiro de Deus. Assim como todos os seus ensinamentos criados por escrituras divinas. Contudo há quem acredite que a história não é bem assim. Os antagonistas do livro ressaltam que as informações não são de origem bíblica. 

De acordo com quem questiona o livro, os versos descritos são copiados de outros materiais. Ou seja, um livro considerado plágio. De acordo com várias publicações na internet é possível também encontrar trechos dos materiais copiados. Assim como teorias do que teria realmente acontecido com Joseph. 

Onde encontrar o Livro de Mórmon? 

Se você chegou até aqui  e se interessou sobre o Livro de Mórmon, não se preocupe. É possível que uma dúvida sobre onde encontrá-lo apareça. Por isso, criamos uma lista dos locais de onde é fácil encontrá-lo. Vale destacar que uma versão impressa gratuita pode ser adquirida com um dos missionários da religião. 

Contudo é possível encontrá-lo em lojas como:

Shoppe – onde a versão física é comercializada de forma usada. Ou seja, pessoas que já usufruíram no livro estão o repassando.

Amazon –  onde a versão digital pode ser encontrada. A mesma pode ser acessada através do Kindle e comprada por um valor simbólico de R$2,06. 

Pelo Aplicativo Livro de Mórmon – assim como diversos outros conteúdos digitais, a tecnologia também foi adaptada ao livro de Mórmon. O mesmo pode ser acessado de forma digital através do aplicativo desenvolvido pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias.  O mesmo está disponível para Android e pode ser acessado de forma virtual pelo Google Play. 

Esse artigo foi útil para você?

 

Posts relacionados

Quantos livros tem a Bíblia?

Quantos livros tem a Bíblia?

A bíblia é um dos mais antigos e importantes livros da humanidade, não só pelo valor religioso inestimável como também...