Biografia de Romero Britto Polêmicas e Conquistas do artista reconhecido mundialmente
Biografia de Romero Britto, que é um artista plástico de Recife, Pernambuco. Que, por sua vez, conseguiu levar sua arte para todo o mundo. Com trabalhos feitos sob muita cor e vivacidade, ele explora ao máximo o potencial de suas inspirações.
Começou a pintar profissionalmente em 1980, já na cidade de São Paulo. Sua marca é o estilo único. Isto é, Brito desenvolveu uma técnica em que explora toda a tropicalidade do Brasil.
Além disso, ele envolve elementos clássicos com a atualidade da cultura pós-moderna. Assim, recebeu os melhores elogios, porém os mais conservadores o repelem. Algo que é parte da vida na arte.
Infância e juventude
Romero Britto em 6 de outubro de 1963. Porém, passou a maior parte da infância em uma casa humilde, em Olinda. Desde cedo ele demonstrou ter vocação para as artes plásticas. Desse modo frequentou a “Escola de Arte do Recife”.
Enquanto aprendia pintura e escultura na escola, ao mesmo tempo trabalhava em uma loja para ajudar em casa. Na adolescência, após conflitos pessoais, foi morar em São Paulo. Porém, mesmo morando nas ruas, nunca deixou de lado o sonho de ser artista.
O artista
Em 1980 começou a ter seus primeiros ganhos como profissional. Assim, aos poucos se fez reconhecido pela sua técnica. Permaneceu em São Paulo por mais de quase uma década. Assim, em 1989 mudou-se para os EUA.
Nos EUA
Britto foi para os EUA com a intenção de expandir-se no mundo da arte. Pois no Brasil, ele conseguiu ocupar seu espaço. Pois ele já comercializa suas obras por aqui. Era hora de ganhar o Planeta.
Nos EUA, ele conviveu com diversos nomes da arte no cenário global. Assim, aprimorou sua técnica a partir de trocas e estudos. A escolha de Miami, na Flórida, para morar foi intencional. Isto é, trata-se de uma cidade com um amplo cenário artístico evidente.
Ascensão na carreira
Como muita luta, sempre vale a pena. Para Romero Britto não foi diferente. Pois, nos EUA, expôs seus quadros em galerias de Miami. Consequentemente, ali, chamou a atenção dos críticos. Além de despertar o interesse de compradores.
Em 1993, a Absolut Vodka o convidou para desenhar a sua campanha. Assim, recebeu o grande impulso em sua carreira. Logo após, ele criou para campanhas da Coca-Cola e da Disney. Assim, recebeu convites para expor nos grandes museus nas galerias mais famosas do mundo.
Formação artística e influências culturais
A base da formação artística de Romero Britto se consolidou no período em Recife. Ou seja, nos seus primeiros estudos em uma escola de arte. Quanto ao estilo de seu trabalho, os especialistas a descrevem como pop e/ou neopop.
Portanto é visível a influência da sua terra, Recife, na produção do seu trabalho. Pois, suas pinturas transmitem tanta alegria quanto uma dança de frevo. Assim, sua arte transmite a vibração da história do povo brassileior, em especial de Pernambuco.
Influência cultural
A grande beleza do trabalho de Britto está no fato de incorporar sua vida nas obras. Ou seja, a arte foi um sinal de que ele poderia transformar a sua realidade de dificuldades em sucesso. Considerando que qualquer objeto pode se tornar arte.
Ao traçar um objeto em seu trabalho. Romero descreve todo o seu otimismo e esperança. Isso pode-se sentir no peso e vibração de suas cores.
Leia Também:
Biografia de Vincent Van Gogh
Van Gogh Experience
Técnicas
Romero Britto integra uma série de técnicas em seu trabalho. Isto é, ele desenvolveu uma forma de fazer arte capaz de transformar formas simples em cores vivas e com evidência de um contorno preto.
Não pintura, ele opta pela tinta acrílica. Porque ela tem uma secagem que possibilita a sobreposição de camadas. Assim, ele usa materiais que possibilitam a criação de diferentes efeitos.
Outra técnica é a serigrafia, ou seja, cria-se uma matriz para reproduzir outras imagens. Quanto às esculturas, ele trabalha com diferentes tipos de material. Isto é, é como se ele salvasse a peça, dando uma forma digna à massa.
Portanto, a técnica de Romero Britto é inovadora, perspicaz e simples.
Filantropia
O trabalho de Romero Britto em relação à filantropia tem como foco programas de educação e arte. Isto é, em 2005 ele criou a “Fundação Romero Britto” que promove programas para jovens em situação de vulnerabilidade.
Além disso, ele contribui com inúmeras fundações ONGs espalhadas pelo mundo. Por exemplo: a Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Controvérsias
Algumas controvérsias marcam, também, a biografia do artista brasileiro. Isto é, a mais comum são as acusações de plágio, feitas por diferentes artistas e até designers. Porém, Britto se defende e afirma que as suas obras são fruto da sua visão de realidade.
Outros questionam o alto valor das peças, ao mesmo tempo em que alegam que o seu trabalho é somente comercial. Isto é, sua obra não desafia os conceitos e nem provoca novas análises.
Legado
O legado de Romero Britto é transmitir o recado ao mundo de que todos podem produzir e ter acesso à arte. Ou seja, o seu trabalho tem um impacto existencial. Sua forma de ver e produzir arte se faz reconhecida em toda parte do mundo.
Mesmo diante das controvérsias e das acusações de superficialidade, ele fez arte. Bem como expandiu suas formas para o mais rico, até o mais pobre que pode reconhecê-lo através dos traços e das cores vibrantes.
A arte de Romero Britto, inclusive, fugiu das telas. Ou seja, suas cores e traços estão em roupas, designers, monumentos, publicidade, no mundo.
Referências: