Biografia Ziraldo Alves Pinto

por | set 9, 2021 | Biografia

Tenho certeza que você conhece o Menino Maluquinho, um importante personagem da literatura infantil brasileira, mas você conhece o Ziraldo? O autor responsável por dar vida ao menino travesso e cheio de criatividade com a inconfundível panela na cabeça?

A carreira de Ziraldo Alves Pinto vai muito além do Menino Maluquinho, ele é escritor, jornalista, cartunista, pintor, caricaturista, teatrólogo, chargista e ilustrador.

Conheça um pouco sobre sua vida e as obras.

A criatividade com certeza  foi algo herdado da família, seu nome veio da criativa junção do nome de seus pais Zizinha e Geraldo. Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, cidade localizada no interior do estado de Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932.

Biografia Ziraldo Alves Pinto

Desde cedo Ziraldo já se mostrava um artista, com apenas seis anos de idade, o menino teve um desenho seu publicado em um jornal.

A carreira de Ziraldo começou de fato com colaborações mensais na revista “Era Uma Vez” e não parou mais… Durante sua carreira passou  por revistas como: “A Folha de Minas”,  “Vida Infantil”, “Vida Juvenil”,  “Sesinho”, “A cigarra e O Cruzeiro”.

Outro marco importante em sua carreira foram os seus desenhos para cartazes para vários filmes do cinema brasileiro, além das suas charges políticas.

Não foi só no Brasil que Ziraldo obteve reconhecimento de seu talento, várias revistas internacionais da Inglaterra, da França, e dos Estados Unidos, traduziram e publicaram  suas criações.

No ano de 1969,  o artista ganhou o “Oscar Internacional de Humor” no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além de ser premiado com o Merghantealler, prêmio máximo da imprensa livre da América Latina. Ziraldo também foi o primeiro artista latino americano a desenhar o cartaz anual da Unicef. Além disso, com o livro Flicts, o prêmio internacional Hans Christian Andersen.

Na literatura, Ziraldo se destaca como autor de histórias infantis, ao longo de sua carreira o autor escreveu mais de 130 obras.

Essas são algumas de suas principais obras da Biografia Ziraldo Alves Pinto:

  • Flicts (1969)
  • O Menino Maluquinho (1980)
  • O Bichinho da Maçã (1982)
  • O menino mais bonito do mundo (1983)
  • O menino marrom (1986)
  • O menino quadradinho (1989)
  • Menina Nina – duas razões para não chorar (2002)
  • Os meninos morenos (2004)
  • O menino da Lua (2006)
  • Nino, o Menino de Saturno (2015)

Já em sua vida pessoal, Ziraldo  se casou com Vilma Gontijo Alves Pinto, com quem teve três  filhos. Após o falecimento de sua esposa,  o autor escreveu o livro “Menina Nina: Duas razões para não chorar”, como forma de explicar o falecimento de sua esposa para sua neta.  Ziraldo casou pela segunda vez com Márcia Martins da Silva.

Se você quiser se aprofundar e conhecer ainda mais a vida e a carreira de Ziraldo, existem especiais de TV e  documentários sobre sua vida e obra.

Acesse nossa área de biografias

Posts relacionados

Biografia de Lygia Bojunga

Biografia de Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é um dos grandes nomes da Literatura Infanto-Juvenil nacional. A autora é tão importante para a...