Biografia Elvis Presley A História do Rei do Rock and Roll

Biografia de Elvis Presley, o cantor que entrou para a História como o maior nome do Rock and Roll. Isto é, sua influência está presente na música internacional, mesmo passando muitos anos da sua morte. 

Sua carreira se iniciou em Memphis, cidade do Tennessee, lugar onde recebeu as primeiras oportunidades. Assim, pode ganhar os palcos e a admiração do povo estadunidense e, logo depois do mundo.

Elvis Presley foi um artista original. Pois ele conseguiu elaborar uma forma de se apresentar  de modo a somar todas as influências que ele aprendeu. Assim, fez escola, de modo a influenciar artistas de todo Planeta que vieram depois.

Elvis-Presley-show
Elvis-Presley-show

Infância e juventude de Elvis

Elvis Presley nasceu no interior do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935. Exatamente na cidade de Tupelo. Sua família era pobre, ao passo que muito religiosa. Assim, a primeira influência em sua música foi o gênero gospel.  

Na sua infância, junto com a família, ele gostava de ouvir rádio. Portanto, ele aprendeu sobre outros gêneros. Especialmente o country, o jazz e o Blues.Aos 13 anos, foi com seus pais para a cidade Memphis, lá ele começou a tocar violão, seu primeiro instrumento.

Em Memphis se formou no High School em 1953. De modo que antes de sua carreira deslanchar, ele trabalhou em diversos empregos. Mas, sempre em busca de mostrar a sua arte musical e viver dela. 

O início da carreira de Elvis

Elvis Presley iniciou, na música, a partir da década de 1950, mas o início profissional se deu em 1954. E o seu primeiro trabalho de sucesso foi  ‘Heartbreak Hotel’. Single que lhe proporcionou os seus primeiros fãs. 

Em princípio ele participava de concursos e apresentações locais. Porém, um dia recebeu sua primeira oportunidade na gravadora Sun Records. Ao gravar duas músicas, ele ganhou a confiança do proprietário, Sam Phillips, que lhe permitiu produzir outras demos.  

Elvis, em princípio, ficou famoso no sul do EUA. Ou seja, quando fez shows com a sua banda The os Blue Moon Boys. Assim, conseguiu muitos fãs por onde passava. O que mais impressionava era a forma como ele dançava com os quadris.

Serviço Militar

Em 1955, Elvis assinou com a gravadora RCA. Portanto dá início ao sucesso. Pois, vieram várias músicas. Além disso, ele gravou filmes e era presença constante na TV. Mas em 1957 ele recebeu a convocação para servir o exército.

Assim, em 1958 ele parte para a Alemanha, mas sua apresentação se atrasou devido a morte de sua mãe, Gladys. Ele ficou um ano e meio na Europa, até receber baixa e retomar a sua carreira. 

O sucesso mundial de Elvis

O estilo de Elvis foi além dos limites dos EUA. Ou seja, pode-se afirmar que transcende, inclusive, a própria música. Pois ele conseguiu atingir a todos os cantos do mundo com sua arte, Além disso, promoveu uma mudança cultural, imprimindo sua forma de ser,

Elvis Presley alcançou o nível mais alto da fama. Isso em um tempo em que não existia a rapidez da internet. Mas, pelo cinema, TV e rádio ele ganhou o mundo. O cantor é um capítulo fundamental na História da Música, ou melhor, da arte. 

A vida pessoal de Elvis

A vida pessoal de Elvis passou por vários problemas. Primeiramente destaca-se a sua dependência em relação a remédios. Ou seja, esse foi um dos motivos que abreviou sua vida, portanto sua carreira.  

Ele se casou, em 1967, com Priscilla Presley. Eles se conheceram quando ele estava no exército. Assim tiveram Lisa Marie Presley, a única filha do casal.  O casamento durou poucos anos, pois eles se separaram em 1973.

Hobbies

Elvis tinha muitos gostos peculiares a sua personalidade, isto é, um de seus hobbies era as artes marciais, Ele praticava karatê. Outra mania era a de colecionar carros de luxo. Bem como comprou seu próprio telescópio para olhar as estrelas. 

O legado de Elvis

Em 16 de agosto de 1977, o mundo recebeu a notícia de que Elvis Presley partiu deste mundo aos 42 anos. Em meio a tristeza, ou seja, mesmo diante a dor, os fãs e admiradores entenderam que sua arte jamais morreria 

Portanto, Elvis Presley escreveu uma das páginas mais importantes da história da cultura, Ao passo que deixa um legado para todos os artistas que vieram e virão. Depois do cantor, ninguém fez arte como antes. Inclusive, seu legado não está apenas em repetir, mas ele incentivou os artistas a criarem seu próprio estilo.

Se hoje existem artistas de várias mídias, é porque Elvis , em sua época, rompeu essas barreiras. Isto é, quando consolidou seu sucesso em Rádio, TV e Cinema. 

Curiosidades sobre Elvis

Las Vega marca a história de Elvis por ser local do seu pior show, ou seja, do seu grande fracasso em 1956. Ao passo que foi palco do seu show mais famoso em 1969.

A comida preferida do rei do Rock era uma combinação nada saudável. Isto é, ele comia um sanduíche com uma porção generosa de bacon, pasta de amendoim e banana grelhada. 

Elvis é um ícone cultural que ultrapassou os limites da música. A partir dele o mundo passou a cantar, dançar e até se vestir diferente. Por isso eternizou-se a frase que tem grande ressonância na História: Elvis Presley Não morreu!

Referências:

Biography

Radio Agencia Nacional

Juliano

Historiador e Pesquisador Apaixonado por palavras e por contar as melhores histórias.

Juliano tem 20 posts e contando. Ver todos os posts de Juliano