Salmo 91: A história de como este salmo se tornou uma fonte de inspiração e proteção para muitas pessoas ao redor do mundo
O Salmo 91 é um dos textos mais famosos da Escritura judaico-cristã. Ou seja, da Bíblia. Grande parte dos fiéis, mesmo não cirstão, o rezam com um salmo de confiança. Principalmente por conta do primeiro versículo.
Pois logo nas primeiras palavras, o salmista invoca a proteção do Senhor. Se coloca como aquele que está sob a proteção do Deus Altíssimo. Assim, nada poderá contra ele.
O salmo 91 é presente na tradição cristã em todos os segmentos. Seja entre os católicos, bem como os ortodoxos, inclusive os protestantes.
É muito comum encontrar nas casas a Bíblia aberta neste salmo. Além disso, muitas pessoas não começam o dia antes de proclamá-lo.
História do Salmo 91
A origem da palavra salmo é saltério. Que em hebraico remete a um instrumento musical. Ou seja, o texto que carrega esse nome é um poema para se recitar ou cantar com o saltério.
O povo hebreu proclamava os salmos para contemplar a própria vida. Portanto há textos de sofrimento, bem como de alegria. O Salmo 91, em especial, remonta ao Templo, onde está o tabernáculo. Isto é, o lugar da proteção.
A autoria dessa oração se remete a Moisés. O homem que libertou o povo em nome do Senhor. Bem como trouxe a Lei para a Terra. Existem outras historiografias que atribuem ao Rei Davi.
O fato seguro é que o texto trata da confiança do povo em Adonai. O Deus que o salvou do Egito e lhes deu a terra prometida. Assim eles construíram sua vida sob Sua proteção.
Mensagem do Salmo 91
É um texto construído com base na fé da proteção de Deus. Isto é, o autor se vê portador da bênção e sob guarda do Deus Altíssimo. Portanto diante das dificuldades, sofrimentos e tribulações, nenhum mal se sobressai.
Significa que o Senhor ama tanto os seus que ordena os anjos não deixar que algum deles tropece. Inclusive diante de animais perigosos, Deus está ali para protegê-lo. Mesmo as forças do mal. Pois se diz, nenhum flagelo (demônio) chegará perto da sua casa. O Senhor está sempre por perto.
A confiança a partir do Salmo 91
Até hoje o salmo 91 está presente na vida das pessoas como oração de confiança. Isto é, se reza antes de começar o dia, mesmo ao sair de caldas. Principalmente quando se passa por alguma adversidade na vida.
Existem muitas ocasiões em que se reza o salmo 91. Como um médico antes de realizar uma cirurgia. O próprio paciente a operar-se também pode rezar. alguém que passa por dificuldades no emprego ou nos estudos.
Há relatos de pessoas que se curaram de algum medo ao rezarem diariamente o salmo 91. Portanto, homens e mulheres que não conseguiam tirar carteira de motorista. Gente com medo de animais entre tantos testemunhos. Ali está a oração milenar de confiança.
Rezando o salmo 91
Santo Agostinho dizia que quem canta bem reza duas vezes. Assim as orações tornaram-se música ao longo do tempo. No caso do salmo 91, é uma reza que já nasceu como música. Pois todo salmo é metrificado desde a origem hebraica.
Assim esse texto tornou-se inspiração ao longo de séculos. Desde o rei Davi que todos os dias canta seus salmos ao Senhor com sua cítara. Muitas bandas e cantores, sejam cristãos ou não, já cantaram o salmo em seu repertório.
O ensinamento do salmo 91
O salmo 91 é um texto que fugiu dos limites da sua tradição. Pois ele está presente em diversos cultos, de diferentes religiões. Inclusive sua mensagem ressoa em diversos cantos.
A lição desse salmo remete ao fato de que não viemos do nada. Assim, existe um Deus que é criador, além disso, ele protege a sua criatura. Portanto ninguém está abandonado. E quando surgir a dificuldade, basta lembrar que Deus está ali.
Mesmo diante da tragédia, como relata o versículo 7, nenhum mal irá atingir os que Deus protege. Então confia e vai, vença os medos e conquiste os seus sonhos.
Leia Também:
Quantos livros tem a Bíblia?
Nenhum mal te atingirá!
O salmo 91 é um texto antigo que se faz presente no mundo contemporâneo. Assim, ele acompanha as pessoas no decorrer da vida, independente da fé. E sua promessa é clara, Deus está contigo para te proteger. Não tenhas medo.
Não há vida sem dor, nem história, por mais sucesso se relata, que o caminho seja todo tranquilo. Por isso o Salmo é uma voz que diz, não desista. Vai e segue!
Pode-se considerar esse salmo como um dos textos mais ecumênicos da História da Humanidade. Ou seja, capaz de unir os povos em torno da confiança em Deus.