Início » Salmo 121 – O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra

Salmo 121 – O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra

O Salmo faz parte de um bloco que se conhece por Cantos da Subidas. Ou seja, são canções que se cantavam durante as  caminhadas. O ovo judeu desde sempre celebra os gandes eventos da sua história em peregrinações ao Templo.

Nesse contexto, o salmo tornou-se um salmo para viagens. Muitos antes de sair para longe ou perto, o rezam. Inclusive, o próprio texto refere-se à proteção tanto ao sair quanto ao chegar.

O Salmista neste texto convida a pessoa a mudar o olhar. Isto é, tirar o foco do medo e voltar-se a quem lhe dá proteção. com quem diz, tenha confiança e foque seu olhar no que é verdadeiro. A proteção do Criador. 

Significado do salmo 121

O significado deste salmo é a fé na proteção do Senhor. Portanto aquele que busca olhar para as mãos de Deus está seguro. Isso tanto nas viagens do cotidiano, quanto na grande peregrinação da vida.

SALMO 121
SALMO 121

Assim, o intuito do salmo é encorajar. Considerando que seu contexto remonta ao período de guerras. Tempo em que o povo Hebreu sofria perseguições. Além disso, foi a fé que o manteve firme na conquista da Terra Prometida.  

Salmo 121 completo

Veja o texto do Salmo completo. São poucos versículos, mas revelam a profundidade da relação entre o povo judeu e o Senhor. De todas as culturas, o judaísmo se destaca quanto à síntese crença e vida.

SALMO 121 (120)

1 Canto. Para as subidas.

Levanto os olhos para as montanhas, donde me virá socorro?

2 0 socorro me vem do Senhor, o autor dos céus e da terra.

3 Que ele não deixe o teu pé vacilar, que o teu vigia não cochile! 

4 Não! Ele não cochila nem dorme o vigia de Israel.

5 0 Senhor é teu vigia. O Senhor é quem te dá sombra, ele está à tua direita.

6 “De dia, o sol não te atingirá, nem a lua durante a noite.

7 O Senhor te guardará de todo mal. Ele guardará tua vida.

8 O Senhor guardará tuas idas e vindas, desde agora e para sempre.

Assim, este salmo é um grande exemplo de como a presença de Deus é importante na história do Povo da Aliança. Ou seja, os judeus. Mas como vários outros, ele passou a ser parte da vida dos cristãos, bem como de outras crenças. 

Principais Versículos

Entenda o salmo 21 a partir da análise dos versículos. Esse exercício é importante por toda a profundidade e riqueza que cada um carrega. Veja aqueles que se destacam. Bem como o seu processo de elaboração.

Versículo 1

O versículo 1 é muito rico em simbolismo. Primeiramente lembra-se da caminhada. Isto é, de quanto é difícil subir. a peregrinação é longa e muitas vezes incerta.

Os olhos voltados para os montes retratam a fé na presença de Deus. Para a tradição judaica, as montanhas representam o lugar da morada de Deus.

Portanto, por mais que o caminho na subida seja difícil. Ao olhar para cima, lá no monte, onde está Deus, as forças se revigoram. 

Além disso, na vida nunca se deve perder o foco, ou objetivo. quando as coisas parecem difíceis, contemple o final.

Versículo 2

Ao perguntar de onde vem o socorro, parece que o salmista expressa todo seu temor. Porém, a conclusão leva a compreender que ele quer reafirmar sua confiança

Porque a única e preciosa ajuda que ele espera é a Deus. O mesmo que fez os céus e a terra. 

Portanto este versículo declara que a única esperança possível está no Senhor. Assim, concorda com o profeta Jeremias que diz que feliz é somente quem confia em Deus. 

Leia também:
Salmo 23 por que é uma das orações maus poderosas da bíblia sagrada.

Versículo 5

Este versículo trata-se da confissão de fé na proteção de Deus. O salmista diz que não precisa ter medo ou angústia. Porque o Senhor caminha à sua Direita. 

Isso significa que Deus jamais abandona os seus, ele caminha do lado como uma mãe vai à direita da criança pelo caminho. Ou seja, o Senhor te segura pela mão.

Outro símbolo importante é a sombra, que refresca quando o sol está muito forte. Assim, é o Senhor para os seus, refrigério no calor.

Curiosidades do salmo 121

Este salmo se destaca pela quantidade de simbolismo que ele traz em poucas linhas. Temas como os montes, a sombra, o vigia, o sol e a luas muito significativos na religião judaica.

Isso porque tudo que existe tem a mão de Deus. Assim cada coisa carrega sua sacralidade. Portanto pode-se dizer que é um texto que traduz o mais profundo sentimento do povo de Israel.

O que diz no Salmos 121?

Nos nossos dias estas palavras têm ressonâncias significativas. Porque muitos têm caminhadas difíceis na vida. Ou seja, precisam subir grandes monstros para alcançarem suas metas.

Além disso, é uma motivação para pessoas que têm medo ou pânico. Isto é, um bom incentivo a não ficar na inércia e buscar ajuda para se curar. Pois o texto traz uma carga de crença na proteção. Ao passo que transmite carinho e aconchego; 

O que significa o Salmo 121 8?

A conclusão do Salmo 121 remete a totalidade da vida. Portanto demonstra que Deus está presente em todos os momentos. Seja em cada viagem, conquista, novos desafios. Isso até a eternidade. 

Assim entende-se que Deus criou os seres humanos para amar. Ele ama tanto que protege a cada instante da vida. Ele está presente desde o início até a sequência da história na eternidade.