Salmo 7: Significado, Versículos e Interpretação
O Salmo 7 faz parte do conjunto que se atribui ao Rei Davi. Assim, a tradição o identifica como um salmo escrito para aquele que lhe anunciou a morte de Absalão, filho do governante.
Este homem trata-se de Benjamin de kush. Porém isso é uma interpretação da tradição, pois não há comprovação histórica.
O texto remete a um intenso período de guerra. Ou seja, quando havia uma disputa intensa entre Davi e Saul pela liderança.
Outra versão é que este kushita seria um informante de S
aul. Porém o que se sabe é que o Salmo 7 é um clamor de Davi em que retrata a angústia e o pedido de perseverança na luta.
Versículos do Salmo 7
O Salmo 7 está escrito em 5 blocos. Isto é, Davi retrata a situação em que estava enfrentando. Assim, ele clama a Deus, ao mesmo tempo, justifica sua prece.
Desse modo ele lembra que faz parte do povo que Deus ampara desde a libertação do Egito.
Salmo 7:1-5 – Davi clama por ajuda contra seus perseguidores
Os primeiros versículos são uma apresentação ao Senhor de toda a situação. Ou seja, o salmista, antes de fazer qualquer pedido, se coloca diante de Deus mostrando a perseguição que sofre.
Nos versículos de 3 a 5, Davi diz a Deus que Israel sofre uma injustiça. Por isso pede que o Senhor o ajude diante dos inimigos. Mais do que pedir socorro nessa hora. Ele afirma sua inocência e demonstra a maldade contra ele e o povo.
Salmo 7:6-9 – A justiça de Deus contra os ímpios
Na sequência do diálogo no Salmo 7, o salmista se coloca como um fiel ao Senhor. Consequentemente, não pretende fazer justiça com as próprias mãos. Desse modo espera que Deus venha em seu favor.
Os versículos 7 a 9 são clamores para que o inimigo de Israel seja descoberto. Bem como todos os seus crimes. Portanto o seu pedido é para que Adonai, o Senhor seja justo e distinga entre o fiel e o ímpio.
Salmo 7:10-13 – Deus julga os corações e as intenções dos homens
Neste bloco vemos que o salmista saúda com confiança a forma que Deus distingue as ações, isto é, o Senhor sabe que pratica o mal e quem faz o bem. Porque conhece os corações.
Portanto, aqui há uma celebração da confiança de que Deus fará a justiça acontecer. Porque o Criador não tem nenhuma tolerância diante da injustiça. é o instante que o salmista revela sua expectativa para que Ele venha em seu favor.
Salmo 7:14-16 – Os ímpios se tornam vítimas de sua própria maldade
Neste trecho encontramos o salmista convicto na teologia da retribuição. Presente no livro de Jó. Portanto, todas as ações têm consequência.
Desse modo o bom colhe bênçãos. Por sua vez, o malvado irá receber o castigo como pagamento do seu crime. Davi está convicto de que o retorno das ações é uma lei absoluta. Desse modo, a justiça chegará a Israel.
Salmo 7:17 – Davi louva a Deus por sua justiça
Na conclusão do Salmo 7, Davi agradece profundamente pela queda do inimigo. O mais importante é que todo o crédito da vitória está nas mãos de Deus. Por isso Israel se mantém fiel à Lei do Senhor.
Assim, diante da vitória, o salmista promete render louvores ao Senhor todos os dias de sua vida. Porque Adonai é o Deus justo e íntegro, acima de todos e só a Ele a Ele cabe todo o louvor dos homens.
Interpretação do Salmo 7
O Salmo 7 é um salmo que além de retratar a confiança na justiça de Deus. Ele demonstra a importância de ser com. Ou seja, seguir diretamente a Lei do Senhor. Porque tudo o que se faz volta para quem realizou.
Além disso, compreende a importância da liderança de Davi junto ao Povo, ele soube liderar assim como os antigos patriarca. Desse modo conseguiu a confiança de todas as tribos.
Leia Também:
Quantos livros tem a bíblia
A importância da justiça divina
É necessário entender que a justiça divina é uma realidade para o Povo da Aliança. Assim, a verdade deve prevalecer. Além disso, fica claro, pelas palavras de Davi que a Deus ninguém engana. ele sabe quem são as pessoas e como deve proceder em relação à justiça.
Dessa forma se evidencia a regra de ouro, que é um princípio mais antigo. Porém está no contexto da justiça. “Faça ao outro o somente o que quer a si mesmo. E não faça ao outro o que não quer para si”.
O valor da oração e da confiança em Deus
Para o Povo de Israel é preciso confiar em Deus. Pois praticando a justiça. Ele retribuirá com bênçãos. E mesmo diante das perseguições, é fundamental manter roto o olhar para Ele. Porque no tempo certo sua mão agirá.
Como aplicar o Salmo 7 na vida cotidiana
Na atualidade esse salmo tem muito a dizer às pessoas, porque o foco é a fé em Deus e confiança na justiça. Portanto, não basta ter fé, mas, é preciso integrá-la com as boas práticas.
Leia Também:
salmo 91 e seus versículos
Enfrentando perseguições e injustiças
Outro ensinamento é que na vida as pessoas enfrentam muitas injustiças. Desse modo, as palavras do salmo direciona para não se perca a fé.. Ao passo que todo o mal irá aparecer a qualquer momento.
Assim, o que ficas de grande mensagem é ser verdadeiro com Deus. Bem como ir ao encontro dEle em tempos de complicações. quando enfrentar a injustiça, mantenha a fé.
Porque Deus conhece os corações sabe de onde vem as atitudes de cada um. E sua justiça vem no tempo certo.