Pinóquio

por | abr 26, 2022 | Literatura Infantil

Pinóquio é um clássico livro da literatura infantil que narra a história de um escultor de madeira chamado Gepeto que decidiu esculpir um boneco de madeira para lhe fazer companhia, visto que ele queria muito ter um filho, o nome do boneco era Pinóquio. Em uma bela noite aparece uma fada que dá vida a grande criação de Gepeto, que ao acordar na manhã seguinte fica muito feliz e quase não acredita no que vê.

Gepeto promete a si mesmo quem trataria Pinóquio como seu filho e algum tempo depois o matricula em uma escola e ele começa a ter a vida de uma criança normal, até que Pinóquio começa a se envolver com pessoas erradas e começa a mentir para Gepeto e seu nariz magicamente cresce a cada mentira contada. O autor apresenta uma história divertida e cheia de imaginação, uma leitura ideal para crianças na faixa etária de 5-10 anos. Apresenta também uma valiosa lição de que mentir não vale a pena e que a verdade é o melhor caminho para uma vida feliz e completa.

A história de Pinóquio apareceu pela primeira vez no livro As Aventuras de Pinóquio no ano de 1883 e desde então esteve sempre presente na literatura infantil.

Curiosidades sobre o autor de Pinóquio

Nascido no dia 24 de novembro de 1826 na Itália, Carlo Collodi foi um famoso escritor no século XIX. Uma de suas obras mais conhecidas foi Pinóquio. Além de escritor era também jornalista e começou sua carreira escrevendo anúncios para um jornal italiano, assim foi ganhando reconhecimento. Em 1876 lançou seu primeiro livro infantil chamado Racconti delle fate. Sem dúvidas Pinóquio foi uma de suas mais afamadas obras, possuindo exemplares distribuídos pelo mundo inteiro e sempre sendo citado entre os grandes clássicos da literatura infantil. No ano de 1890 veio a falecer repentinamente em Florença, onde nasceu e viveu grande parte de sua vida

Pinóquio qual a moral da história?

Pinóquio

Pinóquio

A grande moral da história é que devemos ser verdadeiros nas mais diversas situações da nossa vida, pois a mentira tem um fim rápido e não muitas vezes bom e outra lição é que devemos filtrar muito bem as nossas influências cotidianas.

Podemos perceber que após ganhar vida e conviver com outros humanos Pinóquio começa também a se envolver com pessoas de má índole e em diversos momentos arruma diversas confusões, mas consegue ainda assim ser salvo pela fada azul

Conclusão sobre pínoquio

O livro pode ser utilizado na rotina educacional de crianças na faixa etária de 5-10 anos ou qualquer outra idade, pois ensina de uma maneira leve e cheia de imaginação sobre a importância da verdade e evidencia o famoso ditado que a mentira tem perna curta. Sem duvidas uma ótima opção de leitura.

Gostou? Curte e compartilha!

Leia Também:



Posts relacionados

Cinderela Livro infantil

Cinderela Livro infantil

Cinderela é um clássico da literatura infantil que conta a história de uma jovem garota sonhadora chamada Cinderela,...