Neste conteúdo decidimos contar um pouco mais sobre a história da editora. Assim como quem são seus principais personagens trabalhados. Sem contar suas curiosidades ao longo do tempo. Se você gosta bastante de histórias em quadrinhos com certeza esse post é para você. Acompanhe.
A Marvel Comics é bastante conhecida pela produção de seus quadrinhos. Ela já teve vários nomes até sua criação de fato. A editora iniciou suas atividades em 1939. Contudo só recebeu o nome de Marvel mesmo em 1961, quando lançou vários títulos conhecidos. Estão entre eles o Quarteto Fantástico e o Homem Aranha.
A editora norte-americana foi fundada por Martin Goodman. O mesmo era editor de revistas de faroeste na época. Ao iniciar o empreendimento, por sua vez, foi bastante visionário.
A primeira publicação feita pela Marvel, chamada Timely Comics na época, foi a Tocha Humana.
Assim como Namor, o príncipe Submarino.
A primeira edição fez tanto sucesso que a segunda não demorou muito para sair. Pelo boa adesão das pessoas, a edição recebeu o nome de Marvel Mistery Comics. Foi em 1941 que um dos super-heróis mais conhecidos foi criado também. O Capitão América foi um sucesso e vendou quase meio milhão de publicações.
Para se readaptar ao mercado pós Guerra, a editora também teve que se reestruturar. Com isso nasceram novos gêneros aos quadrinhos. Além dos super-heróis, entraram para história outras publicações. As mesmas incluíram temas com foco no faroeste, terror, crime, humor entre outros.
A alta nas vendas dos quadrinhos de super-heróis no início do século 60, portanto, fez com que novamente a editora norte-americana investisse no conteúdo. Na época a DC Comics estava fazendo bastante sucesso. Com isso a editora também decidiu seguir o mesmo caminho mudando inclusive de nome para Marvel Comics.
Foi a partir dai então que grandes nomes de super-heróis conhecidos até hoje surgiram. Por ter um conteúdo mais próximo da realidade, a Marvel conseguiu ganhar o público. Assim como se diferenciar entre as editoras da época. Visto que trabalhava em suas obras preconceitos, baixa autoestima de jovens e até mesmo superação de deficiências.
Entre 1970 a 2000 a empresa passou por diversos altos e baixos. Isso porque teve reformulação dos criadores. Assim como novos investimentos e batalhas jurídicas. Contudo, após vencer todo o período, a Marvel Comics criou seu próprio sistema de classificação de revistas. Além disso deu chance a novas linhas editoriais.
Em 2009, por sua vez, a empresa foi comprada pela The Walt Disney Company. O investimento foi 4 bilhões de dólares segundo a empresa. Os quadrinhos, por sua vez, ganharam as telas do cinema. Além de novos personagens que passaram a ser criados pela nova direção.
Com certeza se você é fã de quadrinhos, alguns dos personagens da Marvel Comics você já leu ou assistiu. A lista é extensa, assim como traz alguns muito conhecidos mundialmente. Vale destacar que os mesmos são em sua maioria fictícios. Assim como vivem em um mesmo ambiente conhecido como Universo Marvel.
Por ser norte-americana, grande parte das histórias da Marvel se passam em Nova York, capital estadunidense. Dentre os personagens desenvolvidos pela empresa e que fazem parte de produções cinematográficas atualmente estão:
Embora a popularidade dos heróis possa variar ao longo do tempo e entre diferentes públicos, o Homem-Aranha (Spider-Man) é frequentemente considerado o herói mais popular da Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha fez sua primeira aparição em Amazing Fantasy #15, lançado em agosto de 1962.
O Homem-Aranha, cujo alter ego é Peter Parker, é um personagem que muitos leitores conseguem se identificar, devido à sua vida como estudante e suas dificuldades cotidianas, além de ser um super-herói. Ele enfrenta desafios tanto em sua vida pessoal quanto em suas aventuras como Homem-Aranha. O personagem tem sido o centro de várias séries de quadrinhos, filmes, desenhos animados e videogames, e continua a ser um ícone cultural.
A Marvel Comics possui milhares de edições e inúmeras sagas e eventos em seu universo compartilhado. Até setembro de 2021, algumas das sagas mais conhecidas e importantes incluem:
Essas são apenas algumas das muitas sagas e eventos da Marvel Comics. A editora lançou inúmeras outras histórias e crossovers ao longo dos anos, explorando vários aspectos de seu universo compartilhado e apresentando novos personagens e ameaças.
Vale destacar que além dos filmes, os quadrinhos impressos foram as primeiras obras de sucesso da Marvel Comics. As versões impressas, por sua vez, podem ser encontradas em livrarias especializadas no assunto de forma física. No Brasil é possível encontrar várias opções online como Amazon, Loja Panini e também a Comix.
Já se o interesse for por filmes e séries dos personagens da Marvel é fácil encontrar em diferentes lugares. No Disney + é possível encontrar todos, assim como séries especiais. Entre elas estão: “What If”, “WandaVision”, “Falcão e Soldado Invernal”, “Loki” e também Gavião Arqueiro”.
Outras plataformas de streamming também contam com algumas versões da produção da Marvel. Dentre elas estão a Netflix e o Amazon Prime Video. Séries do universo Marvel também podem ser acompanhadas pela companhia alemã ABC. A mesma transmite Marvels Agents of Shield e também a Marvel’s Agent Carter.
Por ser uma produtora autossuficiente, a Marvel Comics consegue fazer a distribuição de suas obras para outras empresas cinematográficas. Um exemplo disso foi a Paramount Pictures, a qual produziu o Iron Man com sua permissão.
Esse artigo foi útil para você?