Death Note: Tudo sobre o famoso mangá japonês

por | abr 24, 2022 | hqs e mangas

Death Note está entre os mangás japoneses mais conhecidos no mundo. Com tradução de “Caderno da Morte”, a obra também se transformou em série nos últimos anos. A mesma inclusive pode ser encontrada no canal de streaming Netflix com bastante facilidade. O mangá, por sua vez, é antigo e foi criado entre 2003 a 2006. 

Neste conteúdo, contamos tudo sobre o mangá criado por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata. Desde a sua história, personagens e curiosidades. Se você é fã da série ou ficou interessado em conhecer mais sobre ela, não deixe de acompanhar o post a seguir. 

Death Note: A História

A obra, por sua vez, retrata a história de Light Yagami, um estudante japonês que mora em Tóquio, capital do Japão. O menino vivia uma vida comum até encontrar um caderno chamado Death Note abandonado no chão. O mesmo continha informações duvidosas e de cunho sobrenatural. 

Os escritos eram bem objetivos e davam instruções de como matar uma pessoa escrevendo no livro. Isso porque ao escrever o nome da mesma sobre ele, o caderno mostrava sua face e a morte era certeira. Ou seja, a pessoa de fato acabava morta  por um ataque cardíaco, caso o tipo da morte não fosse especificado.

Yagami então conhece o verdadeiro dono do caderno chamado Ryuk, um Shinigamis. Assim como avisa que irá utilizar o mesmo para matar os criminosos da cidade. O problema é que o número de mortes começou a chamar a atenção das autoridades. E é então que o jovem começa a ter problemas com a polícia. 

O embate acontece entre Yagami e um detetive particular chamado L. O profissional, por sua vez, começa a caçá-lo, assim como o identifica como Kira, um serial killer de criminosos. Um jogo psicológico entre os dois começa. Assim como muitas pessoas acabam admirando e até ajudando o jovem durante a trama.

Com o passar dos anos, L. acaba morto pelo livro. Então novos sucessores do detetive entram em cena. Near e Mello são duas crianças superdotadas de um orfanato chamado Wammy ‘s House. Ao serem informados sobre a morte de L. decidem então vingá-lo contra Yagami. A diferença é que ambas as crianças também se tornam rivais.  O que deixa a trama ainda mais surpreendente. 

O desenrolar da história então tem vários embates, de pessoas querendo matar outras pessoas através do Death Note. Uma ídola japonesa chamada Misa Amane entra como admiradora de Kira também. Entretanto quem possuía um pedaço do caderno não perdia a chance de eliminar alguém. Por fim Yagami luta bastante, porém acaba com seu nome escrito no livro por Ryuk, dono verdadeiro do Death Note. 

DEATH NOTE

DEATH NOTE

Death Note: Personagens

Diversos personagens fazem parte da história em quadrinhos de Death Note. Listamos abaixo os principais deles. 

Ligth Yagami  – conhecido como Kira; 

Ryuk – Dono do Death Note;

L – Detetive Particular;

Misa Amane – ídola japonesa;

Near – criança superdotada, um dos antagonistas;

Mello – outra criança superdotada que busca matar Kira. 

As Curiosidades da Obra

O sucesso do Death Note  fez com que o mesmo se transformasse em outras obras. Além do clássico mangá japonês, a obra também ganhou vida através de animes. Assim como jogos eletrônicos, dorama e também um musical. 

De acordo com o autor, a ideia foi montar uma história de suspense, justamente porque as batalhas eram temas muito usados na época. A versão de anime, por sua vez, recebeu uma adaptação em sua história. Isso porque a ideia era ressaltar os aspectos importantes da trama original e que fazem sucesso no mundo literário até hoje. 

O Death Note também foi descrito pelo mangá como um caderno de capa preta. O qual tinha em sua parte frontal o nome escrito. Na mitologia japonesa este tipo de documento é criado por Shinigamis, deuses espirituais referentes à morte. A obra aborda com tranquilidade essa parte mitológica. As quais têm como objetivo conduzir as almas até o outro lado. 

Outra curiosidade interessante sobre a obra está em uma versão one-shot, a qual conta com 87 páginas. A mesma foi lançada em 2020 e novamente retrata o aparecimento de Ryuk, dono do caderno. Contudo nesta versão o espírito da morte encontra Minoro Tanaka e lança um mundo após Kira. 

Vale destacar que o caderno da morte conta com várias regras. Durante o mangá, por sua vez, cada página da obra conta um pouco sobre elas. Uma das principais regras, por sua vez, envolve a renúncia do caderno. 

Ou seja, toda vez que um humano renuncia ao conteúdo, o livro é destruído. Assim como a pessoa que utilizou perde todas as suas memórias sobre os acontecimentos. Contudo, ao tocá-lo novamente as lembranças aparecerão de forma automática. 

As instruções para uso do Death Note foram deixadas por Ryuk ao deixar o livro na terra pela primeira vez. As mesmas foram escritas em inglês, visto que é uma linguagem universal. Além disso, permite que Yagami consiga ler e compreender seus ensinamentos de forma rápida e fácil.  

Gostou de saber mais sobre Death Note?

Leia Também:

Posts relacionados

Você conhece o Manga Yabu?

Você conhece o Manga Yabu?

Manga Yabu? Quem gosta de ler um bom mangá japonês já deve ter visto que opções na internet não faltam para esse...