Marcelo Marmelo Martelo, Tudo sobre a obra.

O livro Marcelo Marmelo Martelo é o primeiro livro de uma série de mesmo nome.

A coleção conta com o seguintes títulos:

  • Marcelo: de hora em hora
  • O livro de números do Marcelo
  • A escola do Marcelo
  • A família do Marcelo
  • A rua do Marcelo
  • O bairro do Marcelo
  • Os amigos do Marcelo

A série de livros foi escrita por uma das mais amadas e importantes escritoras da literatura infantil brasileira Ruth Rocha. A autora já publicou mais de 140 livros suas obras já foram traduzidas para vinte e 5 idiomas.

Marcelo Marmelo Martelo
Marcelo Marmelo Martelo

Ruth Rocha é membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, e condecorada, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Além disso, Ruth recebeu diversos prêmios, não apenas pelos livros da série “Marcelo, marmelo, martelo”, como também por suas outras obras.  Dentre os prêmios recebidos por ela, está o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, por oito vezes o Prêmio Jabuti e ainda o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

 

A leitura da série Marcelo, marmelo, martelo é indicada para crianças a partir dos 6 anos de idade, em fase de alfabetização.O livro possui uma linguagem leve e divertida, sendo um excelente livro para as crianças começarem a criar o gosto pela leitura. Além disso, o livro é  cheio de ilustrações lindas e repleto de ensinamentos e situações que as crianças passam nessa etapa. O que aproxima as crianças ainda mais da obra de Ruth.

O livro traz temas como:

  • Vida familiar e social
  • Amigos,
  • Brincadeiras
  • Pluralidade Cultural, Respeito à Diversidade

Veja o que esperar sobre o primeiro livro da série Marcelo, marmelo, martelo.

Sinopse

O  primeiro livro da série, Marcelo, marmelo, martelo, está dividido em três pequenos contos, a obra  retrata situações divertidas do dia a dia vivenciada pelas crianças protagonistas.

Na primeira parte da história temos Marcelo, um menino curioso que cria suas próprias palavras. Entretanto, o fato de criar palavras faz com que, às vezes, Marcelo tenha certa dificuldade na hora do menino se comunicar com as outras pessoas ao seu redor.

Já a segunda parte do livro, mostra como as duas  meninas, Teresinha e Gabriela,  com personalidades muito diferentes uma da outra agem ao serem comparadas pelos amigos o tempo todo.  E como as meninas acabam percebendo que podem aprender muito uma com a outra apesar de suas diferenças.

No último conto vemos como a personagem Caloca compreende a importância da amizade.

No livro vemos como as crianças resolvem seus impasses de forma divertida e com muita esperteza.

Ficou interessado? O primeiro livro da série Marcelo, marmelo, martelo está disponível em diversas edições, no entanto pode ser encontrado apenas em formato físico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *