Ele é uma história em quadrinho de origem japonesa, bem autêntica e bastante diferente daquela que estamos acostumados por aí.
De forma literal, o Mangá significa desenhos involuntários e que remete a leitura clássica oriental, ou seja, de trás para frente ou em forma de rolos de papel.
A leitura traz em seu interior caricaturas cômicas de animais e pessoas, além de também ser produzido para púbicos variados.
Se você é um leitor curioso e gosta de experimentar formas novas de leitura com certeza pode se apaixonar por eles.
E pensando justamente em mostrar o quanto o Mangá pode ser uma ótima forma de leitura, que trazemos nesse post suas principais características, seus tipos e claro ensinamos como você deve lê-lo. Acompanhe!
Que o Mangá é um livro de histórias em quadrinho japonês nós já te contamos.
Mas diferente do que se pensa ele tem características bem diferentes da cultura ocidental, a qual já estamos bastante acostumados como os famosos “Comics”, desenvolvidos pela indústria norte-americana.
A sua principal característica envolve a leitura oriental, onde a mesma acontece da direita para esquerda.
Além disso, o alfabeto japonês também é bastante diferente, o que faz que as figuras de linguagem (aquelas famosas KAKUM, BOOM, BANG) se tornem mais evidentes e contribuam ainda mais para a narrativa da história.
Sabe aqueles almanaques cheio de quadrinhos em um livro só? Pois é! Essa é uma das características mais marcantes dos Mangás, pois eles são publicados em capítulos e contam diversas histórias em um único local.
Outra característica bem marcante que quem escolhe o mangá para ler vai ver é a sua impressão em preto e branco e acredite isso possui um motivo!
O papel escolhido para sua impressão é aquele de jornal, por se mais barato. Dessa forma ele é produzido em preto e branco para garantir a qualidade e tornar o produto muito mais barato, o que faz com que os famosos quadrinhos japoneses cheguem aos mais variados tipos de leitores.
E por falar em tipos de leitores, não podemos deixar de falar nos tipos de Mangá! Sim, ele tem tipos!
No total, 10 estilos são produzidos para atender o público japonês. Separamos uma lista com todos eles para você conhecer:
Ler um Mangá também é diferente para quem é amante da leitura.
Se por exemplo você escolher um deles é importante saber que ele deve ser lido da direita para a esquerda ou de cima para baixo.
Quando os mangás vem almanaques é legal começar a ler pela primeira história e de forma cronológica.
Se o que você escolheu é de uma série famosa, por exemplo, as chances de ter várias histórias em um mesmo livro é ainda maior.
Você também deve começar a ler o livro pelo lado que traz o título, nome do autor e também da edição.
Todo mangá também vem com um aviso de “Você está lendo do lado errado” para começar a leitura de forma adequada, por isso se você ver o aviso não esqueça de virá-lo para o lado correto.
E se a sua dúvida for referente a leitura dos quadrinhos, confira só o passo a passo:
Gostou do nosso post? Quais são seus mangás preferidos? Vai começar a ler agora? Conta para a gente.