Início » Biografia de Nelson Mandela – A história que inspira à TODOS

Biografia de Nelson Mandela – A história que inspira à TODOS

BIOGRAFIA NELSON MANDELA, foi um líder político sul-africano, atuante na luta contra a segregação racial. Graduado em arte e direito, inicia sua ligação com política, fundando na ala jovem no Congresso Nacional Africano (CNA), dessa forma foi destaque na luta de resistência ao Apartheid. Casou 3 vezes, e teve 6 filhos. Lutou por causas humanitárias, ligadas a população negra, preso por mais de 2 décadas, recebeu o prêmio Nobel da Paz ao ser liberado e posteriormente, eleito o primeiro presidente negro do país, faleceu em 2013, deixando um grande legado.

nelson-mandela
Foto de reprodução

Quem foi Nelson Mandela biografia resumida

Mandela nasceu em Mvezo, em 18 de julho de 1918, em uma família da nobreza tribal da etnia Xhosa, recebeu originalmente o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela, o prenome Nelson, foi atribuído durante o seu período na escola primária, de acordo com uma prática comum da época, pois os professores tinham dificuldade de pronunciar os nomes nativos.

Em 1939, ingressa no curso de Direito da Universidade de Fort Hare, sendo expulso logo depois, por envolvimento com protestos estudantis. Em seguida mudou para Johanesburgo, onde, conclui o bacharelado em Artes pela Universidade da África do Sul e finaliza o curso de Direito, por correspondência. Então, passa a atuar como advogado, na defesa de vítimas da segregação racial, dessa forma, pa uma figura central da no Congresso Nacional Africano.

Na década de 1960, foi preso e acusado de conspiração, Como resultado das repercussões de sua prisão, fica mundialmente conhecido e libertado após 27. Logo, assinou junto ao presidente da época, uma nova constituição federal, que promoveu a democracia multirracial, fato que o concede o prêmio Nobel da Paz, e posteriormente o elege como o primeiro presidente negro da África do sul. Durante seu governo, seguiu na atuação por uma sociedade mais igualitária, Acima de tudo promovendo programas sociais. Após o seu mandato, seguiu contribuindo para o país, sem se desligar de seu propósito.

Quais foram as principais ideias de Nelson Mandela?

Pautado nos ideais de igualdade racial, Madela, sempre buscou a construção de uma sociedade democrática, onde os cidadãos pudessem encontrar condições iguais de se desenvolver em liberdade, bem como a reconciliação entre brancos e negros.

Leia também:
Biografia Dr. Wu Lien Teh

10 frases de Nelson Mandela frases

Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado. ”

“Uma boa mente e um bom coração são sempre uma combinação formidável. ”

“Sempre parece impossível até que seja feito. ”

“É fácil quebrar e destruir. Os heróis são aqueles que fazem a paz e constroem. ”

“Os santos são pecadores que continuam tentando. ”

“A honra pertence àqueles que nunca desistem da verdade. ”

“Que suas escolhas reflitam suas esperanças, não seus medos. ”

⁠“A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. ”

“Se eles podem aprender a odiar, eles podem ser ensinados a amar. ”

Apartheid

Em vigor de 1948 a 1994, o regime do Apartheid, promoveu a prática de segregação racial na África do Sul, privilegiava a elite branca e restringia, por lei, a liberdade dos negros. Dessa forma, este regime de repressão, levou a população a reagir, culminando em uma série de massacres e mortes de negros no país.

A prisão de Nelson Mandela

Nos anos de 1950, um governo de extrema direita, comandou a África do Sul, intensificando as restrições Apartheid. Este governo perseguiu Mandela, como resultado do envolvimento com o Congresso Nacional e por suas ações políticas contra segregação. Em 1962 foi preso, por participação em protestos e por sair do país para angariar fundos para a luta contra o Apartheid, recebendo uma pena de prisão perpétua. Durante o período em cárcere, recusou ofertas de libertação que se baseavam na desistência da luta contra a segregação, ao passo que permaneceu preso por 27 anos. Libertado definitivamente em 1990, após esforços internacionais.

Prêmio Nobel

Em 1993, Nelson Mandela recebeu Prêmio Nobel da Paz, por sua luta pacífica na busca dos direitos civis e humanitários dos negros. Assim, o prêmio foi um reconhecimento do início da cultura multirracial na África do Sul, encerrando décadas de da segregação racial.

 

PALAVRAS QUE DEVEM ESTAR PRESENTE NO TEXTO: Nacional africano, congresso nacional, congresso nacional africano, Nelson Mandela, a liberdade.

Bibliotecária e mestre em ciência da Informação pela Unesp, estudante de psicologia. Curiosa pela vida, apaixonada por histórias reais.