Início » Biografia Vasco da GAMA

Biografia Vasco da GAMA

Biografia de Vasco da Gama, um dos maiores navegadores da História. Viveu no final do século XV, portanto, no auge da Expansão Marítima. Ele marcou seu nome na História por liderar a expedição que aportou na Índia. Pois desbravou a rota pela costa da África.

Dessa forma ele descobriu uma grande rota comercial, o que foi muito importante na época. Porque, após o domínio dos turcos-otomanos em Constantinopla, o caminho pelo mediterrâneo tornou-se inviável.

biografia-vasco-da-gama
Biografia Vasco Da Gama

Além de navegador, foi um notável administrador de colônias. Ou seja, a sua biografia transcende os mares. Pois esbanjava avidez, também, nas articulações políticas. 

A Vida de Vasco da Gama

Vasco da Gama nasceu no ano de 1469, precisamente na cidade de Sines, em  Portugal. Era filho do Governador da cidade, Estêvão da Gama. Enquanto sua mãe era filha de um navegador e explorador que esteve nas primeiras viagens pela costa da África.

Sua origem demonstra suas duas grandes vocações. Tanto a de navegar explorando os mares, quanto a de governar em terra. Assim, é possível compreender mais claramente os feitos históricos deste grande nome da navegação.

Leia também:
Biografia de Henri Matisse

O Navegador

Foi em 1492, ano em que Colombo chegou à América, que Vasco da Gama entrou para a marinha portuguesa. Isto é, tornou-se um navegador aos 23 anos. Já em 1497, o rei Dom Manuel I o escolheu para comandar a expedição que chegaria até Calicute seguindo pela costa da África.

A grande Viagem

A viagem que traçaria uma nova rota comercial para o oriente sob liderança de Vasco da Gama saiu de Lisboa em julho de 1497. Assim, com 4 embarcações, navegou pela costa atlântica da África por 4 meses. Quando, enfim, ultrapassou o Cabo da Boa Esperança e adentrou ao Oceano Índico.

Vasco aportou em Calicute no mês de maio de 1498. De modo que estabeleceu negociações e conseguiu um grande carregamento de especiarias. Aportou de volta em Portugal em setembro de 1499. Logo após, comandou mais duas expedições para o oriente.

Morte

Após seu grande sucesso como explorador dos mares, Vasco da Gama passou a administrador colonial em nome da Coroa Portuguesa. Assim, passou os últimos anos de sua vida.

Morreu na cidade de Cochim, Índia, no mês de dezembro de 1524. Sendo ali enterrado, exatamente na Igreja de São Francisco. Porém, em 1539,  o rei de Portugal mandou levar os seus restos mortais para o Mosteiro dos Jerônimos, que fica em Lisboa.

O Legado Histórico de Vasco da Gama

dom-vasco-da-gama
Dom Vasco Da Gama

Vasco da Gama mudou os rumos da História Mundial ao traçar a rota para o oriente através da África. Pois, o seu feito criou uma rota comercial. Além disso, consagrou o sucesso da Expansão Marítima Portuguesa.

Portanto, o feito do navegador gerou muitas riquezas para o reino português. Assim, possibilitou o aumento do comércio com diversos lugares. E despertou o interesse de outros países pela navegação.

A primeira viagem de Vasco da Gama foi um dos maiores marcos da Idade Moderna. Porque estabeleceu as bases para a soberania portuguesa e elaborou uma nova visão cartográfica do mundo. 

Frases do Navegador

Mesmo não sendo um pensador na história. Vasco da Gama imprimiu seu espírito corajoso e aventureiro em frases que lhe são atribuídas. Como:

“Só temo a Deus e mais nada.”

“Se não houver vento, reme.”

Porém, a mais famosa que a tradição portuguesa credita ao seu legado é que Fernando Pessoa consagrou em sua poesia:

“Navegar é preciso, viver não é preciso.”

Portanto, Vasco da Gama entra para a história como: navegador, explorador, governador e militar português que ressignificou a História Comercial do mundo. 

Historiador e Pesquisador Apaixonado por palavras e por contar as melhores histórias.