Biografia Roberto Carlos A História de Vida do Rei da Música Brasileira
Biografia de Roberto Carlos, cantor, compositor que recebeu o título de Rei da Música Brasileira. Além disso, liderou o movimento da Jovem Guarda, nos anos de 1960. Desse modo, se destaca como um artista completo que influenciou as gerações após seu trabalho.
A Vida de Roberto Carlos
Roberto Carlos Braga é capixaba, isto é, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no dia 19 de abril de 1941. Seu pai era relojoeiro e sua mãe costureira, ele foi o quarto filho do casal Roberto e Laura.
Desde criança ele apresentou talento para a música, desse modo pode estudar no conservatório de sua cidade natal. Passo que lhe garantiu passagem para tocar rádio da cidade.
Ao completar 12 anos ele foi para a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, com a sua família. Assim, ele passou a se inscrever para cantar em programas de da região. Mais tarde, em Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro, ele conheceu Tim Maia.
Nas Paradas de Sucesso
Roberto e Tim Maia formaram juntos o conjunto Os Sputniks. Assim, eles participaram de um programa na rádio Tupi. Desse modo Roberto ganhou a confiança de Carlos Imperial, o dono do programa.
Imbuído da vontade de seguir uma carreira solo, o cantor começou a se apresentar em salões tocando bossa nova. Logo depois, com o apoio de Imperial, ele bateu às portas de muitas gravadoras. Até que conseguiu gravar um compacto pela Columbia.
O começo do sucesso ocorreu quando ele resolveu investir em outro estilo. Assim agregou o rock às suas baladas. Assim, em 1961 lançou seu primeiro compacto de sucesso.
Portanto, na década de 1960, Roberto Carlos lançou o movimento Jovem Guarda. Que foi de uma aceitação imediata. Assim, a sua carreira ganhou projeção nacional. partir desse momento ele também ajudou a lançar outros grandes nomes da música popular brasileira.
Foram anos de muitos frutos para sua carreira. Inclusive se destacando como compositor. Além disso, fez filmes e teve seu próprio programa de TV.
O Rei da Jovem Guarda
A Jovem Guarda foi um movimento musical que ultrapassou os limites da música. Ou seja, a juventude se identificou de tal forma com esse estilo que trouxe para a própria vida. Isso se explica porque as músicas tratavam do que era comum aos jovens da época.
Portanto a jovem Guarda introduziu uma voz para a juventude se expressar. Isto é, os jovens queriam falar de amor, sonhar e criar boas perspectivas. Considerando que isto se passava nos primeiros anos da ditadura militar.
O Romântico que Conquistou o Brasil
Roberto Carlos também se consagrou mundialmente quando interpretou “Canzone per te”, de Sérgio Endrigo, no festival de San Remo, na Itália. Inclusive levou o primeiro lugar no concurso. Assim, ele dá início a fase romântica de sua carreira, que se consolida na década de 1970.
Músicas como “Detalhes” (1971) e “Emoções” (1981) embalaram muitos casais de namorados. Ao passo que mostrou a versatilidade do artista. Assim, nesse período Roberto introduz a orquestra em seus shows. Assim iniciou a parceria de longa data com o maestro Eduardo Lages.
Leia também:
A Biografia de Elvis Presley o Rei do ROCK
O Legado Musical
Roberto Carlos é um artista que imprime originalidade e influenciou muitos artistas ao longo de sua carreira. Desse modo provocou mudanças consideráveis no cenário cultural brasileiro.
O título de Rei da música se deve a inúmeras facetas em sua carreira. Mas se destaca o fato de que suas músicas são sempre atuais. Além disso, ele é um dos compositores que tem regravações em todo o mundo.
As músicas de Roberto Carlos saíram dos auto falantes para agregar a história de vida de muitas pessoas. Ele cantou o brasileiro, o Brasil, desde a natureza até a estrada de Santos.
A Vida Pessoal do Rei
Roberto Carlos casou-se duas vezes. Porém o seu grande amor foi Maria Rita Simões, com quem enlaçou matrimônio no ano de 1996. Porém ela faleceu em 2002, vítima de um câncer. Além disso, tem ao todo 4 filhos reconhecidos.
Ele não gosta de expor sua vida pessoal, por isso não autorizou a publicação de sua biografia. Isso rendeu e ainda gera polêmicas e ações judiciais.
Portanto, Roberto Carlos é, além de músico e compositor, um dos brasileiros mais importantes da História. Pois, liderou um grande movimento cultural, ao mesmo tempo se integrou com as mudanças de gerações através das gerações. E sem sombra de dúvidas, se com lágrimas ou sorrisos, as emoções se exalam em sua arte.
Referências: