Alice no país das Maravilhas: Clássico da literatura infantil
Um mundo absurdo, com regras próprias, somado a uma garotinha curiosa, podemos dizer que essa é a fórmula do sucesso, usada para escrever Alice no país das Maravilhas.
A história de Alice no país das Maravilhas é um clássico mundial de grande sucesso, que já foi adaptado para diversos formatos como: filmes, especiais para tv, teatro, quadrinhos e até mesmo videogames. Ou seja, com certeza, a história da pequena Alice fez parte da sua infância em algum momento, mesmo que você nunca tenha tido contato com o livro.
Mas se você chegou até aqui é porque está curioso para saber mais sobre a história presente no livro, não é mesmo?
Pois bem, a obra foi escrita pelo autor Lewis Carroll, que usava o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, que também tinha em seu currículo as seguintes profissões: desenhista, fotógrafo, fabulista, poeta, romancista, contista, matemático, além de reverendo anglicano britânico.
Mas como surgiu Alice em sua vida? Então, antes de se tornar a história que ganharia o mundo, Alice no país das Maravilhas, foi criada em um momento de descontração, onde o autor Lewis contou a história de improviso para entreter Alice Liddell, a menina que inspirou a criação de sua obra mais famosa.
Alice era filha de um grande amigo de Lewis, e o enredo foi criado a partir de lugares e pessoas que a menina conhecia.
Algum tempo depois, o autor decide escrever a história como forma de presentear a garota. Originalmente, a história tinha o seguinte título: Alice Debaixo da Terra.
Mais tarde, o autor revisita a obra e decide reescrevê-la para publicá-la no ano de 1856, fazendo modificações na história e incluindo personagens icônicos como o Chapeleiro Louco e o Gato de Cheshire.
O livro foi publicado pela primeira vez em edição, em 04 de julho de 1865, no entanto, por causa de problemas com a qualidade da impressão da obra, o livro sofreu com a baixa procura, com isso, logo em seguida, a pedido do ilustrador todos os livros que contavam a história de Alice foram recolhidos.
Pouco tempo depois, o clássico ganha uma nova edição, desta vez, com qualidade impecável e se torna um grande sucesso de público. Na época em que o livro foi publicado, estima-se que o autor tenha vendido cerca 180 mil cópias, um feito impressionante.
O sucesso de Alice no país das Maravilhas é tanto que perdura até hoje. Somente em seu país de origem a obra já conta com mais de uma centena de edições. Ao redor do mundo, a história já foi traduzida para cerca de 150 idiomas.
A obra criada por Lewis tem um valor inestimável, no entanto, uma curiosidade, no ano de 1998, um livro original da primeira edição, aquela que teve sua veiculação interrompida devido a problemas de qualidade, foi leiloada. O lance vencedor que levou a obra foi de 1 milhão e quinhentos mil dólares.
Como você pode perceber, apesar de ser considerada uma obra de literatura infantil, Alice no país das Maravilhas traz uma leitura que é capaz de capturar a atenção de leitores jovens e adultos, uma vez que, o texto escrito por Lewis abre um vasto leque de interpretações, visões e críticas sutis à comportamentos da sociedade da época. Além de apresentar elementos do clássico “humor britânico”.
Sendo assim, Alice no país das Maravilhas, trata-se de uma leitura leve e divertida, repleta de diálogos e situações absurdas, que fazem desta uma história única que marca gerações.
Ficou interessado? Então, confira o que esperar da história de Alice no País das Maravilhas.
Sinopse de Alice no País das Maravilhas
Em um dia comum, a pequena Alice acaba sendo surpreendida ao se deparar com um coelho branco de colete e relógio correr apressado em direção a sua toca, curiosa a menina acaba agindo por impulso e seguindo o coelho a sua toca, fato que dá início a uma história extraordinária.
Ao cair na toca do coelho, Alice descobre um mundo novo, o País das Maravilhas, um lugar que proporciona aventuras, que a menina jamais pensaria em viver.
O que a menina está prestes a descobrir é que o País das Maravilhas trata-se de um mundo novo, cheio de surpresas, onde tudo acontece de forma diferente do que Alice está acostumada.
Neste lugar extraordinário, existem animais que falam e se comportam como pessoas, objetos ganham vida aparecendo e desaparecendo, e até mesmo os alimentos se comportam diferente do que Alice está acostumada, pois uma vez que a menina ingere um determinado alimento ele faz crescer, outro alimento a faz diminuir de tamanho.
Cercada de elementos estranhos, Alice tenta entender melhor como funciona o País das Maravilhas, e isso a faz conhecer vários personagens ao longo do caminho. O que leva a menina a encontrar diversas aventuras pelo caminho.
No entanto, Alice também se encontra em situações perigosas no decorrer da sua jornada pelo País das Maravilhas, como por exemplo, o momento em que a menina Alice é julgada pela icônica Rainha de Copas, que pede que “ Cortem-lhe a cabeça”. No entanto, a menina não sabe o motivo pelo qual está sendo julgada pela soberana.
Quando a história está chegando ao seu ápice, há uma reviravolta que pode pegar o leitor desprevenido, pois Alice acorda e descobre que o tudo não passou de um sonho, e que o País das Maravilhas só existiu em sua imaginação.