Biografia de José Mauro de Vasconcelos
Biografia de José Mauro de Vasconcelos escritor do livro “Meu Pé de Laranja Lima”, se tornou um clássico da literatura Infanto-Juvenil brasileira, a obra é de autoria de José Mauro de Vasconcelos.
Confira um pouco da vida e obra deste autor.
José Mauro de Vasconcelos nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro, no dia 26 de fevereiro de 1920. José é filho de um imigrante português e foi criado pelos tios, na capital do Rio Grande do Norte. A infância de José Mauro foi difícil, tal qual, o seu personagem mais famoso de O Meu Pé de Laranja Lima, que viria a ser publicado anos mais tarde.
Ao longo da vida, o autor viveu em diversas localidades de Norte a Sul do Brasil e antes de descobrir seu talento como escritor, o autor trabalhou em diversos empregos, dentre eles: carregador de bananas, foi instrutor de boxe e operário, agricultor, garçom.
Apesar de sua familiaridade com as letras, José Mauro de Vasconcelos, o autor nunca se adaptou à vida acadêmica. Seu primeiro livro publicado foi “Banana Brava”, obra que relata a aventura vivida por ele e os irmãos Villas-Boas em terras do Rio Araguaia. No entanto, seu primeiro sucesso é o livro “Rosinha Minha Canoa” (1962).
O sucesso do livro “Rosinha Minha Canoa”, foi tanto, que a obra foi utilizada no curso de Português de Sorbonne, em Paris.
José Mauro de Vasconcelos, é um ator controverso, muitas vezes esquecido pela crítica, o autor é amado pelo público, e até hoje suas obras contam com muitas tiragens e várias edições.
Confira algumas obras de José Mauro de Vasconcelos.
- 1945 – Barro Branco
- 1949 – Longe da Terra
- 1951 – Vazante
- 1953 – Arara Vermelha
- 1955 – Arraia de Fogo
- 1963 – Doidão
- 1964 – Coração de Vidro
- 1968 – O Meu Pé de Laranja Lima
Sua obra mais conhecida é “O Meu Pé de Laranja Lima”, é uma obra que mistura relatos autobiográficos da infância sofrida do autor e elementos de ficção, onde o personagem principal é uma criança de 6 anos, cheia de imaginação, que tem conversas com seu querido pé de Laranja Lima. A obra foi adaptada para a televisão e para o cinema.
Além das outras profissões citadas anteriormente, o escritor trabalhou, também, como jornalista e locutor de rádio. Além disso, José Mauro de Vasconcelos teve participação importante no cinema brasileiro.
José Mauro de Vasconcelos trabalhou em diversos filmes, entre eles:
- 1950 – Modelo 19 que lhe deu o Prêmio Saci de Melhor Ator Coadjuvante,
- 1953 – O Canto do Mar, onde atuou como roteirista
- 1960 – Garganta do Diabo
- 1963 – A Ilha
- 1961 – Mulheres e Milhões, que também lhe valeu o Prêmio Saci de Melhor Ator.
José Mauro de Vasconcelos faleceu em julho de 1984 em São Paulo e sem dúvidas deixou um legado importante para a literatura e o cinema brasileiro.