Salmo 70 o pedido de ajuda URGENTE para ACALMAR o coração dos necessitados
O Salmo 70 se encontra na tradição judaica como um clamor do Rei Davi. Assim, a oração sua oração consiste em um pedido de ajuda ao Senhor. Porém a necessidade é imediata. Isso ocorre em meio a disputa pelo território de Israel.
Davi se vê sufocado pelos seus inimigos. Por isso ele lamenta, ao passo que confia que Deus lhe dará a ajuda necessária. Isso faz com se conheça bastante esse salmo ao longo dos tempos.
Pois muitas pessoas recorrem a ele para rezar diante de uma necessidade urgente. Além disso, mesmo sendo um apelo à imediata interferência de Deus. O salmista reconhece que tudo irá ocorrer no tempo certo.
Origem do salmo 70
O Salmo 70 faz parte dos salmos compostos por Davi. Isso não significa que foi o próprio rei a compor. Mas, isso faz parte da tradição, no caso, atribuir a autoria a uma pessoa com muita relevância na história.
Por outro lado, o salmo remonta situações que se passaram no período de Davi. Portanto, não é uma atribuição aleatória. E existe a possibilidade de que ele o tenha feito de fato, além disso toda a aflição e emoção que o texto transmite combina com a personalidade do primeiro governante das 12 tribos.
Davi era muito espontâneo e sempre demonstrava o que sentia. Ou seja, quando ficava feliz ele dançava e tocava sua cítara. No arrependimento chorava, assim como na dor. Portanto o clamor pela ajuda imediata mostra o desespero da situação.
Portanto, a origem do salmo não remonta a um pedido de milagre imediato. Por exemplo, alguém precisa de algo urgente e pede a Deus como se fosse uma obrigação. Na verdade, o clamor de Davi compreende o tempo do Senhor, porém ele expressa seu sentimento. Pois sabe que o Senhor conhece os corações.
O salmo 70 completo:
Salmo 70
- Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.
- Fiquem envergonhados e confundidos aqueles que procuram tirar-me a vida; voltem atrás e cubram-se de vexame aqueles que desejam a minha ruína.
- Mas regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam; digam sempre aqueles que amam a tua salvação: “Grande é o Senhor!”
- Quanto a mim, sou pobre e necessitado; apressa-te em socorrer-me, ó Deus. Tu és o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.
Contexto histórico
A História do Salmo 70 remete aos momentos de luta do Povo de Israel. Isto é, os judeus demoramos muitos anos para conquistar a terra tão sonhada. E muito mais para se estabelecer como um reino.
Davi com sua destreza política, junto com a sua confiança em Deus, conseguiu unificar o povo hebreu. Mas isso não afastou os inimigos, pois sempre tem alguém interessado no território.
Dessa forma o salmo descreve um período complexo de ataques contra Israel. Por isso tamanho desespero descrito nas palavras. Pois muitos éramos inimigos. Além disso os judeus eram poucos em relação a outros exércitos.
Dessa forma, confiar na intervenção do Senhor era essencial. Na verdade, era o que eles tinham. Por isso era importante proteger o templo e a Arca da Aliança.
Significado do salmo 70
O salmo 70 representa a busca necessária pelo auxílio de Deus. Ele traduz a necessidade humana diante o enfrentamento dos problemas.
No caso do Salmo, um rei pede por todo o seu povo. Mas, o tema remete ao cotidiano. Pois muitas pessoas passam por situações tensas, nas quais dependem da força de Deus.
Portanto o salmo significa a expressão da fragilidade humana diante de um contexto de desespero. Ou seja, quantas forças esvaem e só resta a fé.
Versículos mais procurados
Os versículos que mais chamam a atenção são justamente o 2 e o 6. Ou seja, o primeiro e o último. Pois eles representam exatamente o desespero que muitas pessoas passam.
O interessante é que o salmista conversa com Deus como que diz a um amigo, isto é, se apresenta exatamente da maneira que está.
Se fosse expressar na cultura atual seria: Não sei o que fazer, preciso de ajuda. Por favor não “demora”! Desse modo, o salmo 70 é a oração mais humana que alguém pode expressar.
Principais versículos:
- “Grande é o Senhor!” (v. 3): Esta frase enfatiza a grandeza de Deus e a alegria que Ele traz aos seus seguidores.
- “Quanto a mim, sou pobre e necessitado” (v. 4): O salmista reconhece sua fraqueza e dependência de Deus.
- “Tu és o meu socorro e o meu libertador” (v. 4): Aqui, o salmista declara sua confiança em Deus como aquele que pode salvá-lo e libertá-lo.
- “Apressa-te, ó Deus, em me livrar” (v. 1): Este verso expressa a urgência do salmista em ser salvo por Deus.
- “Fiquem envergonhados e confundidos / aqueles que procuram tirar-me a vida” (v. 2): O salmista pede a Deus para frustrar os planos daqueles que querem prejudicá-lo.
Como rezar o salmo 70
O salmo 70 tem uma proposta de oração interessante. Porque ele ensina como rezar. Como assim? Veja, ao olhar para as palavras salmistas, depara-se com a verdade da dor humana.
Por isso,mais do que repetir as palavras, este texto mostra que a pessoa deve se apresentar da forma mais verdadeira diante de Deus.
Portanto o Salmo 70 é um modelo de oração a se interpretar e adaptá-lo de acordo com a realidade.
Leia também:
Salmo 91 como rezar e sua história
Benefícios da oração
Rezar faz bem, porém a oração demanda um exercício contínuo. Ou seja, rezar é integrar-se com o transcendente. Dessa forma abrir a mente e as emoções para melhorar a qualidade de vida.
Entenda que a oração não é uma lei de atração. Muito longe disso. Rezar é a busca do equilíbrio. Partindo do salmo 70 temos uma grande lição. Pois é uma oração honesta e de alguém que sabe que precisa de ajuda.
Os benefícios da oração estão no crescimento enquanto ser humano. Porém, sabe que não é suficiente e deve partilhar o melhor de si para receber ajuda em seu caminho.
Salmos relacionados
O Salmo 70 se relaciona com os salmos que expressam a dor humana. Por exemplo o salmo 137 que conta a tristeza do povo exilado.
Ou mesmo o salmo 84 que transmite a solidão das coisas materiais. Consequentemente a busca por estar perto de Deus.
Assim, se aprende com as palavras do Salmo 70 que diante de Deus, a pessoa deve ser ela mesma. Ao passo que quando parece que não há solução, ela se encontrará na crença de que Deus dá a última palavra.