Início » Saga Hannibal: Histórias assustadoras da literatura

Saga Hannibal: Histórias assustadoras da literatura

Se você é fã de uma boa literatura de terror, com certeza vai gostar de da saga Hannibal. Escrita por Thomas Harris, a saga foi dividida em quatro livros. Cada uma com sua história em particular, contudo, todas envolvendo Hannibal Lecter, um psicopata extremamente inteligente. 

Neste conteúdo contamos um pouco sobre o que cada livro de Hannibal traz. Vale lembrar que a literatura é baseada no gênero de terror. Portanto traz histórias bastante misteriosas e impactantes no decorrer da leitura. As mesmas inclusive se tornaram inspiração para filme. Acompanhe. 

Saga Hannibal: Dragão Vermelho é o primeiro livro

De modo a dar ordem na história, a saga Hannibal traz alguns pontos importantes. O primeiro livro lançado sobre o psicopata traz o título de Dragão Vermelho. O mesmo foi lançado em 1983 no Brasil e traz ao todo 348 páginas.  Sua editora, por sua vez, foi a Record.

Dragão Vermelho é o livro que conta a história de um agente do FBI chamado Will Graham. Ao caçar Hannibal Lecter, um psiquiatra louco responsável por matar e canibalizar seus pacientes, o especialista quase entra em colapso e se afasta da atividade por um tempo. 

Contudo ao passar os anos, um novo caso de serial killer severo, que está matando famílias inteiras, aparece.  Com isso Graham é novamente chamado para atuar no caso. Chamado Fada do Dente, o novo assassino acaba sendo mais difícil do que se imagina. Com isso, Graham acaba tendo que pedir ajuda a Hannibal para entender a mente do serial. 

A história então se desenrola diante desse cenário. Vale destacar que a ajuda solicitada a Hannibal não era exatamente o que Graham desejava. Nisso acontece um embate bastante importante na história. Assim como o novo assassino possui uma característica peculiar. Ao matar toda a família, os olhos das vítimas eram furados com caco de vidro retirado dos espelhos da casa. 

Livro Silêncio dos Inocentes: O segundo da Saga Hannibal

Diferente do que se pensa, Harris foi bastante ousado em seus livros. Além da primeira história, Hannibal Lecter teve sua trajetória também contada em mais três livros após o primeiro. O segundo livro, por sua vez, foi o Livro Silêncio dos Inocentes, o qual foi lançado no ano 2000. O mesmo conta com 318 páginas e também foi anunciado pela Record.

A segunda história, por sua vez, envolve o assassinato de cinco mulheres nos Estados Unidos. Com tom cruel, o assassino arranca o couro cabeludo das vítimas e também implanta um casulo de mariposa sobre a boca das mesmas. Contudo o caso só ganha repercussão quando a filha de uma senadora desaparece. 

O FBI então é chamado para investigar o caso. Entra como personagem principal Clarice Starling, uma jovem agente do FBI que está em busca de respostas. Para descobrir a mente do novo serial killer, Starling também passa a conversar com Hannibal. Porém neste caso, o mesmo exige que a mesma conte a sua vida também para ajudar a solucionar o caso.  A história em si, é bastante surpreendente.  

Hannibal – o Livro

Após os dois sucessos criados por Thomas, o autor decidiu então falar diretamente sobre a história de Hannibal Lecter. Lançado três anos após o segundo livro, em 2003, a obra conta com 443 páginas. E mais uma vez foi lançado pela Record no Brasil. A história dele também é uma continuação do Silêncio dos Inocentes. 

Mais ou menos após 10 anos da história do segundo livro, Hannibal Lecter consegue fugir da cadeia. O mesmo vem então de forma foragida para o Brasil e após um curto período volta a Itália. Contudo antes de fugir, o psicopata acaba por assassinar muitas pessoas dentro da penitenciária norte-americana. 

Hannibal então é extremamente cassado. Não só pela polícia, mas também por Mason Verger, um dos pacientes vítima do psicopata no passado. Apesar de não ter morrido, Verger foi bastante desfigurado e passa agora por uma vontade de vingança. 

A história toda transcorre nesse cenário e a saga consegue ser fechada com chave de ouro segundo os críticos. Isso porque além do final brilhante, Harris dá informações sobre o passado e família de Hannibal, retratados no último livro. 

E por fim Saga Hannibal: A origem do Mal

Para concluir não podemos deixar de falar sobre o último livro da saga. Hannibal: A origem do Mal. O mesmo vem para fechar a história de Hannibal. Seu lançamento foi em 2007 no Brasil. Assim como conta com 343 páginas. Como os demais, a Record também foi a responsável por ele aqui no país. 

O livro em si, traz a história de Hannibal Lecter quando menino. Mostra tudo o que ele passou durante a infância. Como a segunda Guerra o afetou e o quanto sua mente se tornou doentia pelos problemas. Na última obra, o autor dá detalhes de sua família, mais precisamente sobre sua irmã Mischa. Assim como conta com detalhes como o mesmo entrou para o mundo do crime.

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também