Umbanda: história, significado e orixás em destaque
A Umbanda tem um significado para além do fenômeno religioso. Pois, ela é um dos principais resultados da formação cultural no Brasil. Portanto, este fator lhe caracteriza uma identidade que nasce da síntese do encontro de tradições.
Conhecer sobre a origem da Umbanda, é, ao mesmo tempo, aprender sobre a formação do Brasil contemporâneo. Ou seja, ela faz parte do processo que construiu a cultura nacional contemporânea.
O que é a Umbanda?
A Umbanda é uma religião brasileira que surgiu no início do século XX. Por sua vez integra elementos do Catolicismo, Espiritismo, religiões de matriz africana e cultos indígenas. Portanto, se constitui como uma manifestação que nasce dos encontros e embates na construção da história nacional.
Ela se caracteriza por sua forte relação com a natureza e com os espíritos. Bem como se apresenta como uma religião de acolhimento. Isso, considerando o fato de suas raízes se fundarem na miscigenação e no sincretismo.
A Umbanda é uma religião complexa em função de características particulares em cada local. Porém, se entende como monoteísta, isto é, crê em um Deus ao qual se cultua por intermédio da hierarquia do mundo espiritual.
História da Umbanda
A Umbanda surgiu no Rio de Janeiro, em 1908. Quando houve a manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Isto é, uma entidade espiritual que se comunicava com o médium Zélio Fernandino de Moraes.
Zélio e o seu grupo idealizavam uma religião que dialogasse com a realidade brasileira. Ou seja, que tivesse suas bases fundadas no propósito de atender as dores do povo. Tanto espirituais quanto materiais.
Os fundadores da Umbanda, em maior parte, eram de berço indígena e africano. Mas, também havia outras etnias na origem. Bem como agregou pessoas de diferentes tradições e cultos. Por exemplo: Candomblé, Kardecismo, Catolicismo Romano e o Catimbó.
Na primeira metade do século XX, os umbandistas sofreram grandes perseguições. Inclusive pelas autoridades governamentais e pela Igreja Católica. Porém, a Umbanda se fortaleceu e se espalhou pelo Brasil e hoje está presente em diversos países.
Atualmente, ela tem o seu lugar de reconhecimento como uma das principais religiões do Brasil. Assim, consegue manter o seu espaço entre as demais tradições. Porém, sues membros ainda sofrem por discriminação e preconceito.
A religião
A Umbanda tem uma base bem elaborada de princípios para guiar os seus praticantes. Ou seja, há um conjunto de preceitos que os umbandistas seguem para guiar-se no mundo espiritual. Ao passo que guiam seus caminhos na vida terrena.
Leia também:
O que é o Cristianismo
Crenças e Práticas
Os umbandistas crêem em um só Deus, porém que estabelece uma hierarquia do plano espiritual. Ela se estabelece pelos: Orixás, Guias Espirituais, Caboclos, Pretos Velhos entre outros.
A base da crença da religião umbandista é a energia divina. Assim, a pessoa se conecta com ela através das entidades. Essa conexão se estabelece nos rituais e cerimônias.
Entidades Espirituais
Na Umbanda, as entidades espirituais são mensageiras de Deus. Assim, estão divididas em diversas linhas, como Caboclos, Pretos Velhos, Exus, Pombagiras, entre outras.
Elas são responsáveis por se incorporarem, de modo a ajudar no crescimento espiritual da pessoa. Ao mesmo tempo colaboram com conselhos diante dos problemas que precisam tomar decisões.
Os orixás
Na hierarquia da Umbanda, os orixás estão no grau acima das entidades. Isto é, eles são cultuados, porém não incorporam. Importante destacar a sua ligação direta com as manifestações da natureza.
Portanto os orixás representam a energia divina da vida natural. Além disso, cada um tem sua individualidade e personalidade própria no culto. Os mais conhecidos são: Oxalá, Iemanjá, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iansã e Ogum.
Rituais e Cerimônias
A Umbanda se caracteriza, de modo especial, por seus rituais e cerimônias. Por exemplo, Gira que uma reunião litúrgica na prática umbandista. Existe um zelo criterioso na preparação do ambiente das celebrações. Isto é, o local é ornamentado com a presença de velas, defumadores e amacis para atrair boas energias e afastar as más.
Cada cerimônia tem características específicas, isso de acordo com o local. Porém, o mais importante é que se prepare tudo de acordo com as particularidades dos orixás e entidades a receberem o culto.
Umbanda e a Sociedade Brasileira
A Umbanda é uma religião de grande relevância no Brasil e faz parte da cultura e identidade do povo brasileiro. Apesar disso, não raras vezes, é alvo de preconceito e discriminação.
Por isso é fundamental estudar e conhecer esse fenômeno religioso. Que é genuinamente brasileiro. Pois sua prática é inerente às raízes culturais que formaram este país.
E ao conhecer é mais fácil de respeitar a Umbanda e os seus praticantes. Considerando que o Brasil é um Estado laico, de modo que todos têm direito a praticar e viver a fé de acordo com seus princípios.
Referências: