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Entendendo a Alfabetização: Segundo o MEC – O que a Criança Precisa Saber?

Quando você pensa em uma criança sendo alfabetizada, o que vem à mente? Talvez você imagine um pequeno aprendendo as letras do alfabeto, formando palavras e lendo seus primeiros livros. Mas a alfabetização vai além disso, e o Ministério da Educação (MEC) do Brasil acaba de definir novos critérios para o que significa ser alfabetizado.

Entendendo a Alfabetização: Segundo o MEC: Novos Critérios!

Entendendo a Alfabetização O que uma Criança Precisa Saber Segundo o MEC
Entendendo a Alfabetização O que uma Criança Precisa Saber Segundo o MEC

Em uma recente apresentação, o MEC definiu que, para ser considerada alfabetizada, uma criança de 7 anos deve ser capaz de realizar várias tarefas. Isso inclui escrever bilhetes e convites e ler textos simples, como tirinhas e histórias em quadrinhos. Estes novos critérios podem parecer surpreendentes para alguns, mas eles refletem uma visão mais ampla do que a alfabetização envolve.

Além disso, a criança deve ser capaz de entender as relações entre sons e letras na Língua Portuguesa, e não apenas ler palavras isoladas ou frases. Ela deve ser capaz de ler textos mais complexos, mesmo com desvios da norma ortográfica, como listas, receitas culinárias, e convites.

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A Importância da Alfabetização

A alfabetização é um direito fundamental e uma etapa crucial na vida educacional de uma criança. Uma boa alfabetização é a base para todo o aprendizado subsequente. Sem essa base sólida, a criança pode enfrentar dificuldades em todos os níveis de educação. Por isso, é crucial que as crianças sejam efetivamente alfabetizadas.

Os pais e responsáveis também têm um papel fundamental na alfabetização. Eles podem e devem participar ativamente do processo, incentivando a leitura e a escrita em casa, lendo histórias para as crianças e promovendo atividades que envolvam a leitura e a escrita.

Ampliando a Alfabetização Além do Ambiente Escolar

Outro ponto importante é que a alfabetização deve se estender além do ambiente escolar. Isso pode incluir a leitura de placas na rua, de rótulos de alimentos no supermercado, de instruções em brinquedos e jogos, entre outros. Essas práticas ajudam a criança a entender que a leitura e a escrita são parte integrante da vida diária, e não apenas tarefas escolares.

Essa abordagem mais ampla à alfabetização é uma parte importante dos novos critérios definidos pelo MEC. Ela reconhece que a alfabetização é um processo contínuo que envolve muito mais do que apenas a aprendizagem de habilidades básicas de leitura e escrita.

Os Desafios da Alfabetização – Entendendo a Alfabetização: Segundo o “MEC”

O Ministério da Educação do Brasil (MEC) recentemente apresentou novos critérios para definir o que significa estar alfabetizado no país. Os novos parâmetros, que se aplicam a crianças de 7 anos no 2º ano do ensino fundamental, incluem habilidades como escrever bilhetes e convites, ler textos simples, tirinhas e histórias em quadrinhos. Com base nesses critérios, estima-se que 56,4% dos estudantes do 2º ano não estavam alfabetizados no Brasil em 2021.

A pesquisa “Alfabetiza Brasil”, conduzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), definiu esses parâmetros. Para o estudo, 251 professoras de 206 cidades brasileiras analisaram questões da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para identificar se as crianças alfabetizadas poderiam respondê-las. Essas análises foram posteriormente examinadas por um grupo de especialistas para definir os parâmetros finais.

Os novos critérios especificam que uma criança alfabetizada de 7 anos deve ser capaz de:

  • Relacionar sons e letras na Língua Portuguesa;
  • Ler mais do que palavras isoladas e frases;
  • Ler textos simples de literatura usados nas escolas;
  • Escrever convites, bilhetes, mesmo com desvios da norma ortográfica;
  • Entender tirinhas e histórias em quadrinhos.

Entre os textos que se espera que uma criança alfabetizada compreenda estão “Era uma vez um gato xadrez” e uma tirinha da Turma da Mônica. Eles devem ser capazes de localizar informações explícitas em um texto, e textos de complexidade compatível com a idade também incluem listas, receitas culinárias e convites.

O MEC planeja realizar uma nova prova no final deste ano para medir a alfabetização dos alunos do 2º ano com base nos novos parâmetros. Os resultados mais recentes são de 2021 e foram obtidos por amostragem durante a pandemia, período em que as escolas estavam fechadas e a educação era remota.

Daniela Caldeirinha, diretora de Alfabetização da Fundação Lemann, viu a divulgação dos novos parâmetros como um “avanço” por dar “transparência para o que se espera de uma criança alfabetizada” e criar um critério oficial para todos os estados. No entanto, ela também apontou que são necessárias mais definições sobre quais textos específicos os alunos devem ser capazes de ler e o que constitui um leitor iniciante

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