Luiz inácio da silva “LULA” Biografia e Curiosidades
Luiz inácio da silva LULA: O atual Presidente é um político brasileiro, metalúrgico, líder sindical e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Nasceu em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns, Pernambuco. Sétimo de oito filhos de uma família humilde, seus pais eram lavradores, então ainda na infância, a família migrou para São Paulo.
Logo depois de chegar à capital, começou a trabalhar como vendedor ambulante, engraxate e office-boy. Estudou até o ensino fundamental, além disso realizou um curso em tornearia mecânica.
Assim, entrou para a área metalúrgica, como aprendiz de torneiro mecânico. Nesse ínterim, sofreu um acidente que fez com que perdesse o seu dedo mínimo. Na década de 1970, ingressou no sindicalismo, ao passo que se tronou uma figura importante na região de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista. Assim, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi uma das lideranças na Campanha “Diretas Já”.
Em seguida, eleito o Deputado Federal mais votado nas eleições de 1986. Nesse meio tempo atuou como Líder do PT na Câmara e na Assembleia Nacional Constituinte. Disputou as cinco eleições para a Presidência da República, antes de ser eleito em 2002.
Foi presidente do Brasil entre 2003 e 2011 e retornou à presidência em 2023, para um terceiro mandato.
Políticas e administração
Durante os seus governos, Lula estabeleceu programas e políticas sociais, nesse sentido, o Fome Zero foi se tornou um marco, sobretudo, por se promover uma estratégia de articulação de políticas para erradicar a fome.
Da mesma forma, o Bolsa família e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram componentes cruciais para a distribuição de renda, combate à pobreza, geração de empregos.
Em suma, a eficiente função de tais políticas resultou na maior redução na pobreza na história brasileira, e manteve a economia aquecida crise econômica mundial de 2008.
Processo judicial
O governo Lula realizou enormes feitos, em contrapartida, o presidente e sua gestão, foram acusados pela Operação Lava Jato de corrupção e lavagem de dinheiro principalmente pelos desdobramentos da estatal Petrobras. Assim, em 2017, o então juiz Sérgio Moro, condenou o ex-presidente a nove anos e seis meses de prisão.
Posteriormente, no início de 2018, é expedida uma ordem de prisão. Permaneceu preso por 580 dias na sede da Polícia Federal de Curitiba. Então em 2019, o STF reviu e anulou os processos, considerando que houve parcialidade no julgamento, dessa forma foi absolvido.
Durante o período de cárcere, o PT e movimentos sociais se esforçaram para manter o ex-presidente em evidência, e conquistar simpatia no exterior, fato que tornou alavancou sua nova candidatura à presidência em 2022.
Leia Também:
Biografia de Nelson Mandela
Influência na política brasileira
Lula, pode ser considerado atualmente como um dos maiores líderes globais.
Sua atuação na presidência entre 2003 e 2011, demonstra uma ligação muito forte com o desenvolvimento do país. Bem como, importantes conexões políticas com o a América Latina, China, África e Europa.
Desse modo, a melhoria dos indicadores sociais, juntamente com os planos e políticas, estabelecidos em seus mandatos, se tornou marcos na história do país. esse sentido foram combustível para a sua eleição ao terceiro mandato em 2022
Movimento trabalhista:
Lula inicia sua carreira na política, logo após se tornar presidente do sindicato de metalúrgicos no ABC paulista, e uma personalidade influente entre os trabalhadores.
Nesse contexto a fundação do Partido dos Trabalhadores permite que, Lula ficasse nacionalmente conhecido por propor o fortalecimento da luta da classe trabalhadora. Defendendo pautas, sobre os direitos básicos do trabalhador no ambiente organizacional.
Em seus governos Lula buscou aumentar as possibilidades de renda para a classe trabalhadoras. Nesse contexto, consegue reduzir a taxa de desemprego de 13%, e fornece facilidade para o acesso à educação.
20 Curiosidades sobre o presidente da republica, Luiz Inácio da Silva LULA
- Luiz Inácio da Silva, mais conhecido como Lula, nasceu em Caetés, Pernambuco, em 27 de outubro de 1945.
- Lula trabalhou como torneiro mecânico em São Paulo antes de se envolver na política.
- Ele se tornou líder sindical na década de 1970, liderando greves de trabalhadores metalúrgicos na região do ABC paulista.
- Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980 e concorreu à presidência da República pela primeira vez em 1989.
- Ele foi eleito presidente do Brasil em 2002, em sua quarta tentativa, e reeleito em 2006.
- Lula foi o primeiro presidente operário da história do Brasil.
- Durante seu mandato, ele implementou programas sociais como o Bolsa Família, que ajudou a reduzir a pobreza e a desigualdade no país.
- Ele também lançou o programa Minha Casa, Minha Vida, que ajudou a construir moradias para famílias de baixa renda.
- Em 2010, a revista Time o incluiu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.
- Lula é casado com Marisa Letícia Lula da Silva, que faleceu em 2017.
- Ele tem quatro filhos, um deles adotado.
- Durante sua presidência, Lula se tornou um dos líderes mundiais mais respeitados e populares.
- Em 2009, ele foi nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “campeão mundial da luta contra a fome”.
- Lula foi diagnosticado com câncer de laringe em 2011 e passou por tratamento.
- Em 2016, ele foi levado para prestar depoimento pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, que investigava corrupção na Petrobras.
- Em 2018, Lula foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.
- Ele foi preso em abril de 2018 e passou 580 dias na prisão.
- Em março de 2021, a condenação foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal, e Lula recuperou seus direitos políticos.
- Em outubro de 2021, ele anunciou sua candidatura à presidência nas eleições de 2022.
- Lula é conhecido por seu carisma, habilidade política e forte liderança, sendo considerado um dos líderes mais influentes do Brasil e da América Latina.