Biografia Henri Matisse – Artista que IMPULSIONOU o desenvolvimento da FRANÇA
Biografia de Henri Matisse, artista francês que se destacou como um dos principais representantes do Fauvismo. Isto é, um movimento artístico que se desenvolveu na França do século XX.
Aluno das escolas “Academia Julian” e “École des Beaux-Arts”, ele evoluiu de um traço tradicional para uma marca mais livre em suas obras. Ou seja, Henri impregnou em sua arte o que mais se destacou no Fauvismo.
Vida
Henri Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis, França, no dia 31 de dezembro de 1869. Sua família era de classe média, assim, foi possível, ele, ir estudar em Paris. Começou o curso de Direito, mas logo abandonou. Pois, foi em busca de sua grande paixão, a arte.
Em busca de ser um artista de relevância, ele se matriculou na escola de arte. De modo, que logo começa expor seus trabalhos. Primeiramente em salões de Paris, logo depois, fez parte, em 1901, da grande exposição no Salon d’Automne. Ela que consagraria o movimento Fauvista.
O Fauvismo
Matisse e seus colegas fauvistas se destacaram por traçarem cores saturadas. De modo a agregar as formas mais simples com muita expressão nas pinceladas. Mesmo seu estilo evolui ao longo de sua carreira, essa é a sua marca como pintor.
Trabalho com outros artistas
Henri Matisse fez parcerias com grandes nomes da arte em sua época. Por exemplo: André Derain e o cubista Pablo Picasso. Além disso, contribuiu com o trabalho do poeta Guillaume Apollinaire. Bem como assessorou o grande colecionador Sergei Shchukin.
Morte
Henri Matisse recebeu a notícia de que estava com câncer abdominal, isso no ano de 1941. Assim, ficou mais debilitado ao longo do tempo. Porém, nunca deixou de pintar. Inclusive fez o projeto da capela do Rosário em Vence, na França.
Matisse suspirou pela última vez aos 84 anos, na cidade de Nice, na França. Exatamente no dia 3 de novembro de 1954. O pintor sofreu um ataque cardíaco em função de complicações do câncer.
Obras de Henri Matisse
A biografia de Henri Matisse se caracteriza pela grande beleza e profundidade de suas obras. Isto é, ele diversificou seu trabalho em diversas criações e formas. Ou seja, seu trabalho contém obras de pintura, desenho, escultura e até colagem.
Veja, em ordem cronológica, a lista de seus principais trabalhos.
Alegria de Viver (1905-06), é uma pintura que retrata o movimento fauvista no seu melhor estilo. Isto é, ele demonstra um grupo de mulheres em meio a um jardim iluminado com cores vibrantes.
A Dança (1909-10), trata-se de uma tela que apresenta uma coreografia perfeita em um jardim. É uma pintura tão valiosa que é figura como uma das obras principais do modernismo.
Natureza Morta com Peixes Vermelhos (1911), é uma figura que mostra peixes em uma tigela. Sempre com cores fortes e traços expressivos.
A Janela Aberta (1916), é uma pintura que retrata uma paisagem de cidade litorânea. Por sua vez, traz a evolução do estilo de Matisse para contornos mais abstratos.
Após enfrentar problemas de saúde, Henri passou a criar recortes. Assim, procedeu entre 1940 e 1950. Mesmo assim ele inovou em seu trabalho. Entre os trabalhos que se destacaram nesse período estão: “A Flor que Meu Chapéu” e “Os Azuis”.
Henri Matisse foi o artista inquieto. Ou seja, viveu intensamente em função da arte e da criação. As cores vibrantes do fauvismo são o traço da personalidade do grande pintor.
Leia Também:
Biografia do Gênio Ariano Suassuna
O Legado de Henri Matisse
Henri Matisse deixou sua assinatura eterna na História da Arte Moderna. Pois, foi um dos fundadores do Fauvismo. Além disso, contribuiu com o direcionamento artístico do século XX.
Ele exerceu grande influência em sua época. Bem como seus traços fortes e saturados inspiram artistas contemporâneos. Portanto, Matisse inovou ao expandir sua arte em diferentes gêneros. De modo que transcende as convenções tradicionais que engessaram a arte.
Frases marcantes de Henri Matisse
A personalidade de Henri Matisse prezava pela introspecção e simplicidade. Porém, suas palavras traziam a verdade que ele via n a arte.
Veja algumas frases do artista que definem sua vida:
“Não há nada mais difícil para um verdadeiro pintor do que pintar um rosa, porque antes de chegar a sua perfeição você deve ter pintado muitos fracassos.”
“A verdadeira liberdade é livre de todos os dogmas.”
“A vida é uma pintura, e você é o artista. Faça de cada momento uma obra-prima.”
Portanto Henri Matisse foi uma pessoa coerente tanto no que expressava pela sua arte, quanto se manifestava em seu modo de viver.