Livros da série “50 tons de cinza”: Sinopse e qual a ordem para ler.

por | jan 14, 2022 | Literatura

Livros da série “50 tons de cinza” –  literatura erótica moderna, que antes era lida às escondidas e vista até mesmo como motivo de vergonha entre os leitores, hoje, virou um mercado de grande lucratividade com centenas de títulos a disposição aos leitores.  A obra tida por muitos como o livro responsável por essa reviravolta no mercado editorial erótico, foi Cinquenta Tons de Cinza.

Combinando erotismo com a boa e velha história de amor, os livros escritos por  E L James, conquistam uma legião de leitores ao redor do mundo, quebrando  recordes de venda em seus lançamentos, vendendo milhões de exemplares em um curto espaço de tempo. 

A série Cinquenta Tons de Cinza,  explora temas tabus na sociedade, dentre eles submissão, dominação, além de sadismo e masoquismo.

Se você ficou curioso, saiba que ao todo,  a série Cinquenta Tons de Cinza conta um total de  6 livros publicados. Sendo 3 livros compondo a série original, narrados pela personagem Anastasia Steele. Devido ao sucesso da série foram publicados mais 3 livros extras, narrados pelo personagem Christian Grey. 

Confira agora a sinopse de cada um deles.

#1 – Cinquenta Tons de Cinza – Livros da série “50 tons de cinza”

A história se inicia quando, por um favor a uma amiga, Anastasia Steele, uma jovem discreta, tímida e ingênua, precisa entrevistar um atraente e poderoso empresário de sucesso, Christian Grey. 

É fato, que nenhum deles esperava, mas ambos se viram atraídos um pelo outro. No entanto, antes de se envolverem demais, Grey propõe um acordo a Ana, diferentemente de tudo o que ela imaginara.

No decorrer da história, ela descobre que Grey tem preferências sexuais diferentes do que Ana está acostumada, o que faz com que ela comece a explorar suas próprias preferências, dando início a uma história sexy e envolvente.

#2 Cinquenta Tons Mais Escuros

Na continuação da série, Grey vai longe demais, o que faz com que Ana dê um fim em seu relacionamento. Ana está mais do que nunca focada em seu trabalho e em construir a sua carreira, porém é mais difícil do que Ana esperava seguir em frente e esquecer o empresário.

Grey também não consegue esquecer Ana, o que faz com que ele proponha a ela um novo acordo. Sendo assim, Ana precisa decidir se quer estar com Grey ou seguir com sua vida. 

#3 Cinquenta Tons de Liberdade

No terceiro volume da série Cinquenta Tons de Cinza, Ana quer mais do que ser uma mera submissa, ela quer o amor dele, quer construir uma vida juntos, portanto ela exige um compromisso mais sério. 

Aparentemente conquistam tudo o que um casal pode querer amor, dinheiro e sexo, mas a vida a dois não é fácil. Ana mais uma vez terá que enfrentar desafios para se adaptar ao mundo de Grey, sem perder a si própria. Grey, por sua vez, terá que enfrentar de vez o seu passado para poder construir um futuro ao lado de Ana.

Se você gostou dos livros narrados por Ana, vale a pena conferir as adaptações cinematográficas, que contam com 3 filmes de mesmo nome, também narrados por Ana.

Se quiser ir além e explorar ainda mais a história de amor de Ana e Grey, pode ler os eventos dos três primeiros livros narrados na visão de Grey. Veja a sinopse de cada um deles a seguir.

#4 Grey

Já no quarto livro da série, o leitor é transportado para o passado, de volta aos  acontecimentos do primeiro livro da série, que dessa vez, são narrados através da perspectiva de Christian Grey.

O livro traz consigo um novo ponto de vista, para uma melhor abrangência dos fãs na história, uma vez que em Grey o leitor tem um conhecimento maior sobre os pensamentos, reflexões, medos e sonhos de  Christian.

Nesse livro, vemos o quanto o empresário controlador, sofisticado e frio foi impactado ao encontrar com Ana, naquela entrevista.

#5 Mais Escuro

Mais uma vez sendo narrado pela perspectiva de Grey, em Mais Escuro, o leitor vê os eventos ocorridos em “Cinquenta Tons Mais Escuros” a partir do olhar de Grey.

Nessa história, vemos o sofrimento e a angústia de Grey quando Ana termina o relacionamento dos dois e o quão determinado ele está para tê-la de volta.

Com isso, para reconquistá-la ele sabe que precisa abrir mão de alguns comportamentos como sua necessidade por controle. Além de lidar com traumas e pessoas do seu passado.

Livros da série “50 tons de cinza”

box cinquenta tons

#6 Livre

Para finalizar essa série tão amada pelos fãs, temos Livre. Desta vez, vemos os eventos de “Cinquenta Tons de Liberdade”, narrados por Christian.

Quando Grey está perto de iniciar um novo capítulo de sua vida, com Ana. No entanto, ele se vê preso a dúvidas: será que realmente ele quer se casar? 

As questões de sua infância traumática, ainda o marcam até hoje e ele precisa lidar com isso, antes de dizer o tão esperado “Sim” no altar. Assim como o título do livro sugere, Christian Grey quer superar o passado para conseguir ser livre e assim viver um  futuro com Ana.

Além de ter que superar os seus traumas do passado e todas as suas dúvidas internas, ele também precisa lidar com questões que todos os noivos passam ao ter que  planejar um casamento: A família. 

Seu pai tem dúvidas quanto ao casamento, seu irmão está encarregado da despedida de solteiro e sua noiva está menos submissa do que nunca.

Será que Christian Grey conseguirá superar seus traumas?  

 

Leia também:

💁  Os melhores livros da Atualidade

 

Posts relacionados