Biografia James Matthew Barrie
Peter Pan é um personagem icônico, que sem dúvida, esteve presente na infância de muitas pessoas.
Que tal conhecer um pouco de J. M. Barrie o criador do menino que não queria crescer?
James Matthew Barrie, nasceu na Escócia, no ano de 1860, em uma família numerosa, sendo o nono de dez filhos.
Na infância, o autor passou por um momento difícil com a perda de seu irmão, fato marcante de sua vida.
Já na faculdade, James Matthew Barrie, começou a escrever críticas de teatro e passou a fazer parte de um grupo de debates sobre o tema, a paixão por teatro e escrita se manteve com ele já que anos mais tarde o James viria a se tornar um grande escritor de peças de teatro.
Sobre o escrtitor
James Matthew Barrie se formou na Universidade de Edimburgo no ano 1882, e logo depois começou a trabalhar como jornalista para o jornal Nottinghamshire Journal. No entanto, três anos depois, em 1885, o autor se mudou para a cidade de Londres, a fim de se tornar escritor. Assim, o autor focou na sua escrita e começou a publicar seus contos em coletâneas. Mas logo voltou-se a sua paixão, o teatro, e passou a escrever peças teatrais como:
- “Quality Street” (1901)
- “What Every Woman Knows” (1908)
- “The Admirable Crichton” (1932)
- “David” (1936)
Peter pan – um clássico.
A primeira aparição de Peter Pan, o personagem mais famoso James Matthew Barrie, ocorre no livro “The Little White Bird (O Pequeno Pássaro Branco)” publicado no ano de 1902. Somente dois anos depois Peter Pan retorna desta vez, escrito para o teatro, com a peça “Peter Pan, or The Boy Who Wouldn’t Grow Up” (Peter Pan, o menino que não queria crescer).
Uma curiosidade, toda a renda que o autor obteve com o sucesso de Peter Pan, foi destinada ao Hospital Great Ormond Street.
Já em sua vida pessoal, o escritor casou-se com a atriz britânica Mary Ansell em 1894, mas o romance durou pouco já que o casal se divorciou poucos anos depois.
A vida de James M Barrie é marcada por perdas, pois além da perda de seu irmão na infância. James teve que lidar com a perda de Sylvia Davies, uma amiga que o ajudou na época de seu o divórcio.
Sylvia Davies, deixou seus 4 filhos órfãos, que foram adotados por James. As crianças, George, Jack, Nico, Peter e Michael, foram a inspiração do autor para escrever sua história de maior prestígio, Peter Pan. No entanto, o autor ainda precisou lidar com as perdas de George, que morreu na Guerra, e de Michael e Peter por suicídio.
O autor, James Matthew Barrie faleceu em junho de 1937, em decorrência de uma pneumonia, deixando todo o seu patrimônio para sua secretária, Cynthia Asquith.
Gostou: acesse e descubra tudo sobre o mundo da literatura infantil!