Atividades para Educação Infantil 3 anos – Elas não podem faltar para seu filho
A Educação Infantil é a etapa do ensino específica para crianças de 0 até 5 anos. Isto é, compreende a primeira etapa do processo de aprendizagem. Ela tem como foco o acolhimento da criança, de modo a apresentar um ambiente confortável e seguro.
É uma fase em que a metodologia se volta para atividades lúdicas. Por exemplo: jogos, dinâmicas, vivências de comunicação. Logo, a criança terá capacidade de interagir com o mundo em que vive.
Conheça neste artigo as melhores atividades da Educação Infantil voltadas para alunos de 3 anos. Afinal é uma idade em que se desenvolve a coordenação motora e as primeiras habilidades sociais.
O que ensinar na educação infantil de 3 anos
Na idade de 3 anos o aluno já não é um bebê, ou seja, ele já tem um princípio de autonomia motora. Além disso, começa a desenvolver a comunicação e cognição. Assim, consegue compreender os primeiros conceitos.
Portanto, nessa etapa, é fundamental valorizar e potencializar junto com as habilidades cognitivas outras competências como:
- desenvolvimento social;
- desenvolvimento emocional;
- desenvolvimento motor;
- as primeiras noções com atividades de matemática;
- a alfabetização, que inicia com atividade de vogais.
Porém, tudo deve ser elaborado de forma lúdica, para que a criança seja integrada no processo. Ora, acima de tudo, ela é a protagonista do processo de aprendizagem.
Porque o objetivo das atividades para educação infantil é garantir que a criança ganhe autonomia no processo. Ou seja, ela deve participar ativamente do seu próprio aprendizado.
Perspectiva lúdica
Orienta-se que essas atividades sejam desenvolvidas a partir de metodologias lúdicas. Pois, além de atenderem o objetivo do ensino, elas integram os pequenos alunos de forma espontânea.
Assim se desenvolve o ensino integral em que a criança aprende fazendo, interagindo e construindo conhecimento. Consequentemente, ela desenvolve o potencial da comunicação, crítica e espírito criativo.
O que ensinar na educação infantil de 3 anos de acordo com a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, de 3 anos, aborda as diretrizes do ensino para todo território nacional. Ou seja, todas as atividades feitas na escola devem seguir esta orientação.
Porém a BNCC orienta que cada escola desenvolva suas atividades metodológicas próprias. Além disso, devem ser adaptadas de acordo com as necessidades e caraterísticas dos alunos.
De acordo com a BNCC as atividades devem desenvolver:
- habilidades de convivência, partilha, solução de conflitos, reconhecimento das diferenças;
- conhecimento das emoções e capacidade de expressá-las, além de respeitar as emoções dos outros;
- O conhecimento sobre o corpo humano e a sua interação com o espaço;
- a prática de atividades físicas estimuladoras de coordenação motora e equilíbrio;
- o conhecimento dos diferentes modos de vida, por exemplo: crenças, rituais, costumes;
- conhecer os elementos da natureza e sua integração com a vida humana.
Portanto estas orientações da BNCC devem ser implementadas de acordo com a realidade. Isto é, para que tenham o melhor resultado é preciso integrar o ensino ao ambiente físico e social.
Outra iniciativa importante é a participação da família nessa etapa. Além da melhor capacitação dos professores. Todo trabalho conjunto proporcionará a melhor escola para a criança.
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Atividades para Educação Infantil de 3 anos
Apresentamos algumas sugestões de atividades na educação infantil de 3 anos. Para isso, seguimos um roteiro que atende aos objetivos esperados nessa etapa.
A leitura é uma atividade necessária e de grande importância na educação infantil. Além disso, independentemente da idade, ela estimula a criatividade da criança. Portanto, a realize escolhendo roteiros pequenos, interessantes e com imagens.
As atividades de desenho e/ou pintura são capazes de desenvolver o espírito criativo a partir da imaginação. Além disso, é possível ter uma noção de como aquela criança vê o mundo.
A dança é uma atividade que oferece as primeiras noções de ritmo. Bem como proporciona o desenvolvimento do equilíbrio do pequeno aluno. Somado a isso o despertar pelo apreço à atividade física.
Toda atividade que estimule a construção é bem-vinda. Isto é, brincadeiras com massinhas de modelar, brinquedos de encaixar peças e quebra-cabeças. Um diferencial dessa dinâmica é a possibilidade de estimular o trabalho em duplas ou grupos.
Atividades de autocuidado devem ser implementadas nessa fase. Por exemplo, lavar as mãos, escovar os dentes, pentear o cabelo e até mesmo se vestir. Todas já podem ser ensinadas, de modo a dar noção de si mesmo ao aluno.
É importante ter em mente que cada criança tem suas especificidades. Isto é, cada uma é única e tem seus próprios interesses e potenciais. Portanto, adaptar as atividades a eles é importante. Além de proporcionar melhores resultados.