Atividades para educação infantil 1 a 2 anos que são IMPORTANTES na EVOLUÇÃO
Atividades para educação infantil de 1 a 2 anos devem contemplar as necessidades básicas dessa faixa etária. Porque se trata de uma fase determinante, ou seja, quando a realidade se apresenta à criança.
As dinâmicas desenvolvidas para bebês de 1 a 2 anos devem focar na totalidade do desenvolvimento da criança. Afinal, nesta idade a pessoa assimila a dimensões: cognitiva, física, cultural, social e afetiva.
O que ensinar na Educação Infantil de 1 a 2 anos?
Nesta fase da educação infantil, as atividades devem estimular a criança para a curiosidade e desenvolvimento dos sentidos. Logo, seu filho desenvolve o equilíbrio, a comunicação pela linguagem e a coordenação motora.
É nesta fase que a criança começa a perceber que não está só no mundo. Ou seja, é o início da vida social. Que, por sua vez, vem com a assimilação de hábitos e normas de convivência. Logo, as atividades para educação infantil de 1 a 2 anos devem seguir esse objetivo.
O que trabalhar no berçário 1 e 2?
No berçário para bebês de 1 e 2, as atividades devem promover o desenvolvimento integral. Ou seja, o maior propósito é integrar a criança com o mundo. Assim, despertar o seu filho para a cognição e sociabilidade.
A prioridade no berçário é para atividades que possibilitem:
- a comunicação e a compreensão da linguagem;
- o desenvolvimento da coordenação motora (fina e grossa);
- a aprendizagem cognitiva e desenvolvimento da imaginação;
- contato com os valores da convivência e com as próprias emoções.
É fundamental não perder de vista que as crianças de 1 e 2 anos estão no início do desenvolvimento. Assim, as atividades devem acontecer de forma que elas se sintam bem em um ambiente agradável e lúdico.
- Ensinar músicas, pois, as canções podem ser usadas desde o nascimento. Além disso, proporcionam identificar os sons.
- Identificar objetos, pois, desenvolve o sentido do tato, bem como da visão. Ao passo que a criança começa a conhecer as diferentes texturas.
- Ensinar a bater palmas é uma forma de habilitar o desenvolvimento físico em harmonia com o cognitivo.
Leia também:
Atividades para educação infantil de crianças de 3 anos
O que trabalhar na educação infantil para 2 anos?
Na Educação Infantil para crianças de 2 anos, o foco é aprimorar o desenvolvimento integral. Além disso, deve haver uma força tarefa entre escola e família. Ou seja, é necessário o envolvimento de todos nesse processo.
Além de lúdicas, nessa fase, as atividades devem priorizar a vivência concreta. Ou melhor, proporcionar experiências significativas para seu filho. Por exemplo:
- correr, pular, saltar, são atividades próprias para desenvolver a coordenação motora.
- ensinar as primeiras palavras e estimular a identificação de objetos e cores aprimoram a comunicação.
- ensinar sobre a natureza, o meio ambiente e os animais apresenta o mundo para a criança.
- ensinar a partilhar, respeitar limites inicia a compreensão da vida social.
É importante que essas atividades se apliquem de acordo com a individualidade de cada criança. Pois, cada uma tem sua personalidade. E é trabalhando dessa forma que ela se integra em grupo.
Quais atividades trabalhar no maternal 1?
O processo de ensino no maternal 1 exerce uma marca fundamental no desenvolvimento do aprendizado. Ainda mais, que esta etapa é o primeiro contato da criança com a realidade fora de casa. Ao passo que lhe apresenta pessoas que não são da família.
Para algumas crianças essa é uma fase muito difícil. Pois isso significa um rompimento com a segurança de casa. Além disso, o choque de estar com novas pessoas. Portanto o ambiente deve ser de acolhimento e agradável.
As Atividades para educação infantil no maternal tem como objetivo possibilitar a melhor transição de fase. Porque é o momento que o bebê se torna criança. É o momento da descoberta do mundo.
Quais atividades fazer com seu filho?
Ensinar novas palavras é um grande impulso para o desenvolvimento da comunicação. Além disso, proporciona à criança a saber como manifestar sua vontade.
Outra boa pedida é realizar brincadeiras no parquinho, especialmente na caixa de areia. Desse modo, oportuniza o gasto da energia. Ao passo que as atividades devem ser simples e curtas para desenvolver a concentração.
O uso de brinquedos é primordial para a metodologia nesta fase. Portanto deve-se usar tanto os que desenvolvem a cognição como quebra-cabeças e massinhas. Bem como os que promovem o domínio da coordenação motora. Por exemplo: a bola, a peteca.
As atividades para educação infantil 1 a 2 anos tem como missão a introdução da criança no mundo. Por isso deve acontecer de forma eficaz. Além de contar com a colaboração da família no processo.